Nova Série – Hellcats, o Mundo das Líderes de Torcidas
A nova série do canal americano CW, com produção de Tom Welling, de “Smallville”, tem como base o livro “Cheer: Inside the Secret World of College Cheerleaders”, de Kate Torgovnick. Em 2006, a jornalista resolveu escrever um artigo sobre o processo pelo qual jovens estudantes passam para conseguir entrar em uma equipe de líderes de […]

A nova série do canal americano CW, com produção de Tom Welling, de “Smallville”, tem como base o livro “Cheer: Inside the Secret World of College Cheerleaders”, de Kate Torgovnick. Em 2006, a jornalista resolveu escrever um artigo sobre o processo pelo qual jovens estudantes passam para conseguir entrar em uma equipe de líderes de torcidas. A ideia surgiu quando escreveu um outro artigo sobre os problemas físicos causados pelos exercícios praticados pelas líderes.
Para escrever o livro documental, a jornalista acompanhou a seleção de jovens que ocorreu em três Universidades situadas em Nacogdoches, Texas; Baton Rouge, Flórida; e Memphis, Tennessee. A postura comun entre as jovens concorrentes era a obsessão com a aparência, em especial o peso, principalmente entre as jovens que realizam acrobacias aéreas. Essa obsessão levou uma das jovens retratadas no livro ao uso de cocaína, como meio de perder peso.
O livro foi lançado em 2008, chamando a atenção da crítica e dos produtores de Hollywood. Com um contrato com a Warner Brothers, que lhe garantia o desenvolvimento de projetos para novas séries, Tom Welling, da série “Smallville”, formou sua produtora, a Tom Welling Productions, que adquiriu os direitos de adaptação do livro.
Kevin Murphy, produtor executivo de “Desperate Housewives” e “Reaper”, e roteirista de séries como “Battlestar Galactica” e “Caprica”, ficou encarregado de escrever o episódio piloto e desenvolver as bases da série. Oferecida ao canal CW, a série ganhou a encomenda de um episódio piloto em 2009. Originalmente batizado com o título de “Cheer”, o projeto foi transformado em série em maio de 2010, quando o canal encomendou a produção de 13 episódios para a primeira temporada, que será filmada em Vancouver, Canadá.
A dramédia traz um tema parecido com o filme “Miss Simpatia”, no qual uma policial cética debocha das mulheres que se submetem aos concursos de Miss; mas após fazer parte dele, passa a defender o ponto de vista e comportamento dessas jovens. Em “Hellcats” temos a mesma situação, mudando apenas o universo retratado.
Na série, Marti Perkins (Alyson Michalka) é uma estudante de direito na Lancer University, em Memphis, Tennessee. Com um futuro brilhante pela frente, Marti considera-se uma jovem privilegiada, que esnoba as estudantes que sonham em se tornarem líderes de torcida. Até o dia em que a Universidade decide cortar as bolsas de estudo oferecidas aos filhos de funcionários. Sendo filha de Wanda (Gail O’Grady), a garçonete do bar da Universidade, Marti se vê, repentinamente, sem dinheiro para continuar seus estudos.
Sem aptidão para concorrer a bolsas em outras áreas, Marti recorre aos esportes. Assim, ela decide utilizar o que aprendeu quando era ginasta, para candidatar-se a uma vaga no grupo das líderes de torcida, chamado de The Hellcats.
No processo de seleção, Marti ganha a inimizade de Alice (Heather Hemmes), jovem narcisista que teme perder seu lugar para a novata. Mas Marti também conquista a amizade de Savannah (Ashley Tinsdale, dos filmes “High School Musical”), capitã da equipe que acredita ser Marti a salvação do grupo para vencer o campeonato nacional.
Outro novo amigo é Dan (Matt Barr), que se interessa por ela, mas prefere não falar nada. Marti também atrai o interesse de Lewis (Robbie Jones), ex-namorado de Alice. Ao longo da série, Marti tentará manter seus estudos na faculdade de direito enquanto prepara-se arduamente para participar dos campeonatos de futebol como uma das principais líderes de torcida.
No elenco de apoio estão Sharon Leal, como Vanessa, ex-integrante das Hellcats, e agora sua treinadora. Vanessa precisa vencer o campeonato para manter seu emprego, mesmo que isso signifique enfrentar os obstáculos criados pelo ex-namorado, Red Raymond (Jeff Hephner), treinador da equipe de futebol. Seu atual namorado é Derrick (D. B. Woodside, de “24 Horas”), médico responsável pela saúde do grupo.
Também tem Gale Harold interpretando Julian, professor de direito de Marti; e Elena Esovolova, como Patty, jovem lésbica que faz parte da equipe das Hellcats, servindo como a base moral e emocional do grupo.
Entre a produção do piloto e da série, ocorreu uma troca de ator. Ben Browder, de “Stargate SG-1″, que interpretou o treinador Red Raymond, decidiu deixar o elenco quando o projeto foi transformado em série, sendo substituído por Jeff Hephner, de “The O.C.”.
A produção da série é da Tom Welling Prods. em parceria com a Warner Brothers, Bonanza Productions Inc. e CBS Television Studios. A série estreia nos EUA no dia 8 de setembro. Ainda não há previsão de quando será exibida no Brasil.
Confiram cartazes e fotos aqui, aqui e aqui.