Nova Série – Blackstone, a Vida em uma Comunidade Indígena
O canal Showcase do Canadá estreia amanhã, dia 25 de janeiro, uma série que pretende expor a política, a corrupção e os interesses comerciais e pessoais que cercam uma comunidade indígena. O filme piloto foi exibido em 2009, pelo Aboriginal People Television Network – APTN, canal a cabo dedicado ao público indígena. Transformada em série […]

O canal Showcase do Canadá estreia amanhã, dia 25 de janeiro, uma série que pretende expor a política, a corrupção e os interesses comerciais e pessoais que cercam uma comunidade indígena.
O filme piloto foi exibido em 2009, pelo Aboriginal People Television Network – APTN, canal a cabo dedicado ao público indígena. Transformada em série em 2010, com a encomenda de mais oito episódios para a primeira temporada, “Blackstone” será exibida nos dois canais.
A história do filme piloto introduziu o público ao ambiente que seria abordado na série. Narrando a vida de uma comunidade indígena canadense, que sofre as consequências de má administração, corrupção e nepotismo, a trama tem início quando um incêndio atinge a reserva de Blackstone, matando três de seus membros. As circunstâncias levantam as suspeitas de Victor Merasty (Nathaniel Arcand, de “Heartland”), um cinegrafista amador que tem como objetivo registrar a cultura e a história de seu povo.
A falta de uma definição de como o incêndio teve início faz com que a administração da reserva seja ocupada por membros do governo. Tentando livrar-se desta presença indesejada, o chefe Andy Fraser (Eric Schweig) apresenta um resultado oficial de investigações conduzidas por membros da reserva, que os exoneram de qualquer responsabilidade.
As notícias sobre o incêndio levam Leona (Carmen Moore, vista em “Caprica” e “Andromeda”) de volta à reserva. Ex-membro do conselho administrativo, Leona afastou-se de seu povo por não aprovar a corrupção que predominava no local.
Visitando sua irmã e sobrinha, que continuam morando na reserva, Leona é convidada por um pequeno grupo que também se opõe à corrupção, a concorrer contra Andy Fraser nas próximas eleições a chefe. Ao conhecer Victor, Leona o convida a se unir a ela, no cargo de seu conselheiro. Em paralelo, Leona precisa lidar com a descoberta de que sua sobrinha vinha sendo molestada sexualmente por um dos parentes do chefe da tribo.
Agora, a série dará continuidade à história a partir do momento em que Leona assume seu novo cargo. Enquanto a comunidade enfrenta a ocupação da polícia que investiga os abusos infantis praticados no local, o ex-chefe da reserva, Andy Fraser, tenta desesperadamente eliminar provas que possam incriminá-lo por corrupção e outros crimes. Ao mesmo tempo, ele inicia um movimento que irá reunir opositores à administração de Leona, com o objetivo de destituí-la do cargo.
No elenco também estão Michelle Trusch, Gordon Tootoosis, Roseanne Supernault, Tommy J. Mueller, Warren Michael, Steven Cree Molison, Andrea Menard, Justin Rain e Trevor Duplessis, entre outros.
Utilizando equipe técnica e atores indígenas, em sua maioria desconhecidos do grande público, a série é filmada em Edmonton, no estado de Alberta. A ideia surgiu quando Ron E. Scott, que desde 1993 mantém sua própria produtora, a Prairie Dog Film + Television, foi abordado por Gil Cardinal, roteirista que tinha interesse em produzir um filme sobre a vida em uma comunidade indígena.
Scott desenvolveu uma história inspirada em notícias de jornais, que ganhou a encomenda de um episódio piloto pelo canal APTN. Tendo sido bem recebida pela crítica e ganho alguns prêmios locais, o piloto chamou a atenção do canal Showcase, que entrou como parceiro na produção da série.