Notas de falecimentos – Outubro de 2014
Elizabeth Peña (1959-2014) Atriz recorrente de Matador e convidada em séries, Elizabeth Peña faleceu no dia 14 de outubro, aos 55 anos de idade, vítima de problemas causados pelo abuso do álcool, segundo divulgado pela imprensa americana. Nascida em 23 de setembro de 1959, em New Jersey, Elizabeth era filha de um ator cubano e uma produtora. […]

Elizabeth Peña (1959-2014)
Atriz recorrente de Matador e convidada em séries, Elizabeth Peña faleceu no dia 14 de outubro, aos 55 anos de idade, vítima de problemas causados pelo abuso do álcool, segundo divulgado pela imprensa americana.
Nascida em 23 de setembro de 1959, em New Jersey, Elizabeth era filha de um ator cubano e uma produtora. Tendo passado parte de sua infância em Cuba, Elizabeth se mudou com a família para Nova Iorque quando tinha nove anos de idade. Em 1975, ela foi cofundadora da The Hispanic Organization of Latin Actors – HOLA, instituição que ajudou a ampliar a presença de artistas latinos na indústria do entretenimento americano.
A atriz chegou na TV no início da década de 1980, fazendo participações em episódios de séries. Ao longo de sua carreira, ela foi vista em Cagney & Lacey, Carro Comando, Chumbo Grosso/Hill Street Blues, Sonhando Acordado/Dream On, Nos Bastidores da Lei/L.A. Law, Dellaventura, Dead Man’s Gun, Boston Public, CSI: Miami, NCIS, Desaparecidos/Without a Trace, Numb3rs, Off the Map, Common Law, os remakes de As Panteras e Prime Suspect, Major Crime e Modern Family.
Elizabeth integrou o elenco fixo ou regular de cinco séries. A primeira foi Tough Cookies, sitcom sobre um importante detetive da polícia que é designado a trabalhar na área mais violenta de Chicago. A série teve apenas uma temporada com seis episódios produzidos em 1986.
Entre 1987 e 1988, Elizabeth integrou o elenco de outra série cancelada com apenas uma temporada. Em I Married Dora, ela interpreta uma imigrante ilegal que trabalha como governanta na casa de um arquiteto. Quando ela é ameaçada de deportação, Dora se casa com o chefe para garantir seu visto de permanência. Por curiosidade, Juliette Lewis interpreta a filha mais velha do arquiteto.
A terceira série com Elizabeth foi produzida entre 1990 e 1991. Shannon’s Deal era uma série jurídica na qual a atriz interpretou a assistente de um advogado que mantém seu próprio escritório. Entre 2000 e 2001, Elizabeth esteve no elenco de Resurrection Blvd., drama do Showtime que gira em torno de uma família vivendo no mundo do boxe.

Elizabeth em 2013 (Foto: Steve Snowden/Getty)
Atualmente, a atriz estava no elenco de Matador, série do canal a cabo El Rey, ainda em produção. A história acompanha a vida de um agente da CIA que se faz passar por um jogador de futebol para desbaratar uma quadrilha. Elizabeth interpretava a mãe do agente, em participações recorrentes.
A atriz também esteve no elenco de filmes como Transamerica, Acusações do Passado, Lone Star, La Bamba e A Hora do Rush, além de fazer diversos trabalhos de dublagem em seriados e filmes. Ela deixa três filmes inéditos: Girl on the Edge, Ana Maria in Novela Land e um filme de Ari Gold.
Elizabeth foi casada duas vezes. A primeira com William Kibler e a segunda com Hans Christian Rolla, com quem ainda estava casada. A atriz teve dois filhos com Hans, Fiona e Kaelan Rolla.
Gabrielle Reidy (Foto: LBM Actors)
Gabrielle Reidy (1960-2014)
Atriz de teatro e convidada de séries, Gabrielle Reidy faleceu no dia 13 de outubro, aos 54 anos de idade, vítima de câncer.
Gabrielle Mary Reidy nasceu no dia 23 de julho de 1960, em Dublin, Irlanda. Filha de um piloto comercial, ela iniciou sua carreira no teatro quando ainda era criança. Ao longo dos anos, construiu uma carreira teatral atuando em diversas montagens irlandesas e inglesas.
No final da década de 1970, ela se mudou para Londres, onde começou a trabalhar, também, em cinema e TV. Ela foi vista em episódios de séries britânicas, sendo as mais conhecidas Prime Suspect, The Inspector Lynley Mysteries, Despertando os Demônios/Waking the Dead, Scott & Bailey e The Musketeers. Ela também teve participação na alemã Crossing Lines.
Em 1994, ela integrou o elenco da quarta temporada de Soldier Soldier, série sobre a vida de soldados britânicos durante sua fase de treinamento. Em 1996, Gabrielle esteve no elenco da sitcom Safe and Sound, ao lado de Michelle Fairley (Game of Thrones). Sua última série foi The Clinic, drama sobre a via de funcionários e pacientes de uma clínica na Irlanda. Gabrielle esteve no elenco da terceira temporada. A atriz também esteve na minissérie Titanic: Blood & Steel.
No cinema, ela esteve em O Despertar de Rita, Inimigo Íntimo, Iris, O Custo da Coragem e Moça com Brinco de Pérola, entre outros.
Além de atriz, Gabrielle também dava aulas de interpretação na Mountview Academy of Theatre Arts em Londres.
Ela era casada com o ator Gary Lilburn (Mrs. Brown’s Boys), com quem teve um filho, Finn Lilburn.
Hugo Carvana (1937-2014)
Ator e diretor de teatro, cinema e TV, onde estrelou a série Plantão de Polícia, Hugo Carvana faleceu no dia 4 de outubro, aos 77 anos de idade, vítima de câncer de pulmão. A doença foi diagnosticada em 1996, retornando este ano. Em 2009, Carvana também foi diagnosticado com o Mal de Parkinson.
Hugo Carvana de Hollanda nasceu no dia 4 de junho de 1937, no Rio de Janeiro. Ele iniciou carreira artística na década de 1950, fazendo teatro e figuração em filmes produzidos pela Atlântida. O ator chegou na TV nos anos de 1970, quando começou a fazer participações em novelas.
Em 1979, ele foi escalado para estrelar a série Plantão de Polícia, na qual interpretou Waldomiro Pena, um jornalista investigativo e idealista que cobre matérias policiais. Apresentando casos relacionados à prostituição, homossexualidade e tráfico de drogas, entre outros, a série fez sucesso na época, chegando a produzir 80 episódios.
Ao longo de sua carreira televisiva, Carvana também integrou o elenco das minisséries Quem Ama não Mata, As Noivas de Copacabana, Engraçadinha, Agosto, Chiquinha Gonzaga, JK e Brado Retumbante. Ele também esteve em episódios de Sai de Baixo, Na Forma da Lei e Guerra e Paz.
Carvana era casado com a jornalista e produtora Martha Alencar, com quem teve quatro filhos.

Carvana em ‘Plantão de Polícia’ (Foto: Rede Globo/Arquivo)

Marcia em 2011 (Foto: Paul Archuleta/FilmMagic)
Marcia Strassman (1948-2014)
Atriz de Welcome Back Kotter e convidada em dezenas de séries, Marcia Strassman faleceu no dia 24 de outubro, aos 64 anos de idade, vítima de câncer de mama, doença contra a qual lutava nos últimos sete anos.
Marcia nasceu no dia 28 de abril de 1948, em Nova Iorque. Detestando a escola, Marcia buscou refúgio no teatro, onde iniciou sua carreira ainda adolescente. Aos 15 anos, ela foi contratada para substituir Liza Minnelli na montagem do musical off-Broadway Best Foot Forward. Após mais alguns trabalhos no teatro, ela se mudou para Los Angeles em busca de novas oportunidades. Aos 19 anos, Marcia conseguiu um contrato com a gravadora Uni Records, com a qual lançou três álbuns.
Sem conseguir se estabelecer como cantora, Marcia passou a se dedicar à carreira de atriz, fazendo participações em episódios de séries de TV. Ao longo dos anos, ela foi vista em episódios de O Show de Patty Duke, Têmpera de Aço/Ironside, Os Novos Centuriões/Police Story, Marcus Welby, O Barco do Amor, Ilha da Fantasia, Arquivo Confidencial, Magnum, Contrato de Risco/Stingray, Histórias Maravilhosas, I Married Dora, Guerra dos Sexos/Civil Wars, O Toque de um Anjo, Highlander, Assassinato por Escrito, SOS Malibu/Baywatch, Providence e Parceiros da Vida/Third Watch, entre outros. Ela também estve no elenco coadjuvante da primeira temporada de Mash, como a enfermeira Margie Cutler.
O sucesso veio com Welcome Back, Kotter, sitcom produzida entre 1975 e 1979. A história gira em torno de Kotter (Gabriel Kaplan), um professor que se dedica a educar jovens problemas (entre eles, um personagem interpretado por John Travolta). Marcia interpretava a esposa de Kotter, mas sua experiência na série estava longe de ser agradável.
Em 1978, em entrevista à revista People, Marcia revelou que torcia pelo cancelamento da sitcom, pois tinha problemas de relacionamentos com Kaplan, que também era cocriador da série. Ao longo de toda a primeira temporada, ela tentou cancelar seu contrato com a produção, mas sem sucesso. Com o tempo, o clima nos bastidores se tornou prejudicial para todo o elenco, que tomou partido seja de Kaplan, seja de Marcia.
Welcome Back Kotter começou a perder audiência na terceira temporada, levando os produtores a promover mudanças na história quando ela entrou para sua quarta e última temporada. Visto que os atores que interpretavam os alunos já estavam muito velhos para o papel, e buscando uma forma de mudar a dinâmica da história, os roteiristas promoveram Kotter a vice-diretor da escola e a personagem de Marcia arranja um emprego de secretária.
A atriz também integrou o elenco de outras séries: Good Time Harry, Booker (spinoff de Anjos da Lei/21 Jump Street), Noah Knows Best e Tremors, todas com apenas uma temporada produzida.
No cinema, ela esteve em Querida, Encolhi as Crianças e sua sequência, Querida, Estiquei o Bebê.
Marcia foi casada com o roteirista e diretor Robert Collector entre 1984 e 1989, com quem teve uma filha, Elizabeth.
_____________________
No mês de outubro também faleceram Elizabeth Norment e Jan Hooks.
Cliquem em algumas das fotos para ampliar.