Notas de falecimentos – Novembro 2014
Ernest Kinoy (1925-2014) Roteirista e autor teatral, Ernest Kinoy faleceu no dia 10 de novembro, aos 89 anos de idade, vítima de insuficiência renal. Entre seus trabalhos, estão episódios de Cidade Nua, Os Defensores, Raízes e Raízes: a Nova Geração. Filho de professores, Albert Kinoy no dia 1º de abril de 1925 em Nova Iorque. Durante a […]


Ernest Kinoy (Foto: Reprodução)
Ernest Kinoy (1925-2014)
Roteirista e autor teatral, Ernest Kinoy faleceu no dia 10 de novembro, aos 89 anos de idade, vítima de insuficiência renal. Entre seus trabalhos, estão episódios de Cidade Nua, Os Defensores, Raízes e Raízes: a Nova Geração.
Filho de professores, Albert Kinoy no dia 1º de abril de 1925 em Nova Iorque. Durante a 2ª Guerra Mundial, ele foi feito prisioneiro e levado a um campo de concentração. Por ser judeu, foi mais tarde transferido para um campo de trabalho escravo na Alemanha nazista. Em 1957, ele escreveu Walk Down the Hill, para o teleteatro Studio One, retratando esta experiência.
Após a Guerra, Kinoy voltou a morar nos EUA onde arranjou um emprego como roteirista na rádio NBC, em 1948. No início da década de 1950, passou a escrever para a televisão, começando como teleteatros, como Studio One, Goodyear Television Playhouse e Playhouse 90. Mais tarde, ele passou a trabalhar também com séries de TV. Ao longo de sua carreira, ele escreveu episódios de Os Intocáveis, Dr. Kildare, Cidade Nua, Rota 66, As Enfermeiras, Os Defensores, For The People, Shane e Diagnosis Murder, além de episódios das minisséries Lincoln, Raízes e Raízes: a Nova Geração.
Em 1964, ele ganhou o prêmio Emmy pelo episódio Blacklist, de Os Defensores, no qual Jack Klugman interpreta um ator que foi posto na lista negra durante o período da caça aos comunistas. Kinoy voltaria a ganhar o prêmio da Academia com um dos episódios da minissérie Raízes, de 1977.
Na década de 1970, ele se dedicou mais aos filmes de TV e de cinema, como Um Por Deus, Outro Pelo Diabo, Skokie e Vitória em Entebbe, bem como ao teatro, onde escreveu peças e musicais.
Entre 1967 e 1969, ele presidiu o Sindicato dos Roteirista.
Kinoy foi casado com a psicoterapeuta Barbara Powers entre 1948 e 2007, ano em que ela faleceu. O casal teve dois filhos, Daniel e Judith Kinoy.
Jorgeh Ramos em 2013 (Foto: Reprodução)
Jorgeh Ramos (1944-2014)
Ator e dublador, mais conhecido por narrar os trailers do cinema, Jorgeh Ramos faleceu no dia 1º de dezembro, aos 70 anos de idade. Em meados de 2011, ele se mudou para Porto Alegre onde estava na fila de um transplante de rim. Há cerca de um ano ele foi diagnosticado com um câncer. Há uma semana ele estava internado no hospital Mãe de Deus com um quadro de pneumonia, doença renal crônica e hipertensão.
Jorgeh José Ramos nasceu no dia 3 de fevereiro de 1941, em Recife, Pernambuco, onde iniciou sua carreira como ator de teatro. No final dos anos de 1960, ele se mudou para São Paulo, onde iniciou sua carreira de dublador na AIC. Mais tarde, foi para o Rio de Janeiro, onde se estabeleceu como locutor e dublador. Na década de 2000, ele criou a Som de Vera Cruz, empresa de dublagem e locução na qual trabalhou como diretor, narrador e dublador.
Entre seus trabalhos na dublagem estão as séries Perdidos no Espaço, na qual fez a segunda voz do robô (Bob May/Dick Tufeld); A Família Buscapé, voz de Jed Clampett (Buddy Ebsen), o pai da família; O Homem de Seis Milhões de Dólares, primeira voz de Steve Austin (Lee Majors); M*A*S*H*, a segunda voz de Falcão (Alan Alda); e A Família Walton, primeira voz de John Walton (Ralph Waite), pai da família. Nas séries animadas, ele foi o Zé Buscapé em A Turma do Zé Colméia; Dom Pixote em A Turma do Zé Colméia e em Os Ho-Ho-Límpicos; Chapa em Carangos e Motocas; e o Grande Polegar em Grande Polegar: Detetive Particular.
Ramos também dublou diversos personagens em filmes, entre eles, Scar em O Rei Leão; Jafar em Aladdin (reprisando o personagem na série animada); Rasputin em Anastácia; Peter McCallister (John Heard) em Esqueceram de Mim I e II; Cardeal Richelieu (Tim Curry) em Os Três Mosqueteiros; o Exterminador (Arnold Schwarzenegger) em O Exterminador do Futuro (primeira dublagem); e George Banks (Steve Martin) em O Pai da Noiva, entre muitos e muitos outros filmes.
Ramos foi o narrador de Os Cavaleiros do Zodíaco – A Lenda dos defensores de Atena (primeira Dublagem), Babe, O Porquinho Atrapalhado I e II; e centenas de trailers de cinema.
Além de ator e dublador, Ramos também escreveu e dirigiu peças de teatro. Em 2013, ele ajudou a criar o Centro Popular de Conspiração Gargarullo, em Miguel Pereira, RJ, que tem como objetivo realizar estudos e pesquisas de artes cênicas, formando atores e profisisonais da área técnica.
Ele foi cremado em Caxias do Sul, RS, sendo que as cinzas foram levadas para o Rio de Janeiro. Confiram entrevista com Ramos aqui.

Leigh Chapman em ‘O Agente da UNCLE’ (Foto: NBC/Arquivo)
Leigh Chapman (1939-2014)
Roteirista e atriz convidada de séries de TV, Leigh Chapman faleceu no dia 4 de novembro, vítima de câncer, diagnosticado há oito meses. Ela tinha 75 anos de idade.
Rosa Lee Chapman nasceu no dia 29 de março de 1939, em Kannapolis, North Carolina. Na década de 1960, ela se mudou para Los Angeles, onde trabalhou como secretária na William Morris Agency, uma agência de talentos. Através dela, Leigh iniciou sua carreira de atriz, fazendo participações em séries de TV. Entre elas, episódios de A Lei de Burke, Ripcord, A Marinha de McHale, Combate, Cavalo de Ferro, Occasional Wife e Os Monkees.
Entre 1965 e 1966, ela teve participações recorrentes em O Agente da UNCLE, na qual interpretou Miss Johnson, uma secretária na UNCLE.
Na mesma época, ela começou a escrever roteiros, tendo assinado episódios de séries como A Lei de Burke, James West, Meu Marciano Favorito, Missão: Impossível, O Rei dos Ladrões, Mod Squad e, mais tarde, Walker Texas Ranger, para a qual utilizou o pseudônimo de Louise McCarn em função de problemas de relacionamentos com a equipe. Leigh também foi responsável pelo roteiro de alguns filmes e telefilmes, como Fuga Alucinada, Tentação Perigosa e Flores e Espinho.
Na década de 1990, Leigh se afastou da TV e do cinema para se dedicar à profissão de fotógrafa submarina.

Maralise Tartarini (Foto: Reprodução)
Maralise Tartarine (1944-2014)
Dubladora de séries e filmes, Maralise Tartarine, mais conhecida como a Zebrinha do Fantástico, faleceu no dia 30 de novembro, vítima de complicações de um AVC.
Maria Tartarini nasceu em 1944 em São Paulo, onde iniciou sua carreira como dubladora na AIC. Na década de 1970, ela se mudou para o Rio de Janeiro, onde se estabeleceu como dubladora e atriz de rádio.
Entre os personagens que Maralise dublou em séries de TV estão Jemima (Veronica Cartwright) em Daniel Boone; a primeira voz de Jill Monroe (Farrah Fawcett) em As Panteras; Val (Rachel Chagall) em The Nanny; e Dina (Shohreh Aghdashloo) e Sra. Naiyeer (Yareli Arizmendi) em 24 Horas.
Nas séries animadas, emprestou sua voz para os personagens Rota, de Carnagos e Motocas, Bolha, em Tutubarão, Brenda em Capitão Caverna e As Panterinhas e em Os Ho Ho Límpicos; Shina de Cobra na segunda dublagem de Os Cavaleiros do Zodíaco; Priscila em Guerreiras Mágicas de Rayearth; Mimmet em Sailor Moon S; Princesa Safire de A Princesa e o Cavaleiro, nos últimos episódios dublados na Televox, onde também fez a voz de Betty Boop; Princesa Dawn em Grump – o Feiticeiro Trapalhão; a segunda voz da Olívia Palito nos desenhos do Popeye dublados na CineCastro nos anos de 1970; Betty Rubble em Os Flintstones nos Anos Dourados; Sheeva em Mortal Kombat – Os Defensores do Reino, entre muitos outros.
No cinema, dublou Grace Kelly (Mogambo), Mary Tyler Moore (Quem Não Cola Não Sai da Escola), Jacqueline Bisset (Caça Às Bruxas – 1999), Uma Thurman (Robin Hood – O Herói dos Ladrões), Dianne Wiest (Edwards Mãos de Tesoura), Veronica Cartwright (Kinsey – Vamos Falar de Sexo), Musetta Vander (Mortal Kombat – Aniquilação), Diane Keaton (Casamento Em Dose Dupla, Presente de Grego e Tudo em Família – 2005), Meg Ryan (Mais Forte Que o Odio e Top Gun – Ases Indomáveis), Karen Allen (Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida e Os Fantasmas Contra Atacam), Mary Steenburgen (A Arca de Noé, A Terra do Sol e Filadélfia), e Kathleen Turner (A Jóia do Nilo em Tudo Por Uma Esmeralda), entre outros.
Marilise sofreu um AVC há alguns meses, o qual a levou a ficar em coma por alguns dias. Quando acordou, foi constata sequelas que a afastaram da carreira. A atriz e dubladora vivia no Recanto da Terceira Idade quando veio a falecer.
Richard Schaal (1928-2014)
Ator convidado de séries de TV, Richard Schaal faleceu no dia 4 de novembro, aos 86 anos de idade. A causa da morte não foi divulgada.
Richard Schaal nasceu no dia 5 de maio de 1928, em Chicago. Filho de um maquinista e de uma telefonista, Richard iniciou sua vida profissional como pedreiro. Mais tarde, estudando arte dramática, ele começou a se apresentar em peças montadas em pequenos estabelecimentos e em nightclubes.
Ele chegou na TV em meados da década de 1960, onde se estabeleceu no circuito de participações especiais. Ao longo de sua carreira, ele foi visto em episódios de East Side/West Side, The New Dick Van Dyke Show, Jeannie é um Gênio, Que Garota!, The F.B.I., The Doris Day Show, O Jogo Perigoso do Amor, Banacek, A Família Dó-Ré-Mi, Shaft, The Bob Newhart Show, Arquivo Confidencial, Rhoda, Police Woman, Os Gatões, It’s a Living, Nero Wolfe, Harper Valley P.T.A. e Sydney, entre outros. Ele também fez algumas participações especiais em Mary Tyler Moore na qual deu vida a diferentes personagens, entre eles, o palhaço Chuckles (interpretado por diferentes atores).
Entre 1975 e 1976, ele esteve no elenco de Phyllis, spinoff de Mary Tyler Moore, na qual interpretou Leo, um fotógrafo que trabalha com Phyllis (Cloris Leachman). Em 1983, ele integrou o elenco da sticom Just Our Luck, que teve apenas uma temporada produzida. Entre 1981 e 1985, ele fez participações recorrentes em Hospital/Trapper John M.D., série estrelada pelo personagem Caçador, visto em Mash. Richard interpretou o Dr. David Sandler em oito episódios. Sua última série foi Almost Grown, produzida entre 1988 e 1989. Cocriada por David Chase (A Família Soprano), a história acompanha a vida de um casal divorciado, sendo que sua trajetória é vista em duas linhas de tempo: o passado, quando ainda eram casados, e o presente. Richard interpretou um dos amigos do casal.

Richard em 2008 (Foto: Reprodução)
No final da década de 1990, ele foi submetido a uma cirurgia na coluna que o deixou em uma cadeira de rodas. Isto não o afastou da carreira. Ele continuou atuando no teatro e em clubes, além de dar aulas de interpretação. Na década de 2000, ele se mudou para a Flórida, onde criou um grupo de teatro do improviso.
Richard foi casado três vezes. A primeira com Lois Treacy, com quem teve uma filha, a atriz Wendy Schaal (A Ilha da Fantasia, American Dad). Entre 1964 e 1978, ele foi casado com a atriz Valerie Harper (Rhoda); e, entre 1980 e 1989, ele foi casado com Tasha Brittain.
Durante o período em que foi casado com Valerie, Richard integrou o elenco de uma companhia de teatro que realizou diversas apresentações pelo interior dos EUA e pelo Canadá. Mais tarde, ele e Valerie montaram um espetáculo apresentado em nightclubes de Nova Iorque.
Uma recente entrevista com o ator pode ser assistida aqui.
Warren Clarke (1947-2014)
Ator da série Dalziel and Pascoe, Warren Clarke faleceu no dia 12 de novembro, aos 67 anos de idade. A causa da morte não foi divulgada. Sabe-se apenas que ele estava doente e que morreu enquanto dormia.
Alan James Clarke nasceu no dia 26 de abril de 1947, na Inglaterra. Aos 15 anos, ele largou a escola para trabalhar como copy boy no Manchester Evening News. Nas horas livres, ele atuava no teatro amador, já utilizando o nome artístico de Warren Clarke.
Ele chegou na TV britânica na década de 1960, atuando em teleteatros, telefilmes, minisséries e episódios de séries. Entre as séries mais conhecidas nas quais Warren trabalhou estão episódios de The Sweeney, Z Cars, Crown Court, Criaturas Grandes e Pequenas, The Home Front, Bergerac, Blackadder, Miss Marple, Midsomer Murders, Just William, Lewis, Inspector George Gently, Trollied, Way To Go, Call the Midwife e Poldark (ainda inédita). O ator também esteve na minissérie Bleak House.
Entre 1996 e 2007, Warren estrelou a série policial Dalziel and Pascoe, na qual interpretou o detetive Andy Dalziel. Entre as séries na qual integrou o elenco, o ator esteve na sitcom familiar In With The Flynns, interpretando Jim Flynn.
No cinema, ele esteve no elenco de filmes como Laranja Mecânica, Raposa de Fogo e Top Secret.
Warren foi casado duas vezes. A primeira com Gail Lever, com quem teve um filho, Rowan. Desde 1987 ele estava casado com Michelle Mordaunt, com quem teve uma filha, Georgia Mabel
_______________________
Também faleceram no mês de novembro a atriz Carol Ann Susi, o produtor Glen A. Larson e Roberto Bolaños, comediante que criou, estrelou e produziu a série infantil Chaves/Chapolin.
Cliquem em algumas das fotos para ampliar.