Relâmpago: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Nova Temporada

Por Fernanda Furquim Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

Notas de Falecimentos – Maio e Junho 2016

Maio Abel Fernandez (1930-2016) Ator da série Os Intocáveis, Abel Fernandez faleceu no dia 3 de maio, aos 85 anos de idade, vítima de câncer no pulmão. Abel Michael Fernandez nasceu no dia 14 de julho de 1930, em Los Angeles, filho de pais nativos. Sua mãe era da tribo americana Yaqui, que faleceu quando […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 4 jun 2024, 23h11 - Publicado em 3 jul 2016, 13h09

Maio

Abel Fernandez (1930-2016)

Abel Fernandez na série 'Os Intocáveis' (Foto: ABC/Arquivo)

Abel Fernandez na série ‘Os Intocáveis’ (Foto: ABC/Arquivo)

Ator da série Os Intocáveis, Abel Fernandez faleceu no dia 3 de maio, aos 85 anos de idade, vítima de câncer no pulmão.

Abel Michael Fernandez nasceu no dia 14 de julho de 1930, em Los Angeles, filho de pais nativos. Sua mãe era da tribo americana Yaqui, que faleceu quando Abel nasceu, e seu pai era um índio mexicano.

Continua após a publicidade

Aos dezesseis anos, ele se alistou no Exército como paraquedista. Durante seu período no exército, Abel começou a se dedicar ao boxe, categoria peso médio, chegando a ganhar alguns títulos. Com o fim do serviço militar, ele decidiu seguir a carreira de boxeador, participando de campeonatos profissionais entre 1950 e 1953.

'Os Intocáveis' (Foto: ABC/Arquivo)

‘Os Intocáveis’ (Foto: ABC/Arquivo)

Nesta mesma época, Abel estudou arte dramática e ganhou alguns pontas em filmes. Ele chegou na TV ainda na década de 1950, quando teve participações em episódios de séries e teleteatros. Ao longo de sua carreira, foi visto em episódios de Cheyenne, As Aventuras de RinTinTin, O Paladino da Justiça, 77 Sunset Strip, Steven Canyon, O Texano, A Caravana, Gunsmoke, Bonanza, Cavalo de Ferro, Túnel do Tempo, Hondo, Lassie, Batman, O Homem de Virgínia, Big Valley, Daniel Boone, Marcus Welby, Lou Grant e Duro na Queda, entre outros

Continua após a publicidade
Abel Fernandez em 2013, quando foi incluído no California Boxing Hall of Fame. (Foto: California Boxing Hall of Fame)

Abel Fernandez em 2013, quando foi incluído no California Boxing Hall of Fame. (Foto Divulgação)

O sucesso veio com Os Intocáveis, produzida entre 1959 e 1963, na qual Abel interpretou o agente federal de origem indígena William Youngfellow. A série acompanhou os trabalhos da equipe de Eliot Ness (Robert Stack, falecido em 2003) no combate contra o crime organizado durante o período da Lei Seca. O personagem de Abel foi inspirado em William Jennings Gardner, um nativo americano que fez parte da equipe de Ness.

Continua após a publicidade

O ator se afastou da carreira na década de 1990. Em 1964, ele foi sentenciado a noventa dias de prisão e mais multa por não pagar impostos estaduais ao longo de quatro anos.

Abel teve quatro filhos, Delia, Elsa, Patrick e Tony.

 

Michael Roberds (1964-2016)

mroberds
Continua após a publicidade

Michel Roberds (Foto via Diversity News)

Ator canadense que interpretou o Tio Chico/Uncle Fester na série The New Addams Family, Michael Roberds faleceu no dia 15 de maio, aos 52 anos de idade. A causa da morte não foi divulgada mas, segundo a imprensa canadense, sua saúde já estava declinando.

Nascido em 18 de janeiro de 1964, em Langley, Colúmbia Britânica, Canadá, Roberds começou a atuar com cinco anos de idade em montagens escolares. Ao longo dos anos, ele integrou diversas atividades escolares relacionadas à produção teatral. Em 1987, iniciou sua carreira profissional atuando em comerciais da GM.

Entre as décadas de 1990 e 2010, o ator foi visto em episódios de The Commish, Strange Luck, Millennium, Dead Man’s Gun, Police Academy: The Series, Querida Encolhi as Crianças: a Série, Cold Squad, Da Vinci’s Inquest, Dead Like Me, O Vidente/The Dead Zone, The Collector, Tru Calling, Psych, Intelligence, Painkiller Jane, Supernatural e Once Upon a Time, entre outros.

Continua após a publicidade

Entre 2005 e 2007, Roberds teve participações recorrentes em Robson Arms, série canadense que acompanhou a vida dos moradores de um condomínio em Vancouver. Entre 2005 e 2006, ele também teve participações recorrentes em Da Vinci’s City Hall (sequência de Da Vinci’s Inquest), que acompanhou os trabalhos do prefeito de Vancouver. Roberds interpretou Ben Solomon, um dos assessores do prefeito.

Michael em 'The New Addams Family' (Foto: reprodução)

Michael em ‘The New Addams Family’ (Foto: reprodução)

No entanto, Roberds é mais conhecido por dar vida ao personagem Tio Chico, ou Uncle Fester, da série The New Addams Family produzida entre 1998 e 1999.

Esta foi mais uma tentativa do canal Fox Family de aproveitar o sucesso que a versão cinematográfica da sitcom da década de 1960 conquistou em 1991 e 1993, quando a Paramount lançou dois filmes estrelados por Raúl Julia e Angelica Houston. Nestas duas produções, Tio Chico foi interpretado por Christopher Lloyd.

The New Addams Family surgiu depois que o canal Fox Family lançou diretamente em home video o filme Addams Family Reunion, com Tim Curry e Daryl Hannah. Nesta versão, o Tio Chico foi interpretado por Patrick Thomas.

A série teve um total de sessenta e cinco episódios, que contaram com a participação recorrente de John Astin, ator que deu vida a Gomez Addams na série da década de 1960. Nesta versão, ele interpretou o avô de Gomez.

O ator também fez carreira no teatro.

 

Miguel Rosenberg (1926-2016)

Miguel Rosenberg (Foto: Casa de Dublagem)

Miguel Rosenberg (Foto via Casa de Dublagem)

Ator e dublador brasileiro, Miguel Rosenberg faleceu no dia 6 de maio, aos 90 anos de idade, em consequência de um AVC.

Nascido no dia 27 de abril de 1926, Miguel iniciou sua carreira de ator na Rádio Tupi, passando também pelas rádios Mayrink Veiga, Guanabara, Nacional e Bandeirantes.

Estreou na TV na década de 1950, tendo feito participações em novelas da TV Tupi, Excelsior, Bandeirantes, Globo e Manchete. O ator também esteve na minissérie Rabo-de-Saia, de 1984 da Rede Globo.

Em paralelo ao seu trabalho na TV, Miguel também atuou no teatro. Mas para os fãs de séries, ele é mais lembrado por sua carreira de dublador, a qual ele iniciou na década de 1960, na CineCastro no Rio de Janeiro, sendo que também passou pela AIC e Herbert Richers.

Em seu currículo estão trabalhos como Zé Colméia (Zé Colméia Show, A Arca do Zé Colméia, Ho-Ho-Límpicos), quando substituiu Older Cazarré na década de 1970; Sr. Burns (Os Simpsons), Gorok (Vale dos Dinossauros), Sherlocão (Club Club), Finkerton (O Grande Polegar: Detetive Particular), Chefe Q.Q. (Esquilo Sem Grilo), Lorne Green/Ben Cartwright (Bonanza), George MacCready/Martin Peyton (A Caldeira do Diabo/Peyton Place), Bernard Hughes/Buzz Richman (Blossom), Dabbs Greer/Fred Stage (Os Pesadelos de Molly/Maybe It’s Me), Conrad Bain/Philip Drummond (Um Maluco no Pedaço/The Prince of Bel Air), Charles Robinson/Joe Kyle (Eu, a Patroa e as Crianças/My Wife and Kids), John Spencer/Thomas McGarry (The West Wing – Nos Bastidores do Poder), entre outros. Ele também dublou diversos atores/personagens em filmes produzidos para o cinema, incluindo as franquias Guerra nas Estrelas, Silas Carson/Ki-Adi Mundi, e Harry Potter, Robert Hardy/Cornélio Fudge.

Entrevista com o dublador, e seus colegas, aqui.

 

Rosanna Huffman (1938–2016)

Rosanna Huffman na década de 1980.

Rosanna Huffman na década de 1980.

Atriz de Chumbo GrossoCrime em Primeiro Grau, Rosanna Huffman faleceu no dia 20 de maio, aos 77 anos de idade, vítima de câncer no pâncreas. Ao ser diagnosticada com a doença, Rosanna optou por não fazer um tratamento, preferindo aproveitar seus últimos dias na companhia da família e amigos.

Nascida no dia 12 de agosto de 1938, em Timblane, Pensilvânia, Rosanna se mudou para Nova Iorque na década de 1960 para trabalhar como atriz. Ela iniciou sua carreira no teatro, estreando na Broadway em 1965 com a montagem de Half a Sixpence.

Pouco depois, ela se mudou para Los Angeles, onde começou a fazer participações em episódios de séries de TV.

Rosanna e Joe Spano em 'Chumbo Grosso' (Foto: NBC/Arquivo)

Rosanna e Joe Spano em ‘Chumbo Grosso’ (Foto: NBC/Arquivo)

Ao longo de sua carreira, Rosanna foi vista em Big Valley, The Felony Squad, Missão: Impossível, O Jogo Perigoso do Amor, São Francisco Urgente, Ellery Queen, Barnaby Jones, Columbo, Poderes da Mente/Tucker’s Witch, Retrato Falado/Cover Up, Longe dos Olhos Perto do Coração/Too Close For Confort, A Gata e o Rato/Moonlighting, As Super Gatas/The Golden Girls, Caras e Caretas/Family Ties, Cagney & Lacey, Assassinato por Escrito, The Burning Zone, 7th Heaven e Plantão Médico. Ela também esteve no elenco das minisséries Crossing e North & South: Book II.

Entre 1981 e 1984, Rosanna teve participações recorrentes na série policial Chumbo Grosso/Hill Street Blues, na qual interpretou Rachel, ex-esposa do Tenente Henry Goldblume (Joe Spano). Em 1996, ela integrou o elenco da segunda temporada de Crime em Primeiro Grau/Murder One, série jurídica da rede ABC.

Em 1969, Rosanna se casou com o roteirista e produtor Richard Levinson, cocriador de Columbo e Assassinato por Escrito. A união terminou em 1987 quando Levinson faleceu vítima de parada cardíaca. O casal teve uma filha, Chrissy.

 

Tonita Castro (-2016)

Tonita Castro (Foto: Robert Trachtenberg/NBC)

Tonita Castro (Foto: Robert Trachtenberg/NBC)

Atriz de Go On e Dads, Tonita Castro faleceu no dia 8 de maio, aos 63 anos de idade, vítima de câncer no estômago, diagnosticado em 2015.

Nascida no México, Tonita mudou-se com sua família para os EUA no final da década de 1970, quando seu pai faleceu. Sonhando em trabalhar como professora, Tonita foi obrigada a buscar emprego de empregada doméstica, antes de ser contratada como radialista na Rádio Express, onde permaneceu por vinte anos.

Em 2005, ela estreou na televisão onde, ao longo de sua carreira foi vista em episódios de The Shield, Life, The Sarah Silverman Program, Little Britain USA, Glee, Dexter, Two and a Half Men, Raising Hope, Southland, Awkward, Traffic Lights, Jennifer Falls, The Grinder e Life in Pieces, entre outras.

Elenco de 'Go On' (Foto: Justin Lubin/NBC)

Elenco de ‘Go On’ (Foto: Justin Lubin/NBC/Arquivo)

Entre 2012 e 2013, ela integrou o elenco recorrente da série Go On, comédia que acompanhou a vida dos integrantes de um grupo de apoio. Tonita interpretou Fausta, uma mulher que ainda não conseguiu lidar com a perda de seu pai e de seu irmão.

Em 2013, a atriz integrou o elenco regular de Dads, sitcom que teve apenas uma temporada produzida. A história girou em torno de dois jovens, donos de uma empresa que desenvolve videogames, que precisam lidar com seus respectivos pais quando eles decidem morar com os filhos. Tonita interpretou Edna, uma mexicana, imigrante ilegal, que trabalha como empregada na casa de Eli. A série gerou polêmica por lidar de forma pejorativa com questões relacionadas ao preconceito racial.

A atriz era casada mas não há informações sobre seu marido.

Elenco de 'Dads' (Foto: Fox/Arquivo)

Elenco de ‘Dads’ (Foto: Fox/Arquivo)

________________________

No mês de maio também faleceram os atores William Scharlett e Alan Young.

 

Junho

 

Charles Briles (1945-2016)

Charles Briles na década de 1960. (Foto: Reprodução)

Charles Briles na década de 1960. (Foto: Reprodução)

Ator de Mr. NovakBig Valley, Charles Briles faleceu no dia 12 de junho, aos 70 anos de idade, vítima de problemas cardíacos.

Charles nasceu no dia 17 de dezembro de 1945, em Gardena, Califórnia. Ainda adolescente, começou a atuar em montagens escolares, unindo-se mais tarde ao grupo teatral Kentwood Players, com quem trabalhou durante anos.

Ele estreou na TV na década de 1960, fazendo participações em séries de TV. Ao longo de sua carreira, esteve em Grindl, Petticoat Junction, Please Don’t Eat the Daisies, O Fazendeiro do Asfalto/Green Acres, The Felony Squad, Mayberry R.F.D. e Bonanza.

Entre 1964 e 1965, Charles teve participações recorrentes em Mr. Novak, série que acompanhou a vida de John Novak (James Franciscus), um professor idealista que se envolvia com os problemas de seus estudantes e demais colegas de trabalho. Charles interpretou um dos alunos, Ken.

Este trabalho o levou a ser contratado para o elenco de Big Valley, faroeste estrelado por Barbara Stanwyck (falecida em 1990). A atriz interpretou Victoria, uma viúva proprietária de um rancho, o qual comandava com punho de ferro com a ajuda de seus filhos, Jarrod (Richard Long, falecido em 1974), um advogado, Nick (Peter Breck, falecido em 2012), Audrey (Linda Evans) e Heath (Lee Majors), o filho bastardo de seu marido.

(E-D) Lee Majors, Barbara Stanwick, Linda Evans e Charles Briles em 'Big Valley' (Foto: CBS/Arquivo)

(E-D) Lee Majors, Barbara Stanwick, Linda Evans e Charles Briles em ‘Big Valley’ (Foto: CBS/Arquivo)

Charles interpretou Eugene Barkley, o filho mais novo de Victoria, um estudante de medicina. O personagem foi visto em apenas oito episódios da primeira temporada, desaparecendo da história depois disso. Em um dos episódios da primeira temporada é dito que ele voltou para a faculdade. Na vida real, Charles precisou deixar o elenco por ter sido convocado para servir o exército em 1965.

Para não ser enviado ao Vietnã, Charles se ofereceu como voluntário para a Guarda Nacional, na Califórnia. Durante um de seus turnos, ocorreu uma manifestação no bairro Watts, em Los Angeles, quando um motorista afro-americano foi preso por dirigir embriagado. A comunidade, predominantemente de afro-americanos, se revoltou promovendo um tumulto que durou seis dias e resultou em trinta e quatro mortes.

Ele voltou a atuar em 1966, mas se afastou da carreira de ator na década de 1970 para se dedicar à de diretor de teatro. Charles também trabalhou ao longo de vinte e quatro anos como escritor e produtor de filmes empresariais para a Northrop Corporation na California.

O ator foi casado com Kathy Briles, com quem teve dois filhos, Jason Briles e Michael Briles.

 

David Spielberg (1939-2016)

David Spielberg

Ator convidado em diversas séries produzidas entre as décadas de 1970 e 2000, David Spielberg faleceu no dia 1º de junho, aos 77 anos de idade. A causa da morte não foi divulgada.

Spielberg nasceu no dia 6 de março de 1939, em Weslaco, Texas. Sua mãe, Manuelita, faleceu quando David e seu irmão Joe ainda eram pequenos. Eles foram criados pelo pai, George Spielberg e uma amiga deste, Consuelo Arriaga.

Ele iniciou sua carreira artística no teatro de Nova Iorque, mudando-se para Los Angeles no final da década de 1960, onde começou a trabalhar na TV.

'Bob & Carol & Ted & Alice' (Foto:

‘Bob & Carol & Ted & Alice’ (Foto: ABC/Arquivo)

Ao longo de sua carreira, ele foi visto em episódios de Têmpera de Aço, Banacek, Madigan, Toma, O Jogo Perigoso do Amor, Casal McMillan, Arquivo Confidencial, The Bob Crane Show, Costa Brava/Barbary Coast, Os Novos Centuriões/Police Story, King, One Day at a Time, Kaz, Hospital/Trapper John M.D., Mork and Mindy, Chips, Lou Grant, Casal 20, Poderes da Mente/Tucker’s Witch, Quincy, Caras e Caretas/Family Ties, Trovão Azul, Automan, Chumbo Grosso/Hill Street Blues, Magnum, Cara ou Coroa/Hardcastle and McCormick, Águia de Fogo, Dinastia, O Barco do Amor, Starman, Hooperman, Punky a Levada da Breca, O Homem que Veio do Céu/Highway to Heaven, Tiro Certo/Hunter, Nos Bastidores da Lei/L.A. Law, Assassinato por Escrito, Matlock, Jornada nas Estrelas: a Nova Geração, Seaquest, Plantão Médico/ER, The Pretender, Promised Land, Baywatch, Ally McBeal, Lei e Ordem, Family Law, West Wing e A Juíza. Ele também esteve nas minisséries, King, Space, From Here to Eternity e The Beach Boys: an American Family.

David Spileberg (Foto via IMDB)

David Spileberg (Foto via IMDB)

Em 1973, Spielberg integrou o elenco de sua primeira série, Bob & Carol & Ted & Alice, adaptação bem comportada do filme lançado em 1969. A história acompanha a vida de dois casais que se envolvem em relacionamentos extraconjugais.

Entre 1976 e 1977, ele integrou o elenco da série médica The Practice, na qual interpretou o Dr. David Bedford, um médico mais interessado no dinheiro que nos pacientes.

Em 1978, Spielberg esteve no elenco regular de American Girls, série que acompanhou as aventuras de duas jornalistas viajando pelos EUA em busca de notícias. Spielberg interpretou o chefe delas, Francis Casey.

Em 1988, ele integrou o elenco recorrente de O Homem da Máfia/Wiseguy, em sua primeira temporada. A história acompanhou a vida de Vinnie Terranova (Ken Wahl), um agente federal infiltrado no mundo do crime. Spielberg interpretou Herb Ketcher, outro agente infiltrado.

Spielberg foi casado duas vezes. A primeira com Barbara Spielberg, com quem teve um filho, Daniel; e a segunda com Janie Spielberg, com quem ainda vivia quando veio a falecer.

 

Ron Lester (1970-2916)

Ron Lester (Foto: Mike Fanous/Gamma-Rapho)

Ron Lester (Foto: Mike Fanous/Gamma-Rapho)

Ator da série Popular, Ron Lester faleceu no dia 17 de junho, aos 45 anos de idade. A causa da morte foi falha nos rins e fígado.

Lester nasceu no dia 4 de agosto de 1970, em Kennesaw, Georgia. Ele iniciou sua carreira ainda na Georgia fazendo comerciais para a TV local. Mais tarde, mudou-se para Los Angeles, onde foi stand-up comedian em clubes noturnos.

O ator estreou no cinema em 1997, com o filme Good Burger. Na TV, esteve em episódios de Aborrecentes/Freaks and Geeks e Sabrina, Aprendiz de Feiticeira.

Entre 1999 e 2001, ele integrou o elenco de Popularidade/Popular, série que acompanha a vida de duas adolescentes rivais que se vêem forçadas a viver juntas quando o pai de uma se casa com a mãe da outra. Lester interpretou Michael Bernardino, membro da equipe de futebol da escola que luta contra a balança.

Elenco de 'Popular', com Ron ao fundo. (Foto:

Elenco de ‘Popular’, com Ron ao fundo. (Foto: The WB/Arquivo)

Na vida real, Lester disse que usava a comida como uma droga para compensar seus problemas emocionais. Seu excesso de peso o fez perder vários trabalhos, o que o levou a tomar a decisão de se submeter a uma cirurgia bariátrica em 2001, na época ainda considerado um procedimento experimental.

Durante a cirurgia, Lester chegou a sofrer uma parada cardíaca. Recuperado, ele perdeu peso rapidamente. Em consequência disso, precisou se submeter a mais quatorze cirurgias plásticas para remover o excesso de pele.

No final de 2015, o ator foi internado com problemas nos rins e fígado. A situação se complicou, levando-o a autorizar que desligassem os aparelhos que o mantinham vivo.

 

Ronnie Claire Edwards (1933-2016)

Ronnie Claire Edwards em 1978. (Foto: Jack Mitchell/Getty)

Ronnie Claire Edwards em 1978. (Foto: Jack Mitchell/Getty)

Atriz de A Família Walton, Ronnie Claire Edwards faleceu no dia 14 de junho, aos 83 anos de idade, de causas naturais, enquanto dormia.

Nascida no dia 9 de fevereiro de 1933, em Oklahoma City, Ronnie iniciou sua carreira profissional em 1963, no teatro.

A atriz chegou na TV na década de 1970, fazendo participações em episódios de séries e telefilmes. Ao longo de sua carreira, foi vista em Paper Moon, Dallas, Falcon Crest, Dinastia, Faro Fino/Crazy Like a Fox, Assassinato por Escrito, Designing Woman, In The Heat of the Night e Jornada nas Estrelas: a Nova Geração, entre outras.

Entre 1983 e 1984, ela integrou o elenco de Boone, série situada na década de 1950, no Tennessee. A história gira em torno de Boone Sawyer (Tom Byrd), um jovem que sonha em se tornar um astro do rock’n’roll. Ronnie interpretou a Tia Dolly.

Elenco de 'Sara'

Elenco de ‘Sara’ (Foto: NBC/Arquivo)

Em 1985, ela esteve na sitcom Sara, que acompanhou os trabalhos de Sara McKenna (Geena Davis), uma recém formada estudante de direito em início de carreira. Ronnie interpretou a secretária Helen.

A atriz é mais lembrada pelos fãs de séries por ter dado vida à Corabeth Walton Godsey, esposa de Ike (Joe Conley, falecido em 2013), o dono da mercearia, em A Família Walton, entre 1975 e 1981. A atriz foi introduzida na terceira temporada. Ela voltou a interpretar a personagem em seis telefilmes da série.

Ronnie em 2012.

Ronnie em 2012.

Ronnie retornaria em uma nova produção seriada em 2007, com 12 Miles of Bad Road, da HBO. Na história, Lily Tomlim interpreta a matriarca de uma família rica do Texas, que construiu um império no setor imobiliário, mas vive os problemas relacionado à sua posição social, econômica e política. Ronnie interpretou uma personagem chamada Harlene.

Dez dos doze episódios encomendados chegaram a ser filmados, mas a greve de roteiristas que ocorreu na época suspendeu a produção. Mais tarde, a HBO decidiu cancelar a série antes de sua estreia.

Pouco depois do cancelamento de 12 Miles of Bad Road, Ronnie decidiu se afastar da televisão, passando a dedicar-se à carreira de escritora de livros (tendo inclusive publicado alguns títulos autobiográficos), peças e musicais. Ela também apresentou-se em monólogos.

Joe Conley e Ronnie Claire Edwards em 'A Família Walton' (Foto:

Joe Conley e Ronnie Claire Edwards em ‘A Família Walton’ (Foto: CBS/Arquivo)

 

Stuart Nisbet (1934-2016)

Stuart Nisbet (Foto via IMDB)

Stuart Nisbet (Foto via IMDB)

Ator convidado de séries produzidas entre as décadas de 1960 e 2000, Stuart Nisbet faleceu no dia 23 de junho, aos 82 anos de idade. A causa da morte não foi revelada.

Stuart nasceu no dia 17 de janeiro de 1934, em Los Angeles. Estudou arte dramática na Los Angeles City College e na California State University, iniciando sua carreira de ator na década de 1960.

Na TV, teve participações em episódios de Dragnet 1967, Rota 66, Nossa Vida com Mamãe/The Donna Reed Show, O Pimentinha, As Duas Faces do Oeste, Cem Homens Marcados, Xeque-Mate, Império, Além da Imaginação, Grindl, Gunsmoke, Ben Casey, Hazel, Os Monstros, The F.B.I., Mamãe Calhambeque/My Mother the Car, Laredo, Dr. Kildare, O Fuzileiro das Arábias/Gomer Pyle, Que Garota!, O Besouro Verde, O Agente da UNCLE, Meus Três Filhos, A Feiticeira, The Felony Squad, Judd, Dundee and the Culhane,

(E-D) Edward Platt, Nesbit e Aliza Gur em 'Agente 86' (Foto: NBC/Arquivo)

(E-D) Edward Platt, Stuart Nisbet e Aliza Gur em ‘Agente 86′ (Foto: NBC/Arquivo)

Missão: Impossível, Os Monkess, Cavalo de Ferro, Blondie, Alma de Aço/Run For Your Life, Os Violentos, James West, Guerra Sombra e Água Fresca/Hogan’s Heroes, Agente 86, O Homem de Virgínia, Chaparral, Os Audaciosos/The Name of the Game, A Família Dó-Ré-Mi/The Partridge Family, Têmpera de Aço/Ironside, O Jogo Perigoso do Amor/Love American Style, Bonanza, Banacek, Galeria do Terror, Mannix, Marcus Welby, Columbo, Adam-12, Toma, Happy Days, Kolchack, Arquivo Confidencial, Emergência, Os Novos Centuriões/Police Story, McCloud, Casal McMillan, O Homem de Seis Milhões de Dólares, Projeto U.F.O., Um é Pouco, Dois é Bom e Três é Demais/Three’s Company, Ilha da Fantasia, Os Gatões/Dukes of Hazzard, Barnaby Jones, Os Pioneiros/Little House on the Prairie, Quincy, Buck Rogers, Longe dos Olhos, Perto do Coração/Too Close for Confort, Melrose, Cara ou Coroa/Hardcastle and McCormick, Carro Comando/T.J. Hooker, O Homem que Veio do Céu/Highway To Heaven, Designing Women, Nos Bastidores da Lei/L.A.Law, Assassinato por Escrito/Murder She Wrote, As Super Gatas/The Golden Girls, Baywatch, The Client, Doutora Quinn – A Mulher Que Cura e O Desafio/The Practice, entre outras.

Além de ator, Nisbet também foi coproprietário de uma agência de atores, a Baker-Nisbet, Inc., por vinte e quatro anos.

Ele foi casado por 55 anos com Nancy Nisbet, com quem teve três filhos, William Nisbet, Scott Nisbet e Linda Nisbet.

 

Theresa Saldana (1954-2016)

Theresa Saldana em 1983 (Foto: Harry Langdon/Getty)

Theresa Saldana em 1983 (Foto: Harry Langdon/Getty)

Atriz da série The Commish, Theresa Saldana faleceu no dia 6 de junho, aos 61 anos de idade. A causa da morte não foi divulgada.

Nascida no dia 20 de agosto de 1954, em Nova Iorque, Theresa foi adotada por uma família de origem porto-riquenha e italiana. Aos doze anos, começou a estudar arte dramática.

Durante a apresentação de The New York City Street Show, um musical off-Broadway, ela foi vista por um caça talentos que lhe conseguiu um contrato para atuar no filme Nunzio, de 1978. No mesmo ano, ela integrou o elenco do filme Febre de Juventude/I Wanna Hold Your Hand, e em 1980 esteve em Touro Indomável.

Theresa começou a fazer participações em séries de TV nos anos de 1970. Ao longo de sua carreira, foi vista em episódios de 240-Robert, Nurse, Seven Brides For Seven Brothers, Carro Comando, a nova versão de Além da Imaginação, Cagney & Lacey, Carga Dupla/Simon & Simon, Matlock, Galeria do Terror, Tiro Certo/Hunter, Werewolf, Falcon Crest, Profissão: Perigo/MacGyver, Lei & Ordem, Diagnosis Murder, Martial Law e The Bernie Mac Show, entre outros.

Theresa integrou o elenco fixo de uma única série, The Commish, produzida entre 1991 e 1996. A história acompanha os trabalhos do Comissário Tony Scali (Michael Chiklis), que atua em uma cidade do interior. Theresa interpretou a esposa de Tony.

Em 1982, Theresa conseguiu sobreviver a uma tentativa de homicídio cometida por Arthur Richard Jackson, um fã obcecado pela atriz. Após descobrir seu endereço, ele a abordou à luz do dia, dando-lhe dez facadas no peito. Ela foi salva por um entregador que estava no segundo andar do prédio em que morava e ouviu seus gritos. Seu agressor foi condenado a quatorze anos de prisão, sendo posteriormente extraditado para o Reino Unido, onde respondeu a uma acusação de assassinato. Detido em uma unidade psiquiátrica, Jackson faleceu em 2004.

Michael Chiklis, e Theresa Saldana em 'The Commish' (Foto: Arquivo)

Michael Chiklis e Theresa Saldana em ‘The Commish’ (Foto: ABC/Arquivo)

Após quatro meses internada em um hospital para se recuperar do ataque, Theresa estrelou o telefilme Victims for Victims: The Theresa Saldana Story, de 1984, que narra a tentativa de homicídio que sofreu. Ela também fundou a Victims for Victims, uma organização que lutou para que fosse aprovada uma lei anti-stalking, em 1990, bem como a Driver’s Privacy Protection Act, em 1994, a qual proíbe a divulgação de dados pessoais de proprietários de veículos automotores. Ela ainda lançou o livro Beyond Survival, no qual narra suas experiências relacionadas ao ataque que sofreu.

Na época do atentado, Theresa estava sendo contada para interpretar April no filme Tootsie. Em função do longo período de sua recuperação, ela perdeu o papel para Geena Davis, que fez sua estreia no cinema com esta produção.

A atriz foi casada com Fred Feliciano, mas a união terminou em divórcio. Em 1989, ela se casou Phil Peters, com quem ainda vivia quando ela faleceu. O casal teve uma filha, Tianna Peters.

_________________________

No mês de junho também faleceram os atores Ann Morgan Guilbert, Anton Yelchin e Rubén Aguirre.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ECONOMIZE ATÉ 88% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.