Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Oferta Relâmpago: VEJA por apenas 9,90
Imagem Blog

Nova Temporada

Por Fernanda Furquim Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

Notas de falecimentos – Junho 2012

Caroline John (1940-2012) A atriz ficou conhecida dos fãs de séries por ter interpretado a companheira do Doutor na série britânica Doctor Who, em 1970. Ela era a Dra. Elizabeth Shaw, que viveu aventuras ao lado de Jon Pertwee, o terceiro ator a interpretar o alienígena, na primeira temporada da série a ser exibida em […]

Por Fernanda Furquim 30 jun 2012, 16h26 • Atualizado em 31 jul 2020, 08h28
  • Jon Pertwee e Caroline John em ‘Doctor Who’

    Caroline John (1940-2012)

    A atriz ficou conhecida dos fãs de séries por ter interpretado a companheira do Doutor na série britânica Doctor Who, em 1970. Ela era a Dra. Elizabeth Shaw, que viveu aventuras ao lado de Jon Pertwee, o terceiro ator a interpretar o alienígena, na primeira temporada da série a ser exibida em cores.

    A personagem foi a primeira companheira a ter um diploma e conhecimento para compreender a avalanche de novas informações que o Doutor costuma dar a cada episódio. Caroline John faleceu no dia 5 de junho, aos 71 anos de idade. A causa da morte não foi divulgada.

    Continua após a publicidade

    Caroline Frances John nasceu no dia 11 de outubro de 1940 em York, filha de um ator e de uma dançarina. Sonhando em seguir os passos dos pais, Caroline estudou dança e arte dramática em Londres.

    A atriz iniciou carreira no teatro, integrando diversas companhias entre elas, a de Laurence Olivier, onde conheceu o ator Geoffrey Beevers (visto na série The Tudors), com quem viria a se casar em 1970. O casal teve três filhos, Daisy, Benjamin e Thomas.

    Caroline em foto recente

    Continua após a publicidade

    Em 1969, os produtores de Doctor Who iniciaram a busca por uma atriz que pudesse interpretar a nova companheira do Doutor. Tendo feito algumas participações em séries e telefilmes, Caroline foi a escolhida.

    No entanto, ao longo da temporada, os produtores decidiram que o Doutor não poderia conviver com alguém que tivesse o mesmo nível intelectual que ele, pois dificultaria para o público a compreensão de questões relacionadas à ciência e história, visto que ele não precisaria explicar para sua companheira o que estava acontecendo. Assim, decidiram trocar a atriz/personagem. Na mesma época, Caroline ficou grávida de seu primeiro filho, o que a impediria de continuar na série.

    Ela retornaria à personagem no especial Five Doctors, produzido em 1983 e lançado diretamente em vídeo, além do curta Doctor Who: Dimensions in Time, de 1993. Em janeiro de 2012, ela participou de um especial radiofônico, no qual interpretou novamente a companheira do Doutor. Este se tornou seu último trabalho.

    Após a série, Caroline voltou a se dedicar ao teatro, mantendo em paralelo uma carreira na TV com participações em diversas séries e minisséries. Entre elas, A Very British Coup, Poirot, Londres em Chamas, Silent Witness e Midsomer Murders. A atriz também fez alguns trabalhos no cinema, sendo o mais recente o filme Simplesmente Amor, de 2003, no qual interpretou a mãe de Daniel (Liam Neeson) e avó de Sam (Thomas Sangster).

    Don Grady (1944-2012)

    Conhecido por interpretar um dos filhos de Fred McMurray na sitcom Meus Três Filhos, também conhecida como Meus Filhos e Eu/My Three Sons, Don Grady faleceu no dia 27 de junho, aos 68 anos de idade, vítima de câncer, doença contra a qual lutava nos últimos quatro anos.

    Continua após a publicidade

    Don Luis Agrati nasceu no dia 8 de junho de 1944, em San Diego. Desde criança desenvolveu gosto pela música, aprendendo a tocar clarienta, acordeão, baixo, guitarra e trompete.

    No final da década de 1950, suas habilidades com intrumentos musicais o levaram a ser escolhido pela Disney para integrar o elenco do programa O Clube do Mickey, no qual se tornou um dos mosqueteiros.

    Ele deixaria o programa em 1960, quando completou 16 anos, para integrar o elenco da sitcom Meus Três Filhos, na qual interpretou Robbie, rapaz de 14 anos, filho de Steve, um viúvo que, com a ajuda do sogro, tenta criar seus filhos.

    Don (de terno azul) em 'Meus Três Filhos'
    Continua após a publicidade

    Don (de terno azul) em ‘Meus Três Filhos’

    A série estreou em 1960 pela ABC, que a cancelou em 1965. O motivo não foi baixa audiência. Nessa época,  os canais começaram a fazer a transição da TV em preto e branco para a TV a cores. Tendo em vista o alto custo de produção desse novo sistema, os canais começaram a selecionar quais programas passariam ou não pela transição. Aqueles que não eram escolhidos, eram cancelados. Assim, quando a ABC decidiu não investir na produção a cores de Meus Três Filhos a série foi cancelada. Mas a sitcom foi resgatada pela CBS, que a exibiu até 1972.

    Com a mudança de canal, a série passou por mudanças de elenco. William Frawley, famoso por I Love Lucy, interpretava o sogro de Steve. Mas o canal concluiu que ele estava muito velho para aguentar as longas horas de produção e por isso o trocou por William Demarest, que interpretou o irmão do personagem de Frawley. Tim Considine, que interpretava o filho mais velho, decidiu não renovar seu contrato, deixando o elenco. Para não ter que trocar o título, os roteiristas decidiram dar à Steve um filho adotivo, Ernie. Com isso, o personagem de Don se transformou no filho mais velho.

    Continua após a publicidade

    Don em 2003

    A série foi cancelada pela CBS quando Tudo em Família estreou, trazendo para a TV uma nova abordagem da tradicional família americana. Na época em que saiu do ar, o personagem de Don já era adulto e estava casado com Katie (Tina Cole).

    Produzida entre 1960 e 1972, Meus Três Filhos foi uma das sitcoms familiares de maior duração da TV americana, com 380 episódios produzidos.

    Em paralelo a O Clube do Mickey e Meus Três Filhos, Don fez diversas participações em outras séries de TV, entre elas, O Homem do Rifle, A Caravana, O Paladino da Justiça, O Show da Lucy, Mr. Novak e F.B.I. Mais tarde, foi visto em episódios de O Jogo Perigoso do Amor e Carga Dupla.

    Mas a paixão de Don estava na música. Na década de 1960 ele integrou a banda The Yellow Balloon, na qual tocava bateria. Na década de 1980, ele deixou a carreira de ator para se tornar compositor de trilhas sonoras para filmes, documentários e peças de teatro.

    O ator foi casado duas vezes. A primeira com Julie Boonisar, entre 1976 e 1979. A segunda com Virginia Lewsader, com quem estava casado desde 1985 e com quem teve dois filhos, Joey e Tessa.

    No vídeo abaixo, reunião dos atores que atuaram na série, realizada em 2009.

    [youtube https://www.youtube.com/watch?v=b_o_S5XTukI&w=620&h=330%5D

    Doris Singleton (1919-2012)

    Atriz conhecida por suas participações na série I Love Lucy, na qual interpretou Caroline Appleby, a amiga-inimiga da protagonista, Doris Singleton faleceu no dia 26 de junho, aos 92 anos de idade.

    Dorothea Singleton nasceu no dia 28 de setembro de 1919, em Nova Iorque. Formada em dança, ela iniciou sua carreira artística como bailarina clássica do American Ballet Theatre, na década de 1930, quando ainda era conhecido como Ballet Theatre. No final da década, Doris começou a cantar em orquestras e big bands, profissão que a levou para o rádio, onde também atuou como atriz. Trabalhando com nomes como Bob Hope, George Burns e Jack Benny, Doris se tornou uma profissional conhecida no meio.

    Na década de 1940, a atriz foi escalada para atuar na série radiofônica My Favorite Husband, estrelada por Lucille Ball. Quando a produção migrou para a TV, sob o título de I Love Lucy, Doris foi convidada a fazer participações interpretando Caroline Appleby, esposa do proprietário de uma estação de rádio a quem Ricky e Lucy tentavam impressionar. Com isso, Lucy se metia em encrencas sempre que tentava ser melhor que Caroline. Doris participou de dez episódios da série, incluindo o clássico Lucy and Harpo Marx. Ela voltaria a trabalhar com Lucy em participações das séries O Show da Lucy e Here’s Lucy, interpretando personagens diferentes.

    Com a morte de Doris, os atores que interpretaram o pequeno Ricky (quando bebê e quando criança) se tornam os únicos sobreviventes do elenco fixo e recorrente da série.

    Doris (E) e Lucille Ball em ‘I Love Lucy’

    A atriz também teve participações em episódios das séries As Aventuras do Superman, Richard Diamond, Alfred Hitchcock Apresenta, Make Room For Daddy, Perry Mason, Mr. Lucky, Corda Bamba, Xeque-Mate, Gunsmoke, Hazel, Além da Imaginação, Os Monstros, Comédias Dick Van Dyke, O Fugitivo, FBI, Um Caso de Família, Guerra, Sombra e Água Fresca, Meus Três Filhos, Tudo em Família, Marcus Welby, O Jogo Perigoso do Amor, Cannon, Phyllis, Quincy e Dinastia, entre outras.

    Doris afastou-se da carreira na década de 1990, limitando-se a trabalhos de narração e dublagens em comerciais. Ela foi casada com o roteirista, produtor e diretor Charlie Isaacs, entre 1941 e 2002, ano em que ele morreu. O casal não teve filhos.

    No vídeo abaixo, a atriz fala sobre sua personagem em I Love Lucy.

    [youtube https://www.youtube.com/watch?v=ZY-kUFpb3qo&w=620&h=330%5D

    Frank Cady (1915-2012)

    Ator conhecido pelas séries O Fazendeiro do Asfalto e Petticoat Junction, Frank Cady faleceu no dia 8 de junho, aos 96 anos de idade.

    Frank Randolph Cady nasceu no dia 8 de setembro de 1915, em Susanville, Califórnia. Formado em arte dramática pela Universidade de Stanford, em 1938, Frank iniciou sua carreira como professor assistente. Mais tarde, começou a trabalhar como ator no teatro quando esteve na Inglaterra, onde também fez algumas participações em programas de rádio e de TV.

    Frank precisou deixar a carreira de lado quando serviu na força aérea durante a segunda guerra mundial. De volta aos EUA, ele se estabeleceu em Los Angeles, onde começou a trabalhar no teatro e no rádio.

    Ele estreou no cinema como figurante e interpretando pequenos papeis com falas em filmes como O Galante Mr. Deeds, O Demônio da Noite, Êxito Fugaz, Com as Horas Contadas, O Pai da Noiva, Os Segredos das Jóias, A Montanha dos Sete Abutres, O Fim do Mundo, Janela Indiscreta e Quando a Esposa Peca, entre outros.

    O ator chegou na TV em 1953, onde foi visto em participações especiais em diversas séries. Entre elas, Life with Luigi, A Secretária, Maverick, 77 Sunset Strip, The Deputy, Rawhide, Hawaiian Eye, Perry Mason, Os Intocáveis, O Pimentinha, Cheyenne, O Homem de Virgínia, A Caravana, Grindl, Hazel, Gunsmoke, O Show de Andy Griffith, Havaí 5-0 e Oito é Demais, entre outros.

    Entre 1953 e 1964, o ator integrou o elenco coadjuvante da sitcom The Adventures Ozzie of Harriet, na qual interpretou Doc Williams. Em 1963, o ator foi contratado para dar vida ao personagem Sam Drucker, prefeito, chefe dos correios e proprietário da loja de conveniências de Hooterville, na série Petticoat Junction. Quando a série ganhou uma spinoff, O Fazendeiro do Asfalto/Green Acres, Cady passou a interpretar o personagem nas duas séries. Ele também faria participações em A Família Buscapé, também como Sam Drucker. As três sitcoms eram produzidas por Paul Henning.

    Marcado pelo personagem, Cady não conseguiu muitos trabalhos depois que as séries foram canceladas no início da década de 1970. Realizando alguns trabalhos em comerciais e dublagens, Cady aposentou-se em 1977, retornando em 1990 para o filme reunion de O Fazendeiro do Asfalto.

    Em 1940, ele se casou com Shirley Cady, jovem que ele conheceu em Stanford. O casal teve dois filhos, Catherine e Steven. Shirley faleceu em 2008.

    Yvette Wilson (1964-2012)

    Atriz da série Moesha, Yvette Wilson faleceu no dia 14 de junho, aos 48 anos de idade, vítima de câncer cervical. Tendo sido diagnosticada com a doença há alguns anos, Yvette submeteu-se a um tratamento de quimioterapia que a levou à fase de remissão.

    No entanto, ela passou a sofrer de problemas renais, chegando ao ponto de precisar de um transplante de rins. Nesse meio tempo, o câncer voltou. Com sua imunidade baixa, a atriz não conseguiu combater a doença.

    Yvette nasceu em 6 de março de 1964, em Los Angeles. Formada em comunicações, ela iniciou uma carreira como stand-up comedian por acidente. Após perder uma aposta, ela precisou atuar como comediante no clube de uma amiga. A experiência a levou a investir nessa carreira.

    A atriz chegou na TV em 1992, com participações no programa humorístico In Living Color. Entre 1993 e 1994, ela integrou o elenco da sitcom Thea, na qual também trabalhava a atriz e cantora Brandy Norwood.

    As duas voltariam a atuar juntas em Moesha, série estrelada por Brandy na qual Yvette interpretou Andell, proprietária do The Den, ponto de encontro de Moesha e seus amigos. Em 2000, Yvette deixou a série para integrar o elenco de sua spinoff, The Parkers, na qual interpretou a amiga da protagonista.

    Publicidade
    TAGS:

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    MELHOR OFERTA

    Revista em Casa + Digital Completo