Digital Completo: Assine a partir de R$ 9,90
Imagem Blog

Nova Temporada

Por Fernanda Furquim Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

Notas de falecimentos – Janeiro de 2014

Alexandra Bastedo (1946-2014) Atriz da série britânica Os Campeões/The Champions, produzida na década de 1960, Alexandra Bastedo faleceu no dia 12 de janeiro, aos 67 anos de idade, vítima de câncer. Alexandra Lendon Bastedo nasceu no dia 9 de março de 1946 em Hove, Inglaterra. Quando criança, ela sonhava em se tornar veterinária, o que […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 1 dez 2016, 18h48 - Publicado em 3 fev 2014, 13h01
alexandra1

Alexandra na década de 1960

Alexandra Bastedo (1946-2014)

Atriz da série britânica Os Campeões/The Champions, produzida na década de 1960, Alexandra Bastedo faleceu no dia 12 de janeiro, aos 67 anos de idade, vítima de câncer.

Alexandra Lendon Bastedo nasceu no dia 9 de março de 1946 em Hove, Inglaterra. Quando criança, ela sonhava em se tornar veterinária, o que a levou a passar boa parte da infância fazendo trabalhos voluntários em consultórios veterinários.

Aos 18 anos, ela ganhou um concurso que a levou para Hollywood, onde fez alguns trabalhos como atriz. Apesar das ofertas que recebia, Alexandra decidiu atender o pedido dos pais e voltar para o Reino Unido onde retomou seus estudos.

Continua após a publicidade

Em paralelo, ela manteve sua carreira de atriz. Além do inglês, Alexandra falava italiano, espanhol, francês e alemão, o que facilitou para que ela realizasse alguns trabalhos em outros países da Europa.

Ao longo de sua carreira, ela foi vista em episódios de O Conde de Monte Cristo, O Santo, The Man Who Never Was, Starlost, The Agatha Christie Hour e Absolutely Fabulous, entre outras.

Entre 1968 e 1969, ela estrelou sua primeira série, Os Campeões. Na história, ela interpreta Sharron, uma agente da Nemesis, organização criada pela Nações Unidas com o objetivo de manter a lei em diversos países do mundo. Durante uma viagem, ela e mais dois agentes, Craig (Stuart Damon) e Richard (William Gaunt) sofrem um acidente aéreo nas montanhas do Himalaia.

Eles são resgatados por membros de uma misteriosa comunidade que confere a eles poderes que ampliam suas capacidades físicas e mentais. Entre os poderes recém adquiridos estão diversas habilidades físicas, telepatia e premonição. A partir de então, eles passam a combater diversos vilões, incluindo regimes totalitários de países da América Latina e da China, bem como grupos nazistas que tentam tomar o poder em diversos países. A série teve trinta episódios produzidos.

Continua após a publicidade

Elenco de 'Os Campeões'

Elenco de ‘Os Campeões’ (Foto: ITV/Arquivo)

Beyond Reasonable Doubt – Photocall
Continua após a publicidade

Alexandra em 2005 (Foto: Getty)

Em 1970, ela integrou o elenco da série Codename, que também teve apenas uma temporada produzida. Esta também era uma série de espionagem que acompanhava as aventuras de um grupo de agentes do MI17. A série teve treze episódios produzidos, todos destruídos pela BBC para reutilização de fita. Em 1979, Alexandra esteve no elenco da minissérie The Aphrodite Inheritance, outro drama de espionagem, em oito episódios.

O trabalho mais recente de Alexandra como atriz é o filme Batman Begins, de 2005, no qual ela fez uma figuração interpretando uma mulher da sociedade.

Depois de namorar personalidades como Omar Shariff e David Frost, Alexandra se casou com o diretor e produtor teatral Patrick Garland em 1980. Eles  se conheceram quando a atriz trabalhou em peças produzidas por ele. Os dois permaneceram casados até 2013, quando Garland faleceu aos 78 anos de idade. O casal não teve filhos.

Continua após a publicidade

Defensora dos direitos dos animais, a atriz criou em 1984 o Alexandra Bastedo Champions (ABC). Este era um abrigo montado em sua fazenda em Chichester com o qual ela resgatava animais abandonados ou feridos oferecendo-lhes cuidados e um novo lar. Atualmente, o abrigo conta com a ajuda de 55 voluntários.

Em 1995, ela publicou sua autobiografia, Beware Dobermanns, Donkeys and Ducks, na qual faz poucas referências à sua vida artística. Alexandra preferiu focar o livro em seu trabalho com os animais.

 

Ben StarrBen Starr (1921-2014)

Roteirista e produtor, Ben Starr faleceu no dia 19 de janeiro, aos 92 anos de idade, vítima de problemas cardíacos.

Benjamin Starr nasceu no dia 18 de outubro de 1921 em Nova Iorque. Filho de imigrantes russos, Starr trabalhou em uma fábrica de rosquinhas até se formar para ajudar no orçamento da casa. Depois de servir durante a 2ª Guerra Mundial, ele deu início à sua carreira de roteirista.

Continua após a publicidade

Starr começou escrevendo esquetes para comediantes e artistas que se apresentavam em programas de rádio, entre eles, Al Jolson, Dean Martin, Jerry Lewis e George Burns. Ele migrou para a TV na década de 1950, quando começou a escrever episódios de séries. Entre elas, I Married Joan, December Bride, Perry Mason, Os Amores de Dobie Gillis, Bachelor Father, Mr. Ed, Nossa Vida Com Mamãe/The Donna Reed Show, Tammy, Meu Marciano Favorito, Petticoat Junction, The Andy Griffith Show, The Paul Lynde Show, Maude, Chico and the Man, Tudo em Família, Mork & Mindy, Super Vicky e Arnold.

Em 1979, em parceria com Howard Leeds e Jerry Mayer, Starr desenvolveu a sitcom Vivendo e Aprendendo/Facts of Life, spinoff de Diff’rent Strokes. A série acompanhou a vida de alunas de uma escola só para mulheres que vivem em uma pensão. A série foi produzida entre 1979 e 1988, com um total de nove temporadas. Em 1982, em parceria com Martin Cohan e Howard Leeds, Starr criou a sitcom Silver Spoons, exibida nos EUA até 1987, com um total de cinco temporadas. Estrelada por Ricky Schroder, a sitcom familiar girava em torno da vida de Ricky Stratton, um garoto mimado que está descobrindo a vida.

Starr foi casado com Gloria Kaplan entre 1949 e 1999, ano em que ela faleceu. O casal teve três filhos, Peter, John e Carol. Em 2000 ele iniciou um relacionamento com Paula Sheinwold, com quem ainda vivia.

 

FrankMarthFrank Marth (1922-2014)

Ator convidado em diversas séries produzidas entre as décadas de 1950 e 1990, Frank Marth faleceu no dia 12 de janeiro, aos 91 anos, em consequência do Mal de Alzheimer.

Marth nasceu no dia 29 de julho de 1922, em Nova Iorque. Ele iniciou sua carreira na década de 1940, no teatro e em 1949, sua carreira televisiva, onde se estabeleceu como ator convidado em diversas séries.

Ao longo dos anos, ele foi visto em episódios de The Honeymooners, Decoy, Car 54 Where Are You?, Cidade Nua, As Enfermeiras, The Patty Duke Show, Culpado ou Inocente?/Arrest and Trial, Os Defensores, Meu Marciano Favorito, Perry Mason, Convoy, Viagem ao Fundo do Mar, O Agente da UNCLE, Combate, O Fugitivo, Shane, Cavalo de Ferro, Daktari, Besouro Verde, Cowboy na África, Os Guerrilheiros/Garrison’s Gorillas, Os Invasores, James West, Alma de Aço/Run For Your Life, Ratos do Deserto, Judd, Os Fora da Lei/Outcasts, Big Valley, Os Audaciosos/The Name of the Game, Here’s Lucy, Bonanza, Lancer, Havaí 5-0, Mod Squad, Guerra Sombra e Água Fresca/Hogan’s Heroes, O Homem de Virgínia, Missão Heróica/The Young Rebels, Missão: Impossível, Marcus Welby, The F.B.I., Mannix, Têmpera de Aço/Ironside, Shaft, Hawkins, Os Novatos/The Rookies, Chopper One, Gunsmoke, Os Novos Centuriões/Police Story, Kolchack, Mash, Switch, Cannon, O Homem de Seis Milhões de Dólares, São Francisco Urgente, A Mulher-Maravilha, Barnaby Jones, Os Pioneiros, Starsky & Hutch, A Mulher Biônica, Galactica, O Incrível Hulk, Lou Grant, Casal 20, Hospital/Trapper John M.D., Vega$, Quincy, Dallas, Carga Pesada/Simon & Simon, Voyagers!, Duro na Queda, Águia de Fogo, Retrato Falado, Esquadrão Classe A e Dirty Dozen: The Series, entre outros.

Marth era casado com a atriz Hope Holiday desde 1967. Não há informações de que o casal tenha tido filhos.

(E-D) Werner Klemperer e Frank Marth em um episódio de 'Guerra, Sombra e Água Fresca' (Foto: CBS/Arquivo)

(E-D) Werner Klemperer e Frank Marth em um episódio de ‘Guerra, Sombra e Água Fresca’ (Foto: CBS/Arquivo)

 

LARRY D. MANNLarry D. Mann (1922-2014)

Ator convidado em diversas séries produzidas entre as décadas de 1990, Larry D. Mann faleceu no dia 6 de janeiro, aos 91 anos de idade, de causas naturais.

Larry nasceu no dia 18 de dezembro de 1922, em Toronto, Canadá. Ele iniciou sua carreira como DJ da rádio 1050 CHUM, em 1949. Em 1952, Larry começou a fazer participações em programas televisivos. Entre eles, Let’s See, um programa infantil de marionetes. Em 1960, ele comandou seu próprio talk show, o Midnight Zone. Depois que o programa foi cancelado, o ator migrou para os EUA onde se estabeleceu como ator convidado de séries na TV americana.

Ao longo dos anos, ele foi visto em episódios de 77 Sunset Strip, A Lei de Burke, Big Valley, Ben Casey, A Escuna do Diabo/The Wackiest Ship in the Army, Meu Marciano Favorito, Alma de Aço/Run For Your Life, Viagem ao Fundo do Mar, Honey West, Cavalo de Ferro, Agente 86, Shane, Besouro Verde, Os Destemidos, O Agente da UNCLE, He & She, Accidental Family, Mannix, Felony Squad, Guerra Sombra e Água Fresca/Hogan’s Heroes, O Rei dos Ladrões/It Takes a Thief, A Feiticeira, E as Noivas Chegaram/Here Come the Brides, O Jogo Perigoso do Amor/Love American Style, Têmpera de Aço/Ironside, O Fazendeiro do Asfalto/Green Acres, Bonanza, Chaparral, Gunsmoke, Galeria do Terror, Baretta, Columbo, Quincy, A Conquista do Oeste, Os Gatões/Dukes of Hazzard, Chumbo Grosso/Hill Street Blues e Profissão Perigo/MacGyver, entre outras.

O ator também dublou diversos personagens em séries animadas e fez participações em vários curtas. No cinema, ele foi visto em filmes como Golpe de Mestre, No Calor da Noite e Dominique, entre outros.

(E-D) Bob Crane e Larry D. Mann em cena de um episódio de 'Guerra Sombra e Água Fresca' (Foto: CBS/Arquivo)

(E-D) Bob Crane e Larry D. Mann em cena de um episódio de ‘Guerra Sombra e Água Fresca’ (Foto: CBS/Arquivo)

 

Pierre em 'Combate' (Foto: ABC/Arquivo)

Pierre em ‘Combate’ (Foto: ABC/Arquivo)

Pierre Jalbert (1925-2016)

Ator da série Combate, Pierre Jalbert faleceu no dia 22 de janeiro, aos 89 anos de idade, vítima de complicações decorrentes de uma parada cardíaca.

Joseph Jacques Pierre-Paul Jalbert nasceu no dia 9 de janeiro de 1925, em Quebec, no Canadá. Filho de um jornalista, Pierre se dedicou aos esportes, tornando-se em 1948 o capitão da equipe de esqui que representou o Canadá nas Olimpíadas em St. Moritz. Mas um acidente no qual quebrou uma perna o afastou dos jogos. Na década de 1950, ele se mudou para os EUA, onde trabalhou como instrutor de esqui.

Nesta época, ele já estava interessado em cinema, tendo participado de algumas atividades promovidas pelo National Film Board of Canada. Assim, em 1952, ele foi para Hollywood, onde conseguiu um emprego como editor de filmes nos estúdios MGM.

Em 1961, a pedido da esposa de seu agente, Pierre fez testes para o papel de Caje, um dos soldados que faziam parte do pelotão liderado pelo Sargento Saunders (Vic Morrow), na série Combate, da rede ABC. Este foi seu segundo trabalho como ator. Ele já tinha feito uma ponta o filme Sky Crazy! de 1955. Durante a produção de Combate, Pierre recebeu várias dicas de atuação de Morrow, que em troca lhe pediu dicas sobre edição de filmes.

O ator em 2014 (Foto: FriendGrief)

O ator em 2014 (Foto: FriendGrief)

Após o cancelamento de Combate, ele fez algumas participações especiais, entre elas, episódios Missão: Impossível, Custer, O Homem de Virgínia, Galeria do Terror e As Audaciosas, bem como em filmes, como Aeroporto 1979 e Goodbye Cruel World.

Apesar de sua experiência como ator, Pierre decidiu voltar a trabalhar como editor, recebendo uma indicação ao Emmy pela edição de som da minissérie Shogun.

Ele se aposentou em 1990, aos 65 anos de idade.

Em 1961, ele se casou com a atriz e bailarina Joy Lee, com quem ainda vivia.

 

sarahmarshallSarah Marshall (1933-2014)

Atriz convidada de diversas séries produzidas entre as décadas de 1950 e 1990, Sarah Marshall faleceu no dia 18 de janeiro, aos 80 anos de idade, vítima de câncer.

Sarah Lynne Marshall nasceu no dia 25 de maio de 1933, em Londres, Inglaterra, filha dos atores Herbert Marshall e Edna Best. A família de Sarah se mudou para os EUA em 1939, onde ela iniciou sua carreira artística na década de 1950, no teatro. Depois de participar de algumas montagens da Broadway, ela estreou no cinema com o filme O Mercador de Almas/The Long Hot Summer, de 1958, ao lado de Paul Newman e Joanne Woodward.

Nesta mesma época, a atriz começou a fazer participações em episódios de séries. Ao longo de sua carreira, ela foi vista em episódios de Os Aquanautas, Perry Mason, Hong Kong, Impacto/Thriller, Aventuras no Paraíso, Alfred Hitchcock Apresenta, Além da Imaginação, As Enfermeiras, Stoney Burke, 77 Sunset Strip, Inferno nos Céus/12 O’Clock High, O Fugitivo, F Troop, Agente 86, Meu Marciano Favorito, Nossa Vida com Mamãe/The Donna Reed Show, Os Destemidos, James West, Jornada nas Estrelas, Têmpera de Aço/Ironside, The F.B.I., Daniel Boone, Um é Pouco Dois é Bom e Três é Demais/Three’s Company, The Jeffersons, Scruples, Casal 20, Jogo Duplo/Remington Steele, Super Vicky e Cheers, entre outras.

Em 1972, ela se mudou para a Inglaterra, onde fez participações em produções britânicas, entre elas a série Strange Report. Sarah voltou para os EUA em 1979, ano em que estrelou a série Miss Winslow And Son, que teve apenas seis episódios produzidos.

A atriz foi casada duas vezes. A primeira com o decorador Mel Bourne, com quem teve um filho, Timothy. A união durou entre 1952 e 1957. Em 1964 ela se casou com o ator Kal Held, com quem ainda vivia.

Cliquem em algumas fotos para ampliar. 

MarshallStarTrek

Sarah com William Shatner em ‘Jornada nas Estrelas’ (Foto: NBC/Arquivo)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai a partir de R$ 7,48)
A partir de 29,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.