Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês
Nova Temporada Por Fernanda Furquim Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

NBC: Cancelamentos, Renovações e Novas Séries

Chegamos naquela época do ano em que os fãs de séries sofrem. Ávidos por novidades, mas apegados às séries que vêm acompanhando há algum tempo, os fãs vivem uma contradição. Afinal, para que as novas produções possam estrear é necessário que as séries de baixa audiência sejam canceladas, abrindo espaço para outras. Tudo na vida […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 1 dez 2016, 16h06 - Publicado em 16 Maio 2011, 19h30

Cena de “Smash”, sobre os bastidores de produção de um musical da Broadway

Chegamos naquela época do ano em que os fãs de séries sofrem. Ávidos por novidades, mas apegados às séries que vêm acompanhando há algum tempo, os fãs vivem uma contradição. Afinal, para que as novas produções possam estrear é necessário que as séries de baixa audiência sejam canceladas, abrindo espaço para outras. Tudo na vida acaba, inclusive as séries. Algumas conseguem finalizar suas tramas, mas a maioria é cancelada deixando sua história em aberto. Podemos dizer que é uma verdadeira morte. Partem deixando algo inacabado.

Informações sobre cancelamentos de séries vêm sendo divulgadas pela imprensa em uma pré-lista, antes do Upfront. Embora não sejam oficiais, elas trazem informações confirmadas por pessoas que, direta ou indiretamente, trabalham com as respectivas produções. Visto que os canais vão oficializar as informações ao longo da semana, farei postagens trazendo todas as informações, já oficializadas, a começar por esta, da NBC.

Os anúncios são feitos durante o evento conhecido como “Upfront“, no qual os canais de TV anunciam sua nova grade de programação. Apresentando seus novos produtos à imprensa e a anunciantes, eles divulgam uma grade oficial da próxima temporada, que nos EUA é conhecida como “Fall Season”, por iniciar no período do outono, mês de setembro. Na mesma grade divulgada são incluídas as séries que estreiam na midseason, que se refere ao período entre janeiro e março.

Este ano, a NBC foi a primeira a realizar seu upfront. O canal anunciou 12 novas séries, entre elas, seis dramas e seis comédias. Duas são versões americanas de séries inglesas (Prime Suspect e Free Agents), uma é versão para a TV de um filme produzido para o cinema (The Firm), que por sua vez teve como base um livro; e uma das novas comédias da NBC é a adaptação de um livro (Are You There Vodka? It’s Me Chelsea).

Comentarei o perfil da nova programação americana em postagens que serão publicadas no final da semana, depois que todos os canais da rede aberta tiverem apresentado seus respectivos upfronts. Lembrando que serão apenas as séries da TV Aberta.

Em relação às séries canceladas, o canal fez uma limpa, retirando de sua grade todas as produções que registravam baixa audiência, em um total de sete produções; sendo que uma delas, “The Cape”, já estava definida como cancelada quando a Universal divulgou o lançamento da série completa em DVD, nos EUA.

Assim sendo, o canal renovou um total de oito séries. Todas estão previstas para retornar com novas temporadas em setembro, com exceção de “30 Rock”, que só volta em janeiro de 2012. O atraso em seu retorno se deve à gravidez de Tina Fey. Os produtores vão esperar ela dar à luz para começar a filmar os novos episódios, a partir de outubro.

Entre os projetos descartados está o remake de “A Mulher Maravilha” sobre o qual falarei em postagem à parte. Outro projeto descartado é “A. Mann’s World”, de Michael Patrick King. Segundo a imprensa, ele estaria oferecendo o projeto para a TV a cabo. Portanto, ainda tem chances de conseguir um lugar para estrear.

Esta nova temporada é a primeira de Robert Greenblatt como diretor de programação da NBC. Tendo exercido a mesma função no Showtime, canal a cabo, Greenblatt tem a missão de ressuscitar o canal que vem perdendo espaço junto à audiência há alguns anos. Esse teria sido um dos motivos para cancelar sete séries e encomendar 12 novas produções.

Uma de suas grandes apostas é “Smash”, série considerada a versão adulta de “Glee”, que retrata os bastidores de produção de um grande musical da Broadway. O projeto de Steven Spielberg tinha sido oferecido para o Showtime, mas quando Greemblatt migrou para a NBC, levou o projeto com ele. Mesmo assim, a série só vai estrear nos EUA na midseason de 2012.

Continua após a publicidade

A versão para a TV de “A Firma” também só irá estrear no início de 2012. A série já estava em pré-produção por uma produtora independente. Vendida ao grupo Sony, que a estreará em nível internacional pelo canal AXN, a série foi oferecida ao canal NBC para o mercado doméstico. Sem ter um episódio piloto produzido para avaliação ou um elenco definido, a NBC comprou os direitos de exibição da série, que terá 22 episódios produzidos para a primeira temporada. Em função disso, sua estreia foi jogada para a midseason.

O canal programou “Grimm”, série policial de fantasia, para as noites de sextas. Isto parece significar que a aposta na série não é grande, já que a audiência nas sextas costuma ser baixa. Mas visto que “Fringe” se mantém nesse mesmo horário na Fox, e “Supernatural” provavelmente ficará nesse horário no CW, a NBC parece estar atrás desse público. A única outra série de ficção do canal é “Awake”, que não aparece na grade, mas deve estrear na midseason. Esta tem um perfil mais adulto que “Grimm”, seguindo uma trama sobre realidades paralelas.

Outras novas produções anunciadas, mas que ainda não constam da grade, são “Are You There Vodka, It’s Me Chelsea”, “Bent” e “Best Friends Forever – BFF”, o que significa que irão estrear em algum lugar da midseason, provavelmente substituindo séries canceladas ou em intervalo de exibição. Segundo a imprensa, as duas últimas receberam a encomenda de apenas seis episódios.

Confiram abaixo as listas e entre nos links para informações sobre enredo e elenco. Todas as informações são oficiais:

Séries Canceladas: Chaos, Chase, The Event, Law & Order: LA, Outsourced, The Paul Reiser Show e Perfect Couples.

Séries Renovadas: Parenthood, Harry’s Law, Law & Order: SVU, Community, 30 Rock, Parks and Recreation, The Office e Chuck, para sua última temporada.

Novas Séries: Awake (ex-REM), Smash, Prime Suspect, Playboy, Grimm, Are You There Vodka? It’s Me Chelsea, Whitney, Best Friends Forever – BFFs, Bent, Free Agents, The Firm e Up All Night.

Projetos Descartados: 17th Precinct, A Mann’s World, Wonder Woman, Metro (ex-S.I.L.A.), Reconstruction (ex-The Crossing), Brave New World, Family Practice (anteriormente divulgado como Projeto de Dan Goor), I Hate That I Love You, Help Wanted (anteriormente divulgado como Projeto de Kari Lizer), Lovelives e My Life as an Experiment.

Grade de Estreias das séries da NBC 2011-2012:

Fall Season (a partir de setembro de 2011):
Segunda-Feira – The Playboy Club
Terça-Feira – Parenthood
Quarta-Feira – Up All Night, Free Agents, Harry’s Law e Law & Order: SVU
Quinta-Feira – Community, Parks and Recreation, The Office, Whitney e Prime Suspect
Sexta-Feira – Chuck e Grimm

Midseason 2012 (a partir de janeiro de 2012):
Domingo – The Firm
Segunda-Feira – Smash

Também para a Midseason 2012:
30 Rock
Awake
Are You There, Vodka? It’s Me, Chelsea
Best Friends Forever
Bent

Continua após a publicidade

Publicidade