Morre Sam Simon, cocriador e produtor de ‘Os Simpsons’
No último domingo, dia 8 de março, faleceu aos 59 anos de idade o produtor e roteirista Sam Simon que, em 1989, ajudou Matt Groening e James L. Brooks a desenvolver uma nova série animada chamada Os Simpsons. O produtor vinha lutando contra um câncer colorretal diagnosticado em estágio quatro no final de 2012. Desde então, a […]


Sam Simon em janeiro deste ano (Foto: Jason LaVeris/FilmMagic).
No último domingo, dia 8 de março, faleceu aos 59 anos de idade o produtor e roteirista Sam Simon que, em 1989, ajudou Matt Groening e James L. Brooks a desenvolver uma nova série animada chamada Os Simpsons.
O produtor vinha lutando contra um câncer colorretal diagnosticado em estágio quatro no final de 2012. Desde então, a doença se espalhou para os rins, fígado e estômago, chegando ao cérebro.
Além de desenvolver a série, Simon também foi co-showrunner e roteirista de diversos episódios. Simon deixou a equipe de produção de Os Simpsons em 1993, embora seu nome continuasse a ser creditado como produtor executivo.
Samuel Michael Simon nasceu no dia 6 de junho de 1955, em Los Angeles, Califórnia. Fez faculdade de psicologia, onde atuou como cartunista para o jornal estudantil. Mais tarde, foi cartunista esportivo para o jornal San Francisco Chronicles e o San Francisco Examiner.
Em 1977, fez storyboards e roteiros para os estúdios Filmation, que produzia desenhos animados para a TV. Entre seus trabalhos com este estúdio estão as séries animadas Fat Albert and the Cosby Kids, As Novas Aventuras do Super Mouse e Faísca e Fumaça.
Na década de 1980, ele passou a escrever roteiros para sitcoms como Barney Miller, Taxi, na qual também atuou como editor de roteiros e showrunner (entre 1982 e 1983), Cheers e The Garry Shandling’s Show. Em 1987 ele se tornou produtor executivo e roteirista do humorístico The Tracy Ullman Show, onde a série Os Simpsons surgiu como uma das esquetes do programa.
Na década seguinte, ele criou duas sitcoms familiares, ambas canceladas com apenas uma temporada: The Phenom e The George Carlin Show.
Entre seus últimos trabalhos na TV estão as séries The Drew Carey Show, entre 1998 e 2003; Z Rock, entre 2008 e 2009; e Anger Management, entre 2012 e 2013, nas quais atuou como consultor.
Apaixonado por animais, ele fundou a Sam Simon Foundation, que tem como missão resgatar cães para oferecê-los para adoção, bem como treiná-los para que eles possam atender pessoas necessitadas. Também criou uma clínica veterinária itinerante para atender os animais de pessoas que não têm condições de pagar por tratamentos. Através de trabalhos de filantropia, Simon também distribuía comida vegan para pessoas que passavam fome. Quando foi diagnosticado com câncer, Simon começou a adquirir zoológicos e circos espalhados pelo mundo, com o objetivo de libertar os animais e devolvê-los ao seu habitat natural.
O produtor foi casado duas vezes. A primeira entre 1984 e 1991 com a atriz Jennifer Tilly; a segunda entre 2000 e 2003 com a ex-coelhinha da Playboy Jami Ferrell. Não consta que ele tenha tido filhos.
Além da família, Simon deixou sua fortuna para diversas instituições de caridade.