Morre Lou Scheimer, cofundador da Filmation
Entre as décadas de 1960 e 1980, a Filmation foi responsável por produzir mais de 70 séries animadas que marcaram a infância de gerações. De As Novas Aventuras do Superman e Viagem Fantástica a He-Man e She-Ra, a Filmation definiu uma linha de produção e se estabeleceu no mercado como uma das gigantes do ramo. Lou […]

Entre as décadas de 1960 e 1980, a Filmation foi responsável por produzir mais de 70 séries animadas que marcaram a infância de gerações. De As Novas Aventuras do Superman e Viagem Fantástica a He-Man e She-Ra, a Filmation definiu uma linha de produção e se estabeleceu no mercado como uma das gigantes do ramo. Lou Scheimer, cofundador da produtora, faleceu no dia 17 de outubro, aos 84 anos de idade, segundo o Pittsburgh Museum of Cartoon Art.
A produtora foi fundada por Scheimer, Hal Sutherland (artista da Disney) e Norm Prescott (locutor de rádio falecido em 2005), em 1962. Scheimer conheceu Sutherland quando trabalhavam na Larry Harmon Pictures. Quando o estúdio fechou, os dois foram trabalhar na produtora True Line, onde conheceram Prescott, um DJ que narrava filmes animados. Juntos, os três decidiram montar sua própria produtora, que recebeu o nome de Filmation Studios.
O primeiro trabalho importante da nova empresa foi Journey Back To Oz, sequência animada do filme O Mágico de Oz, lançado pela MGM em 1939. Mas as dificuldades técnicas e financeiras fizeram com que a produção somente fosse lançada em 1974. Neste meio tempo, para levantar dinheiro rápido, a Filmation começou a produzir animações para a televisão.
Entre comerciais e vinhetas, a produtora também ofereceu algumas séries animadas, que competiam no mercado televisivo com a Hanna-Barbera. A primeira série da produtora foi Superman, versão do herói da DC Comics que estreou em 1966. A boa receptividade da animação levou a DC a oferecer outros heróis para a Filmation, que produziu Aquaman e Batman. Mas o primeiro sucesso da Filmation, a estabelecer a produtora e seu estilo, foi A Turma do Archie, que estreou em 1968.
Ao longo dos anos, a produtora ofereceu séries como Hardy Boys, Sabrina, Fat Albert and the Cosby Kids, Missão Mágica, As Aventuras de Waldo Kitty, Tarzan, Os Sentinelas do Espaço, Conde Quakula, Faísca e Fumaça, Zorro, Super Mouse, Flash Gordon, Blackstar, He-Man, She-Ra e BraveStarr, entre outros. O estúdio também produziu versões animadas de séries de sucesso da época, como The Brady Kids, Meu Marciano Favorito, Lassie, Jornada nas Estrelas e As Novas Aventuras de Gilligan, entre outras. Na década de 1970, a Filmation se aventurou na produção de séries com atores, entre elas, Capitão Marvel, A Poderosa Isis, Ark II, Academia Espacial, Jason o Homem do Espaço e Trio Calafrio/The Ghost Busters.
Em 1969, a Filmation foi adquirida pela TelePrompTer Corporation, que em 1981 foi incorporada a Westinghouse Electric Corporation. As atividades da Filmation encerraram em 1989, quando parte de seu catálogo foi vendido.
Além de diretor da empresa, Scheimer também atuou como produtor, diretor, compositor e dublador de várias animações oferecidas pelo estúdio, chegando a ser indicado, juntamente com Norm Prescott ao Daytime Emmy pela produção de Fat Albert and the Cosby Kids e de Jornada nas Estrelas, com a qual ganhou o prêmio.
Após passar por uma cirurgia cardíaca, Scheimer foi diagnosticado com a doença de Parkinson. Ele continuou trabalhando até 2012, prestando assessoria para a Gang of Seven Animation.
Scheimer foi casado duas vezes. Sua primeira esposa foi Jay Scheimer, com quem teve dois filhos, Erika e Lane. Jay morreu em 2009. Em 2010 ele se casou com Maryanne Wucher Scheimer, com quem ainda vivia.
E-D: Jason, o Homem do Espaço/Jason of Star Command e Ark II.
E-D: Trio Calafrio/The Ghost Busters e A Poderosa Isis/Isis