Morre James Gandolfini, ator da série ‘A Família Soprano’
Esta é uma notícia que pegou os fãs de surpresa. Segundo o Variety, o ator James Gandolfini faleceu hoje (19/6) aos 51 anos de idade. Acredita-se que ele tenha sido vítima de uma parada cardíaca. O ator estava passando as férias na Itália, onde participaria do 59º Taormina Film Festival na Sicília. Representantes da HBO confirmaram a informação. […]

Esta é uma notícia que pegou os fãs de surpresa. Segundo o Variety, o ator James Gandolfini faleceu hoje (19/6) aos 51 anos de idade. Acredita-se que ele tenha sido vítima de uma parada cardíaca. O ator estava passando as férias na Itália, onde participaria do 59º Taormina Film Festival na Sicília.
Representantes da HBO confirmaram a informação. Em nota divulgada à imprensa, o canal disse: ‘estamos em estado de choque e sentindo uma imensa tristeza pela perda de um querido membro de nossa família. Ele era um homem especial e um grande talento mas, o que é mais importante, também uma pessoa amável que sempre tratou a todos com respeito, não importando sua posição. Ele tocou a vida de muitos que o conheceram ao longo dos anos com seu humor, seu entusiasmo e sua humildade. Nossos pêsames para sua esposa e seus filhos neste momento terrível. Sua ausência será profundamente sentida por todos nós’.
O ator ficou conhecido por estrelar a série A Família Soprano/The Sopranos, produção que marcou a história do canal HBO.
Gandolfini estava se preparando para voltar à TV com a minissérie Criminal Justice, remake de uma série britânica, encomendada pela HBO. O ator chegou a filmar o primeiro episódio. Gandolfini também desenvolvia para a CBS o projeto de série Taxi-22, remake de produção canadense.
James Joseph Gandolfini Junior nasceu no dia 18 de setembro de 1961 em Westwood, New Jersey. Seu pai era um pedreiro que nasceu na Itália e sua mãe servia merenda na escola. Visto que ela cresceu no país do marido, era comum os dois falarem em italiano em casa. Depois de se formar em Comunicação pela Universidade de Rutgers, onde trabalhou como porteiro do campus, Gandolfini começou a se interessar pela carreira de ator.
Ele ainda trabalhou como bartender e gerente de night club, bem como outros empregos, antes de se dedicar à carreira artística. Em 1992, ele fez sua estreia na Broadway com a montagem Uma Rua Chamada Pecado/A Streetcar Named Desire, estrelada por Jessica Lange e Alec Baldwin. Pouco antes, em 1987, ele começou a fazer participações menores em filmes para o cinema. Ele foi visto em produções como O Último Boy Scout, Uma Estranha Entre Nós, Amor à Queima Roupa, Maré Vermelha, O Nome do Jogo, A Jurada, A Mexicana, O Sequestro do Metrô 123, Corações Perdidos, O Homem da Máfia e A Hora Mais Escura, entre outros. Seu último filme é Animal Rescue, previsto para ser lançado em 2014.
Na TV, ele foi visto em um episódio de Gun e nos telefilmes Doze Homens e uma Sentença, remake de clássico da televisão, e Cinema Verite. Sua única série foi A Família Soprano/The Sopranos, na qual interpretou Tony Soprano, mafioso de New Jersey que passa por uma crise pessoal, a qual o leva a procurar uma terapeuta. Com esta série, ele foi indicado a seis prêmios Emmy de melhor ator, tendo ganho três. Ele também foi visto no filme In The Loop, spinoff cinematográfica da série britânica The Thick of It.
Ainda para HBO, Gandolfini produziu os documentários Alive Day: Home From Iraq e Wartorn: 1861-2010, bem como o telefilme Hemingway & Gellhorn.
Entre 1999 e 2002 Gandolfini foi casado com Marcella Wudarski, com quem teve um filho, Michael. Em 2008 ele se casou com a modelo Deborah Lin, com que teve uma filha, Liliana, nascida em outubro de 2012.
Adendo (21/06/2013): segundo vem sendo divulgado pela imprensa americana, Gandolfini passou seu último dia de vida na companhia do filho de treze anos. Na volta ao hotel, ele passou mal enquanto estava no banheiro. Sendo socorrido pelo filho, que pediu ajuda ao gerente, o ator foi levado ao hospital ainda com vida onde, após várias tentativas para ressuscitá-lo, foi declarado morto. O corpo passará por uma autópsia antes de ser levado aos EUA, onde será enterrado.
Cliquem nas fotos para ampliar.
(E-D) Tony Sirico, Steven Van Zandt, Gandolfini, Michael Imperioli e Vincent Pastore em ‘A Família Soprano’
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=Uo3AIWU-3pA&w=620&h=330%5D