Morre Elmore Leonard, criador de ‘Justified’
O escritor Elmore Leonard faleceu esta manhã, dia 20 de agosto, aos 87 anos de idade. Leonard se recuperava de um derrame que sofreu no final de julho. A notícia foi divulgada por Gregg Sutter, amigo de Leonard, ao jornal Detroit News. Escritor de histórias de faroeste e policiais, Leonard ficou conhecido por criar personagens […]

O escritor Elmore Leonard faleceu esta manhã, dia 20 de agosto, aos 87 anos de idade. Leonard se recuperava de um derrame que sofreu no final de julho. A notícia foi divulgada por Gregg Sutter, amigo de Leonard, ao jornal Detroit News.
Escritor de histórias de faroeste e policiais, Leonard ficou conhecido por criar personagens ambíguos e diálogos ágeis, temperados com um humor negro. Ele teve diversos trabalhos adaptados para o cinema, como os filmes Jackie Brown, Os Indomáveis e O Nome do Jogo. Na TV, foram produzidas duas séries com base na obra do escritor. A primeira foi Karen Sisco, em 2003, e a segunda é Justified, série do FX que está em sua quinta temporada.
Formado em filosofia e trabalhando como copy writer em uma agência de propaganda de Detroit, Leonard começou a escrever contos explorando o gênero faroeste. Ao longo da década de 1950, ele conseguiu ter publicado diversas histórias, chamando a atenção dos produtores de Hollywood. Em 1957 estreou o filme O Resgate do Bandoleiro e Galante e Sanguinário, adaptações de sua obra. Depois de conquistar fama com o faroeste, Leonard também passou a se dedicar às histórias policiais, estabelecendo-se como escritor.
Em 1998, a Universal adaptou Out of Sight, história protagonizada pela detetive Karen Sisco. Bem recebido pelo público e pela crítica, e indicado ao Oscar de melhor roteiro adaptado, o filme Irresistível Paixão foi transformado em série em 2003, com Carla Gugino no papel principal. Mas Karen Sisco não conseguiu atrair uma grande audiência, sendo cancelada pela rede ABC com apenas uma temporada de dez episódios.
Em 2009, o roteirista e produtor Graham Yost adquiriu os direitos de adaptação dos livros Pronto e Riding the Rap, bem como do conto Fire in the Hole, para transformar na série Justified, que contava com Leonard como um dos produtores. Bem recebida pela crítica e tendo ganho diversos prêmios, a série se estabeleceu como uma das melhores audiências do canal FX.
Em 1949, Leonard se casou com Beverly Cline, com quem teve cinco filhos. A união terminou em divórcio em 1977. Em 1979, ele se casou com Joan Shepard, que faleceu em 1993. No mesmo ano ele se casou com Christine Kent, com quem ainda vivia.
Cliquem nas duas últimas fotos para ampliar.