Morre Doris Roberts, atriz de ‘Everybody Loves Raymond’
Doris Roberts, intérprete da mãe de Ray em Everybody Loves Raymond, faleceu no dia 17 de abril, aos 90 anos de idade, de causas naturais. Segundo seu filho à imprensa, a atriz faleceu durante o sono. Doris May Green nasceu no dia 4 de novembro de 1925 em St. Louis, no Missouri, mas cresceu no […]

Doris Roberts, intérprete da mãe de Ray em Everybody Loves Raymond, faleceu no dia 17 de abril, aos 90 anos de idade, de causas naturais. Segundo seu filho à imprensa, a atriz faleceu durante o sono.
Doris May Green nasceu no dia 4 de novembro de 1925 em St. Louis, no Missouri, mas cresceu no bairro do Bronx, em Nova Iorque. O pai de Doris deixou a família quando ela ainda era uma criança. Mais tarde, sua mãe se casou com Chester H. Roberts, de quem Doris adotou o sobrenome. Seu padrasto era dono de uma empresa que agenciava estenógrafas para serviços diversos. Entre os clientes estavam escritores, autores teatrais e atores.
A atriz estudou comunicação, pensando em se tornar jornalista, antes de escolher a carreira artística. Estreou no teatro na década de 1950, mesma época em que começou a fazer participações em teleteatros e séries de TV.
Ao longo de sua carreira, ela foi vista em Ben Casey, Cidade Nua, Os Defensores, As Enfermeiras, The Mary Tyler Moore Show, Rhoda, Medical Center, Baretta, Mary Hartman Mary Hartman, Tudo em Família, São Francisco Urgente, Soap, Família, Barney Miller, Alice, Ilha da Fantasia, St. Elsewhere, O Barco do Amor, Teatro de Conto de Fadas, Cagney & Lacey, Primo Cruzado, Três é Demais, The John Larroquette Show, Assassinato por Escrito, Step By Step, Walker Texas Ranger, Chefe Burke, King of Queens, O Toque de um Anjo, Sonhando Acordado, Law & Order: CI, Grey’s Anatomy, Desperate Housewives e Melissa & Joey, entre outras.
Entre 1979 e 1980, ela integrou o elenco de Angie, sitcom sobre uma garçonete que se envolve romanticamente com um pediatra, cliente da lanchonete onde ela trabalha. Doris interpretou a mãe da protagonista. Entre 1981 e 1982, ela esteve no elenco de outra sitcom, Maggie, sobre uma dona de casa que vive com a família nos subúrbios de uma cidade de Ohio. Doris interpretou uma cabeleireira e amiga de Maggie.
Stephanie Zimbalist, Pierce Brosnan e Doris Roberts em ‘Jogo Duplo’ (Foto: Herb Ball/NBC)
Entre 1983 e 1987, ela foi chamada para fazer participações recorrentes na segunda temporada de Jogo Duplo/Reminghton Steele, produção protagonizada por um casal de detetives. A atriz interpretou a secretária da agência, Mildred. A partir da terceira temporada, ela passou a integrar o elenco regular da série, que encerrou em sua quinta temporada.
Em 1993, ela voltou com uma nova sitcom, The Boys, sobre um escritor de livros de terror que, ao se mudar para uma nova casa, conhece os amigos do falecido proprietário. A partir daí, ele cria laços de amizade com eles, substituindo o falecido nas conversas e atividades do grupo. A atriz interpretou Doris, uma das amigas do protagonista.
Em 1996 estreou a série pela qual Doris é mais lembrada: Everybody Loves Raymond. Estrelada por Ray Romano (Vinyl, Men of a Certain Age), a sitcom gira em torno de Raymond Barone, um jornalista esportivo que vive com a família na mesma rua onde moram seus pais e seu irmão. Doris era Marie, mãe de Raymond, que vivia interferindo na vida dos filhos.
Por este trabalho, ela foi indicada sete vezes ao Emmy, tendo ganho quatro vezes.
Em 2005, ela publicou o livro de culinária Are You Hungry, Dear? Life, Laughs, and Lasagna, em parceria com Danelle Morton.
Defensora dos animais, Doris trabalhou como voluntária para o Puppies Behind Bars, organização que treina animais de rua para atuar como cães guia de pessoas com problemas físicos e de idosos, bem como para atuar junto à polícia.
Em 1956, a atriz se casou com Michael Emilio Cannata, com quem teve um filho, Michael Cannata Jr. O casal se divorciou em 1962. No ano seguinte, ela se casou com o escritor William Goyen, com quem viveu até 1983, quando ele morreu vítima de leucemia.
Cliquem nas fotos para ampliar.