Morre Dick Van Patten, ator de ‘Oito é Demais’
Conhecido pelos fãs de séries por estrelar Oito é Demais/Eight is Enough, o ator Dick Van Patten faleceu esta manhã, dia 23 de junho, aos 86 anos de idade, vítima de complicações causadas pela diabetes, segundo divulgado pelo Variety. Nascido Richard Vincent Van Patten em 9 de dezembro de 1928, em Nova Iorque, ele estreou como […]

Conhecido pelos fãs de séries por estrelar Oito é Demais/Eight is Enough, o ator Dick Van Patten faleceu esta manhã, dia 23 de junho, aos 86 anos de idade, vítima de complicações causadas pela diabetes, segundo divulgado pelo Variety.
Nascido Richard Vincent Van Patten em 9 de dezembro de 1928, em Nova Iorque, ele estreou como ator aos sete anos de idade, atuando em peças de teatro e programas de rádio. Dick estreou na TV no final da década de 1940, depois de já ter se estabelecido como ator na Broadway, onde atuou até meados dos anos de 1970.
Seu primeiro trabalho na TV foi na sitcom Mama, produzida entre 1949 e 1957. A série era uma adaptação da obra autobiográfica de Kathryn Forbes, Mama’s Bank Account, que já tinha ganho uma versão cinematográfica com o título de A Vida de um Sonho/I Remember Mama, em 1948.
A história acompanhou a rotina de uma família de imigrantes noruegueses vivendo em São Francisco na década de 1910. Narrada do ponto de vista da filha mais velha, Katrin Hansen (Rosemary Rice), a sitcom era exibida ao vivo. Entre 1949 e 1956, Dick interpretou Nels, irmão mais velho de Katrin.
Com o fim de Mama, Dick continuou atuando no teatro e fazendo participações especiais em séries e teleteatros, tornando-se um rosto muito conhecido dos fãs. Ele voltaria ao elenco de uma série na década de 1960 quando, entre 1961 e 1962, teve participações recorrentes na série médica Young Doctor Malone.
Entre 1971 e 1972, ele esteve em The Partners, sitcom policial criada e estrelada por Don Adams (Agente 86), na qual interpretou o sargento Higgenbotem. Em 1973, Dick entrou no elenco da última temporada de The Dick Van Dyke Show, na qual interpretou o produtor do programa apresentado pelo personagem de Dick Van Dyke.
Em 1975, interpretou o Frei Tuck na sitcom When Things Were Rotten, criada por Mel Brooks. A série fazia uma sátira sobre a lenda de Robin Hood (Dick Gautier, de Agente 86). Ele também esteve em WIOU, drama produzido entre 1990 e 1991 sobre os bastidores de um telejornal.
O sucesso, ao menos na TV, veio com Oito é Demais, produzida entre 1977 e 1981, com um total de 112 episódios.
Inspirada na vida do jornalista Thomas Braden, a série apresentou a vida de Tom Bradford, um jornalista em Sacramento que vive com a esposa Joan (Diana Hyland) e seus oito filhos, David (Grant Goodeve), Mary (Lani O’Grady), Joanie (Laurie Walters), Susan (Susan Richardson), Nancy (Diane Kay), Elizabeth (Connie Needham), Tommy (Willie Aames) e Nicholas (Adam Rich).
A produção da série sofreu um revés quando Hyland ficou doente após as filmagens dos quatro primeiros episódios. A personagem ficou afastada até o final da primeira temporada. No entanto, diagnosticada com câncer, Hyland veio a falecer pouco depois da estreia de Oito é Demais. Sua personagem teve o mesmo destino, o que levou seu marido a permanecer viúvo ao longo de toda a segunda temporada. Neste período, ele conhece Abby (Betty Buckley), uma professora com quem se casou em um especial exibido em 1977.
Além dos especiais produzidos durante a série, Oito é Demais ainda teve mais dois filmes reunions em 1987 e 1989. Em 1999, Dick voltou a interpretar Tom em um episódio da série animada Uma Família da Pesada.
Ao longo de sua carreira, ele foi visto em episódios de Rawhide, Cidade Nua, Jeannie é um Gênio, Que Garota!, Sanford and Son, Hec Ramsey, The Doris Day Show, Casal McMillan, O Jogo Perigoso do Amor, Banacek, A Garota com Algo Mais, Kolchack, Adam-12, Os Novatos, Medical Center, Ellery Queen, Emergência, Barnaby Jones, O Barco do Amor, São Francisco Urgente, Maude, Phyllis, A Mulher-Maravilha, O Homem de Seis Milhões de Dólares, Gibsville, Happy Days, CHiPs, À Procura dos Amores Perdidos, Mike Hammer, Assassinato por Escrito, Hotel, Faro Fino, Vivendo e Aprendendo, Diagnosis Murder, Chefe Burke, SOS Malibu/Baywatch, Lois & Clark: as Novas Aventuras do Superman, O Toque de um Anjo, Sétimo Céu, Arrested Development, That ’70s Show, The Sarah Silverman Program e Hot in Cleveland, entre outros.
No cinema, ele esteve em Os Dois Mundos de Charly, Westworld – Onde Ninguém Tem Alma (filme que terá uma série produzida pela HBO), Um Dia Muito Louco, Alta Ansiedade, A Louca Louca História de Robin Hood e S.O.S. Tem um Louco Solto no Espaço (os três últimos são filmes de Mel Brooks).
Em 2009, Dick lançou sua autobiografia, Eighty Is Not Enough, escrita em parceria com Robert Baer.
Desde 1954, ele era casado com a atriz Patricia Poole, com quem teve três filhos, os atores Nels Van Patten, James Van Patten e Vincent Van Patten (Os Fotoqueiros).
Dick também era irmão da atriz Joyce Van Patten (mãe da atriz Talia Balsan, de Mad Men) e meio-irmão do ator e diretor Timothy Van Patten, que dirigiu episódios de Boardwalk Empire, A Família Soprano, Deadwood, The Pacific e Game of Thrones.
Cliquem nas fotos para ampliar.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=mkytMx-kPWE&w=620&h=330%5D