Morre Anton Yelchin, o Chekov da atual franquia de ‘Jornada nas Estrelas’
Conhecido pelos fãs de séries por interpretar o personagem Chekov na atual franquia cinematográfica de Jornada nas Estrelas, o ator Anton Yelchin faleceu esta manhã, dia 19 de junho, aos 27 anos de idade. Segundo divulgado pela imprensa americana, Anton sofreu um acidente de carro em sua casa, em Los Angeles. A polícia ainda investiga […]
Conhecido pelos fãs de séries por interpretar o personagem Chekov na atual franquia cinematográfica de Jornada nas Estrelas, o ator Anton Yelchin faleceu esta manhã, dia 19 de junho, aos 27 anos de idade.
Segundo divulgado pela imprensa americana, Anton sofreu um acidente de carro em sua casa, em Los Angeles. A polícia ainda investiga o caso mas, o que se sabe até o momento, é que ele teria sido prensado por seu próprio carro contra uma caixa de correios feita de tijolos. Quando o ator se atrasou para um ensaio, seus amigos foram procurá-lo, encontrando seu corpo. O motor do carro ainda estava ligado.
Anton Viktorovich Yelchin nasceu no dia 11 de março de 1989, em Leningrado, atual São Petesburgo, Rússia.
Filho de Viktor Yelchin e Irina Korina, dois patinadores profissionais judeus, Anton se mudou para Los Angeles quando os pais, que estariam sofrendo perseguições políticas e religiosas, pediram asilo aos EUA. Na época, o ator tinha apenas seis meses de idade.
Aos quatro anos de idade, ele já sabia que queria ser ator. Fazendo cursos de interpretação, Anton foi descoberto por um caça talentos que o levou para o cinema e para a TV. Como ator infantil, ele teve participações em episódios de Plantão Médico/ER, O Desafio/The Practice, A Juíza, Desaparecidos/Without a Trace, Segura a Onda/Curb Your Enthusiasm, Nova Iorque Contra o Crime/NYPD Blue, Criminal Minds e Law & Order: Criminal Intent.
Em 2002, Anton esteve na minissérie Taken, produção do canal SyFy vencedora do prêmio Emmy.
A história acompanha a vida de quatro gerações de três famílias que se envolvem com abduções alienígenas ao longo de cinco décadas. Na 2ª Guerra Mundial, o Capitão Russell Keys (Steve Burton, de Out of this World) é assombrado por alienígenas; na década de 1960, Owen Crawford (Joel Gretsch, de The 4400, remake de V) é um Coronel da Força Aérea que recebe ordens do governo para abafar a queda de um UFO em Roswell; e na década de 1980, Sally Clarke (Catherine Dent, de The Shield, Gang Related) fica grávida de um visitante alienígena.
Ao longo da trama, os filhos de cada um sofrem as consequências das situações vividas por seus pais. Anton interpretou a versão infantil de Jacob Clarke, um híbrido de humano e alienígena que tem poderes psíquicos.
O ator integrou o elenco regular de uma única série, Huff, produzida entre 2004 e 2006 para o canal Showtime.
A história acompanhou a vida do Dr. Craif Huffstodt (Hank Azaria, de Mad About You), mais conhecido como Huff, um psiquiatra que tenta se recuperar da morte de um de seus pacientes que, aos 15 anos de idade, se suicidou durante uma sessão de terapia. Anton interpretou Byrd, filho adolescente de Huff e Beth (Paget Brewster, de Criminal Minds).
O sucesso veio em 2009, quando foi selecionado para interpretar o russo Pavel Chekov na nova versão de Jornada nas Estrelas para o cinema, substituindo Walter Koenig, que viveu o personagem na série da década de 1960. O novo filme da franquia, Star Trek: Sem Fronteiras, será lançado em julho.
Recentemente, Anton integrou o elenco de vozes de Trolhunters, série animada do serviço de streaming Netflix criada por Guillermo del Toro, que estreia em dezembro. Situada em Arcadia, a história acompanha a vida de Jim (Yelchin) e seus amigos, que descobrem que a cidade é um campo de batalhas entre duendes bons e maus.
Além de ator, Anton também era músico e compositor, sendo que ele chegou a se apresentar com a banda punk The Hammerheads, tocando piano e guitarra.
Cliquem nas fotos para ampliar.