Livro Traz a Biografia de Fess Parker
Ele era um homem alto, muito alto, tal qual seu personagem na série da década de 1960, “Daniel Boone“, trabalho pelo qual Fess Parker é lembrado por muitos brasileiros que acompanham a programação televisiva há mais tempo. Mas o ator também é conhecido por interpretar outro personagem histórico: Davy Crockett, em especiais exibidos pelo programa […]

Ele era um homem alto, muito alto, tal qual seu personagem na série da década de 1960, “Daniel Boone“, trabalho pelo qual Fess Parker é lembrado por muitos brasileiros que acompanham a programação televisiva há mais tempo. Mas o ator também é conhecido por interpretar outro personagem histórico: Davy Crockett, em especiais exibidos pelo programa “Disneylândia” na década de 1950. Com esse personagem, Parker se transformou em um ícone da televisão.
Falecido em 2010, aos 85 anos de idade, sua vida é narrada no livro de William R. Chemerka, que será lançado nos EUA no dia 31 de agosto.
“Fess Parker: TV’s Frontier Hero” traz introdução do cantor e compositor Phil Collins (do grupo Genesis) e prefácio do ator Ron Ely (Tarzan), ambos amigos de Fess. Até o momento existem poucas informações divulgadas sobre o conteúdo da obra. Sabe-se apenas que a biografia foi autorizada pela família do ator e traz informações sobre a vida de Fess que foram divulgadas por familiares, amigos e colegas de trabalho. Publicado pela BearManor Media, o livro tem 416 páginas, que incluem diversas fotos inéditas.
Nascido no Texas, Parker iniciou sua carreira de ator no teatro, em 1951. Tentou o cinema mas, por ser muito alto, os trabalhos limitaram-se a pequenos papeis e figurações. Chegou na TV em 1954, fazendo participações especiais em séries e teleteatros. Escolhido por Walt Disney para interpretar Davy Crockett, o ator se transformou em um megasucesso da noite para o dia, entrando para a história da cultura popular americana.
Mas Fess continuou a ter dificuldades para arranjar novos trabalhos. Se antes o problema era sua altura, o sucesso de Davy Crockett o deixou marcado. Mantendo uma carreira no teatro, o ator tentou seu retorno à TV em 1962 com a versão de “A Mulher Faz o Homem“, série cancelada com apenas uma temporada. Decidido a criar suas próprias oportunidades, Fess criou a empresa Fesspar Enterprise, com a qual produziu a série “Daniel Boone”, em parceria com a Fox para o canal NBC.
A série foi bem recebida pelo público, sendo produzida entre 1964 e 1970. Em 1974, o ator tentou estrelar uma nova produção: “The Fess Parker Show”, que ficou restrito ao episódio piloto. Desanimado com a indústria, Fess teria recusado o papel de “McCloud” (que seria estrelada por Dennis Weaver), afastando-se da carreira de ator.
Em 1986 ele inaugurou o Fess Parker’s Red Lion Resort, que seria rebatizado com o nome de Fess Parker’s Doubletree Resort, um hotel cinco estrelas. Em 1989, ele inaugurou o Fess Parker Winer & Vineyards, um vinhedo que em 1998 foi transformado no Fess Parker’s Wine Country Inn & Spa.
Cliquem nas imagens para ampliar.