Lembram de Um Passo Além?
Nove meses antes da estreia de “Além da Imaginação”, a série antológica “Um Passo Além/One Step Beyond“, criada por Merwin Gerard, estreou pela rede ABC. Produzida entre 1959 e 1961 com um total de 97 episódios, a série era apresentada por John Newland, ator, diretor e produtor. Ao contrário de “Além da Imaginação”, que explorava […]

Nove meses antes da estreia de “Além da Imaginação”, a série antológica “Um Passo Além/One Step Beyond“, criada por Merwin Gerard, estreou pela rede ABC. Produzida entre 1959 e 1961 com um total de 97 episódios, a série era apresentada por John Newland, ator, diretor e produtor. Ao contrário de “Além da Imaginação”, que explorava diversas situações relacionadas ao universo da ficção científica, “Um Passo Além” ficou restrita às histórias que lidavam com fenômenos psíquicos e a espiritualidade.
A ideia surgiu quando os produtores Merwin Gerard e Collier Young se reuniram com Newland para desenvolver um projeto chamado “Fantasy”, o qual se propunha a apresentar uma história por semana, alternando os gêneros de terror, fição e fantasia. Mas logo eles concluíram que estariam repetindo fórmulas já exploradas anteriormente, tanto pela TV quanto pelo cinema. Assim, o grupo decidiu focar a produção unicamente em temas relacionados aos fenômenos psíquicos, nos quais foram incluídas questões espirituais.
O piloto “The Bride Possessed” foi produzido e oferecido a diversas empresas que pudessem ter interesse em patrocinar a série. Nesta época, era muito comum os produtores oferecerem seus projetos às agências de publicidade, que encontrariam um patrocinador para o programa. O projeto então era levado aos canais que, literalmente, vendiam o espaço na grade de programação para os patrocinadores colocarem os programas que desejavam no ar.

Robert Sampson, Elizabeth Montgomery e Joe Cronin em “The Death Waltz”.
Assim, a Alcoa, que tinha um espaço fixo no canal ABC com o título de “Alcoa Presents”, um teleteatro, estreou a série antológica com o título de “Alcoa Presents: One Step Beyond”.
Na história do episódio piloto, Sally, em plena lua-de-mel, começa a se comportar como uma pessoa diferente, chegando ao ponto de alegar não conhecer Matt, o homem com quem acabara de se casar.
Adaptando relatos publicados em diversos veículos, atuais e antigos, a série se apresentava como uma produção com base em fatos. No entanto, nenhum episódio oferecia uma explicação ou direcionava o público a chegar a uma determinada opinião. O intuito da série era o de levantar o questionamento.
A resposta do público foi rápida. Enquanto uma parte abraçava a proposta do programa, outros acusavam John Newland, narrador dos episódios, de anti-Cristo, por mexer em questões consideradas ‘coisas do Diabo’.
Com um orçamento entre 30 e 50 mil dólares por episódio, a série locou as instalações dos estúdios da MGM, que oferecia no pacote acesso a quatro câmeras, ao figurino e aos cenários do acervo do estúdio. Isto proporcionou a produção de episódios de época sem elevação dos custos.
Durante a produção da primeira temporada, Rod Serling entrou em contato com Newland para explicar ao produtor que estava preparando a série “Além da Imaginação”. Como cortesia, a intenção de Serling era a de garantir a Newland que sua produção não iria interferir com a proposta de “Um Passo Além”.
Ao longo de seus episódios, a série explorou temas como projeção astral, a presença de pessoas que já morreram e premonições das mais diversas. Na terceira temporada, a série apresentou um episódio que não teve roteiro.
Em “The Sacred Mushroom”, o telespectador acompanha a equipe de produtores e seus convidados que, em viagem a Wahaca, uma comunidade do México, tentam descobrir se a ingestão de um cogumelo (recém descoberto) é capaz de ampliar a percepção extra-sensorial do indivíduo. Faziam parte da experiência a Dra. Barbara Brown, neurofarmacologista, David Grey, líder espiritual havaiano, Dr. Jeffrey Smith, professor de filosofia de Stanford, e o Dr. Andrija Puharich, oficial militar que tinha interesse nas pesquisas relacionadas à parapsicologia.
Inicialmente, a Alcoa foi contra a produção do episódio, mas os envolvidos insistiram. Assim, ao invés de realizar o experimento na vila mexicana, os produtores levaram os cogumelos para um laboratório, onde foi tratado como experiência científica. Somente assim o episódio foi ar tornando-se o mais popular entre todos os produzidos. Embora toda a experiência tenha sido filmada, resultando em horas de filmagens, apenas a edição de meia-hora foi ao ar. A experiência não revelou qualquer evento psíquico mas, segundo Newland, a ingestão do cogumelo lhe causou alucinações durante um mês.
Confiram trecho do episódio no vídeo abaixo:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=LsMPPncFcSc&w=620&h=320%5D
A produção contou com a participação de diversos atores em início de carreira como Warren Beatty, William Shatner, Suzanne Pleshette, Elizabeth Montgomery, Charles Bronson, Robert Blake, Cloris Leachman, Pernell Roberts, Mike Connors, Yvette Mimieux, Patrick McNee, Julie Adams, William Scharlett, Ed Platt, Werner Klemperer, Ross Martin, Warren Stevens, David White, Jack Lord, Veronica Cartwright, Alfred Ryder, Robert Loggia, Albert Salmi, entre outros; bem como de nomes já conhecidos na época, como Christopher Lee e Joan Fontaine. Na terceira temporada, a série passou a produzir episódios no Reino Unido, utilizando diversos atores e locações britânicas.
Apesar de ainda registrar boa audiência, a série foi cancelada em 1961. Segundo Newland em entrevistas, “Um Passo Além” saiu do ar para abrir espaço na programação para novas produções, com um potencial de lucro maior.
Em 1978, Newland produziu uma nova versão da série, que recebeu o título “The Next Step Beyond”. Inicialmente filmada em videotape, ferramenta que os produtores da época achavam que seria o futuro da televisão, a série não conseguiu conquistar o mesmo resultado em qualidade ou receptividade. Ao longo da produção dos 10 episódios, os produtores decidiram trocar o videotape pelo 16mm, mas a série já estava condenada ao cancelamento.
A baixa receptividade crítica e de público de “The Next Step Beyond” condenou “Um Passo Além”, que perdeu oportunidades de venda para reprises ou mesmo para o mercado internacional. Em 2009, a Paramount lançou nos EUA o box em DVD da primeira temporada da série original com 22 episódios. A segunda (com 39 episódios) e a terceira temporada (com 36 episódios) ainda não foram disponibilizadas.
Confiram abaixo o episódio “The Vision”, com Pernell Roberts. Outros episódios podem ser vistos aqui.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=3ylYj4_eLYc&w=620&h=320%5D