Jeff Conaway (1950-2011)
Conhecido pelo filme “Grease”, o ator das séries “Taxi” e “Babylon 5″ faleceu nesta sexta-feira, dia 27 de maio, segundo informou sua irmã Carla Shreve ao jornal L.A.Times. O ator tinha 60 anos. Jeff Conaway foi encontrado inconsciente no dia 11 de maio. Levado ao Encino Hospital Medical Center, os médicos anunciaram na semana do […]

Conhecido pelo filme “Grease”, o ator das séries “Taxi” e “Babylon 5″ faleceu nesta sexta-feira, dia 27 de maio, segundo informou sua irmã Carla Shreve ao jornal L.A.Times. O ator tinha 60 anos.
Jeff Conaway foi encontrado inconsciente no dia 11 de maio. Levado ao Encino Hospital Medical Center, os médicos anunciaram na semana do dia 21 de maio que o ator entrara em coma profundo. A causa não foi definida, mas, na época, suspeitava-se que ele teria sido vítima de uma overdose de medicamentos.
Sem apresentar qualquer função cerebral desde que foi levado ao hospital, a família de Conaway decidiu desligar os aparelhos que mantinham o corpo do ator, a despeito dos protestos de sua namorada, Vikki Spinoza, que teria tentado impedi-los. Segundo a imprensa, os aparelhos começaram a ser desligados no dia 26 de maio.
O Dr. Drew Pinsky, que apresenta o programa “Celebrity Rehab”, no qual o ator teve participação em 2008, declarou à imprensa que Conaway teria entrado em coma em função de uma pneumonia e sépsis, provocada por bactérias. Segundo a irmã do ator ao jornal L.A. Times, o ator teria morrido vítima de complicações causadas por pneumonia.
(E-D) John Travolta, Olivia Newton-John e Jeff Conaway em “Grease”
Nascido em Nova Iorque no dia 5 de outubro de 1950, Jeffrey Charles William Michael Conaway iniciou sua carreira no teatro, ainda criança, na década de 1960. O sucesso veio em 1972 quando interpretou Danny Zucho no musical da Broadway “Grease”. O ator estrelaria a montagem até 1980. Em 1978, o musical ganhou uma versão cinematográfica, com John Travolta interpretando Danny. Coube a Jeff o personagem do melhor amigo de Danny, Kinickie.
O ator chegou na TV em 1975, com participações em episódios de séries como “Joe Forrester”, “Happy Days”, “Mary Tyler Moore”, “Barnaby Jones”, “Kojak”, “Who’s the Boss?”, “O Barco do Amor”, “Mike Hammer”, “Hotel”, “Contrato de Risco”, “Matlock”, “Assassinato por Escrito”, “A Lei de Burke” e “Hope & Gloria”, entre outras.

(E-D) Randall Carver, Tony Danza, Judd Hirsch e Jeff Conaway em “Taxi”, 1978.
Entre 1978 e 1981, Jeff integrou o elenco da sitcom “Taxi”, também estrelada por Danny DeVito, Andy Kauffman e Tony Danza. O ator deixou o elenco da série após a terceira temporada, por ‘diferenças criativas’. Mas, em 2008, o roteirista Sam Simon teria divulgado em entrevistas que Jeff foi demitido porque seu vício em drogas já estava afetando seu trabalho na série.
Em 1985, ele integrou o elenco de “Berrenger’s”, novela noturna situada em uma loja de departamentos. Jeff voltaria a fazer um relativo sucesso quando entrou para o elenco da série de ficção científica “Babylon 5″, entre 1994 e 1998, na qual interpretou o Chefe de Segurança Zach Allen.
Desde a década de 1980, Jeff vinha se submetendo a tratamentos para livrar-se da dependência de drogas e medicamentos. Em 2008, o ator teve participação no reality show “Celebrity Rehab”, no qual revelou ao público ser dependente de cocaína, álcool e medicamentos. Segundo ele, tudo teria começado quando, durante uma cena para o número musical “Greased Lightning”, de “Grease”, machucou a coluna, levando-o a tratar o problema com diversos tipos de drogas. Ao longo dos anos, o ator teria sido submetido a um total de cinco cirurgias na coluna.

Jeff Conaway em “Babylon 5”
Em 2010, ele sofreu uma queda em sua casa, que teria sido causada por influência de medicamentos. No acidente, ele teria quebrado o quadril. Segundo divulgado pela site TMZ, nesta ocasião ele também teria batido com a cabeça e sofrido hemorragia.
O ator foi casado duas vezes. A primeira com Rona Newton-John, irmã de Olivia, entre 1980 e 1985. Jeff chegou a adotar o filho de Rona, Emerson. O segundo casamento foi com Kerri Young, em 1990, de quem também se divorciou.
Nos últimos anos, Jeff mantinha uma relação com Vikki Spinoza. Esta relação seria causa de conflitos entre ele e sua família. Segundo a imprensa, quando o ator entrou em coma, sua família entrou com um pedido na justiça para manter Lizzi afastada de Jeff.