HBO desenvolve minissérie sobre Martin Luther King Jr. com roteiro de David Simon
David Simon e Eric Overmeyer, ambos de The Wire e Treme, estão preparando a adaptação de Parting The Waters: America In the King Years, obra de Taylor Branch que ganhou o prêmio Pulitzer. Os direitos de adaptação da trilogia foram adquiridos por Oprah Winfrey através de sua produtora Harpo, segundo divulgado pelo Deadline. Se produzida, a […]


(E-D) David Simon e Eric Overmyer (Fotos: Getty)
David Simon e Eric Overmeyer, ambos de The Wire e Treme, estão preparando a adaptação de Parting The Waters: America In the King Years, obra de Taylor Branch que ganhou o prêmio Pulitzer. Os direitos de adaptação da trilogia foram adquiridos por Oprah Winfrey através de sua produtora Harpo, segundo divulgado pelo Deadline.

Martin Luther King Jr.
Se produzida, a minissérie terá seis episódios que narrarão a vida de Martin Luther King Jr., pastor e ativista que lutou pelos direitos civis dos negros. A obra apresenta a trajetória de King entre 1954, quando ele fez seu primeiro discurso, até 1968, quando foi assassinado. Também mostrará sua relação com Lyndon Johnson, John e Robert Kennedy, bem como seus discursos realizados em diversas cidades dos EUA.
Segundo o Deadline, Simon está encarregado do roteiro do primeiro episódio e de estabelecer toda a estrutura narrativa da minissérie, em parceria com Overmyer.
Este seria o mesmo projeto que começou a ser desenvolvido em 2010, então com roteiro de Robert Schenkkan ( The Pacific). Oprah também prepara um filme para o cinema sobre a vida de King, produção que traz o título de Selma.
Há anos que a vida de King tem sido alvo de Hollywood, mas os projetos não seguem adiante. Se produzida, esta será a segunda minissérie sobre sua trajetória (pelo que me lembro).
Em 1978, o canal NBC exibiu King, produção em três episódios estrelada por Paul Winfield, falecido em 2004. Com roteiro de Abby Mann, criador de Kojak que faleceu em 2008, a minissérie narrou a vida de King desde o período em que era apenas um pastor da igreja batista até sua morte em Memphis. Apesar de ter recebido indicações ao Emmy, a produção foi atacada por críticos por trazer muitas situações ficcionais, que emendavam ou substituíam as situações reais.
Abaixo, trailer da minissérie de 1978.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=oFFVCt5jhro&w=620&h=330%5D