Giro Pelo Mundo: Suécia Estreia Anno 1790, Drama Policial de Época
As séries de época não são apenas uma ‘mania’ americana. Vários países da Europa também estão investindo mais nesse gênero. Sem contar a Inglaterra, que nunca deixou de produzir nessa área, Itália, Espanha, França e Suécia também estão oferecendo dramas situados em outras épocas. Entre elas, “Anno 1790“, que estreia esta noite pelo canal SVT […]


Cena de Anno 1790
As séries de época não são apenas uma ‘mania’ americana. Vários países da Europa também estão investindo mais nesse gênero. Sem contar a Inglaterra, que nunca deixou de produzir nessa área, Itália, Espanha, França e Suécia também estão oferecendo dramas situados em outras épocas. Entre elas, “Anno 1790“, que estreia esta noite pelo canal SVT da Suécia.
Criada por Jonas Frykberg (do filme “A Menina que Brincava com Fogo”), a trama é situada no final do Século 18, quando a Suécia e a Rússia estavam em guerra. No entanto, este não é o tema da série. Na história Johan Gustav Dåådh (Peter Eggers) é um médico que voltou dos campos de batalha, assumindo um cargo na polícia de Estocolmo.
Ateu, inspirado pelo Iluminismo e pela Revolução Francesa, ele se tornou republicano, adotando a linha de pensamento pregada por Voltaire: a formação de opiniões com base na lógica e na ciência. Mas sua maneira de ver o mundo não é compartilhada pelos demais colegas da polícia. A única que aceita suas opiniões é Madalena (Linda Zilliacus), esposa de Carl Walhstedts (Johan Kjellgren) seu oficial superior, com quem não tem liberdade de conversar sem comprometê-la diante do público.
O trabalho de Dåådh consiste em investigar casos criminais utilizando seus conhecimentos médicos. Ele tem como assistente o oficial Simon Freund (Joel Spira), um conservador com uma fé inabalável em Deus. Apesar das personalidades opostas, eles precisam encontrar uma forma de superar suas diferenças para solucionar os casos que investigam, mantendo uma relação à la Sherlock & Watson.
A escolha do ano de 1790 como o período no qual a história é situada tem um motivo. Este foi o ano final da Guerra entre Suécia e Rússia, também marca o início do declínio das ideias iluministas, que seriam substituídas pelo romantismo. Assim, o ambiente proporciona à série a liberdade de apresentar situações que relacionam investigações de crimes com questões da existência humana (ciência ou fé), bem como questões políticas (república ou monarquia) e econômicas, com a desestabilização do país.
A primeira temporada tem 10 episódios produzidos em parceria com canais da Noruega, Finlândia, Dinamarca e Alemanha.