Fox firma parceria com produtora holandesa
Geralmente, os canais americanos esperam uma produção fazer sucesso em seu país de origem para então adquirir os direitos de adaptação para os EUA. Mas a repercussão internacional que as produções escandinavas estão conquistando nos últimos anos levou a 20th Century Fox a assinar um acordo que permitirá sua participação no desenvolvimento e produção de […]

Geralmente, os canais americanos esperam uma produção fazer sucesso em seu país de origem para então adquirir os direitos de adaptação para os EUA. Mas a repercussão internacional que as produções escandinavas estão conquistando nos últimos anos levou a 20th Century Fox a assinar um acordo que permitirá sua participação no desenvolvimento e produção de séries criadas por roteiristas escandinavos.
Segundo nota divulgada à imprensa, o acordo foi firmado esta semana entre a Fox e a Eyeworks Group, empresa com sede na Holanda, que também atua nos países escandinavos (Dinamarca, Noruega e Suécia), bem como a Alemanha, Espanha e Bélgica. A Eyeworks é uma produtora fundada em 2001 por Reinout Oerleman, ator, diretor, produtor e apresentador holandês. Em 2006, ela adquiriu a Touchdown Television, produtora neozelandesa fundada no início da década de 1990. Em 2007, a Eyeworks comprou a produtora britânica At It Productions, fundada em 1997.
O objetivo das duas empresas é o de oferecer produtos ‘com apelo universal’. Com este acordo, a Fox também garante desde já os direitos de adaptação e de distribuição em território americano e em outros países, de uma parte das produções escandinavas.
Em 2012, a Fox produziu The Killing, remake americano da série Forbrydelsen, responsável por abrir as portas do mercado internacional para a produção seriada dinamarquesa. A série original encerrou sua produção com a terceira temporada. Até o momento, não há informações sobre a renovação do remake americano para sua quarta temporada.