Fox estreia ‘Almost Human’
Esta noite o canal Fox dos EUA estreia a nova produção de J. J. Abrams (Lost, Fringe), criada em parceria com J.H. Wyman (Fringe). Almost Human é uma série de ficção científica encomendada para substituir Fringe. A série estreia no Brasil pelo canal Warner no dia 28 de novembro. Tal como ocorre com outras séries de Abrams, Almost […]

Esta noite o canal Fox dos EUA estreia a nova produção de J. J. Abrams (Lost, Fringe), criada em parceria com J.H. Wyman (Fringe). Almost Human é uma série de ficção científica encomendada para substituir Fringe. A série estreia no Brasil pelo canal Warner no dia 28 de novembro.
Tal como ocorre com outras séries de Abrams, Almost Human também adapta personagens, situações e ideias vistas em outras produções com o mesmo tema. A julgar pelo episódio piloto, disponibilizado pelo canal Warner à imprensa, a referência básica de Almost Human parece ser a série Missão Alien, produção da década de 1980-1990, que por sua vez era uma adaptação do filme Alien Nation, lançado nos cinemas em 1988. A série também foi produzida para a Fox, que a cancelou prematuramente.
Nesta produção, situada no futuro próximo, uma nave alienígena com 3 mil escravos chega em Los Angeles. Estes seres passam a fazer parte da população local, mas são marginalizados, sofrendo preconceitos e desigualdades sociais. Quando o policial Matthew Sykes perde seu parceiro, ele se vê obrigado a formar dupla com o detetive alienígena George. Inicialmente tratando o parceiro com desprezo, o racista Sykes vai aos poucos percebendo que, apesar de alienígena, George é tão humano quanto ele. Por sua vez, George busca diversas formas de se integrar ao ambiente e ao parceiro, apesar de não abrir mão de sua cultura e suas crenças.
Em Almost Human, a história também é situada no futuro próximo, neste caso, no ano de 2048, período no qual a polícia é obrigada a trabalhar ao lado de andróides, criados para auxiliar no combate contra o crime, o qual utiliza tecnologias avançadas.
John Kennex (Karl Urban, dos filmes de Jornada nas Estrelas) é um policial humano que estava no comando de uma investigação. Ao cair em uma emboscada organizada por um grupo criminoso conhecido como Sindicato, ele perde todos os homens de sua equipe, incluindo seu parceiro. No ataque, ele fica gravemente ferido, situação que o leva ao coma. Ao acordar, dezessete meses depois, ele é chamado de volta ao trabalho pela Capitã Maldonado (Lily Taylor, de Six Feet Under).
Em seu retorno, Kennex se vê obrigado a aceitar um andróide como parceiro. Preconceituoso e solitário, Kennex trata 785 como um objeto que ele é obrigado a carregar para todos os lugares. Logo ele dá um jeito de se livrar de 785, que é substituído por Dorian (Michael Ealy, de Common Law). Este também é um andróide, mas de um modelo mais antigo e experimental. Sua linha foi criada para se aproximar ao máximo do ser humano. Desta forma, Dorian é capaz de sentir e formar opiniões com base em observações e intuição.
A trama do piloto se desenvolve em torno do passado de Kennex. Na emboscada, ele perdeu uma das pernas, levando-o a utilizar um membro mecânico (o que o aproxima dos andróides). Ao acordar, sua noiva desapareceu e ele não consegue se lembrar direito do que aconteceu durante o ataque. Com isso, ele busca ajuda de um médico que trabalha na clandestinidade com um aparelho que, ligado ao cérebro, permite que a pessoa reveja situações pelas quais já passou. Neste meio tempo, um policial é sequestrado e Kennex precisa descobrir seu paradeiro.
O piloto segue à risca a cartilha de ‘como escrever um roteiro’, o que torna a sequência de ação previsível: o episódio inicia com uma cena de ação, passa pelas explicações do que está acontecendo, segue com a introdução do primeiro personagem central (sua personalidade, sua situação e seus objetivos), passa para a introdução do segundo personagem principal (personalidade e histórico), apresenta ao público o início da relação da dupla, segue com uma nova cena de ação que estabelece o crime a ser investigado, e finaliza com a introdução de um mistério criado para levar o público a dar uma nova chance à série, conferindo o segundo episódio.
Com uma boa proposta, a série vai precisar exibir mais alguns episódios para conseguir estabelecer um vínculo emocional entre personagens e público. O piloto exagera nos diálogos que explicam para o telespectador o ambiente, o histórico dos personagens e suas características, limitando-se a definir quem é quem na trama. Os personagens coadjuvantes são reduzidos à figurantes com falas, visto que o episódio concentra a atenção do público apenas na dupla de protagonistas e no ambiente que foi criado. O único que se destaca é Rudy Lorn (Mackenzie Crook, de The Office UK), técnico de laboratório responsável pela manutenção dos andróides, um sujeito excêntrico e fascinado pelo trabalho, e que conseguiu conquistar a confiança de Kennex.
No elenco também estão Michael Irby (The Unit) e Minka Kelly como os detetives Richard Paul e Valerie Stahl.
Nos EUA, o segundo episódio será exibido amanhã, dia 18 de novembro. Os episódios seguintes irão ao ar toda segunda-feira.
Almost Human é uma produção da Warner Brothers TV em parceria com a Bad Robot Productions, empresa de Abrams.
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