Fãs Temem Pelo Futuro de Community
A sitcom é uma das produções atuais que caiu nas graças da crítica e de um público fiel, mas não consegue elevar sua audiência. Em sua terceira temporada, “Community” será retirada da grade do canal NBC, após a exibição do episódio de natal, para dar lugar ao retorno de “30 Rock”. Esta, por sua vez, […]

A sitcom é uma das produções atuais que caiu nas graças da crítica e de um público fiel, mas não consegue elevar sua audiência.
Em sua terceira temporada, “Community” será retirada da grade do canal NBC, após a exibição do episódio de natal, para dar lugar ao retorno de “30 Rock”. Esta, por sua vez, é outra produção de baixa audiência que somente estreia sua nova temporada na midseason em função do atraso na produção de seus episódios, graças à gravidez de Tina Fey.
É normal a TV americana suspender a exibição de séries, especialmente aquelas com baixa audiência, para dar lugar à estreia de novas produções ou retornos de outras. A NBC fez o mesmo com “Parks and Recreation” no ano passado.
Mas, apesar do canal garantir que exibirá os 12 episódios restantes da terceira temporada de “Community” (provavelmente a partir de março), os fãs já começaram a se manifestar para evitar o cancelamento da série.
Entre março e abril, os canais começam a tomar decisões sobre quais produções serão canceladas e quais serão renovadas. Afinal, é preciso abrir espaço na grade de programação para as estreias de novas séries na temporada de 2012-2013, que inicia em setembro do ano que vem.
Outra questão que deve ser levada em consideração é o fato de que, a partir deste ano, a NBC passou a contar com um novo diretor de programação, Bob Greenblatt. Este é o primeiro ano em que são desenvolvidos projetos totalmente sob seu comando. Portanto, é de se esperar que ele tenha interesse ’em reformar a casa’ para tentar elevar sua audiência.
A NBC têm poucas sitcoms em produção. Além de “Community”, “Parks and Recreation” e “30 Rock” também fazem parte do pacote do canal “The Office”, “Up All Night” e “Whitney”. Com exceção da última, que foi rechaçada por metade da crítica, as demais mantém uma boa receptividade.
No entanto, todas elas têm uma audiência abaixo de 6 milhões de telespectadores ao vivo (o ideal seria manter a média de 10 milhões). Mas “Community” é a que tem a pior audiência entre elas, com uma média de 3 milhões ao vivo.
Destas, segundo a imprensa americana, apenas “The Office” consegue manter uma boa audiência junto ao público alvo do anunciante, que compreende a faixa etária entre 18 e 49 anos.
No entanto, vale a pena lembrar que a soma da audiência em DVR (pessoas que deixam gravando para assistir depois, em um prazo máximo de sete dias) costuma elevar, algumas vezes de forma significativa, a audiência destas produções.
Para tomar uma decisão, o canal terá que levar em consideração o nível de audiência (ao vivo e DVR) que suas sitcoms conseguirão manter durante a midseason, especialmente entre o público alvo. O canal também precisará considerar o interesse dos anunciantes em cada uma de suas produções, bem como o custo benefício.
Produções caras com baixa audiência costumam perder para aquelas que têm um custo baixo e pouco público. Em muitos casos, os produtores entram em acordo com os canais para reduzir custos, garantindo a continuidade de suas séries.
A redução de custo costuma afetar o número de personagens que fazem parte do elenco fixo, redução de cenas em externas, bem como um número de roteiristas que trabalham para os programas.
Por curiosidade, a NBC tem, até o momento, cerca de 34 projetos de sitcoms em desenvolvimento, das quais, apenas quatro receberam a encomenda de um episódio piloto para avaliação: “Save Me“, “Projeto de Sarah Silverman” e “Isabel”.