Falecimentos
Betty Garrett (1919-2011) A atriz de cinema, teatro e TV faleceu no dia 12 de fevereiro, aos 91 anos de idade, vítima de aneurisma. Nascida em 23 de maio de 1919, Betty mudou-se para Nova Iorque com a mãe, após o divórcio dos pais. Ainda adolescente começou a estudar dança e arte dramática, participando de […]

Betty Garrett (1919-2011)
A atriz de cinema, teatro e TV faleceu no dia 12 de fevereiro, aos 91 anos de idade, vítima de aneurisma.
Nascida em 23 de maio de 1919, Betty mudou-se para Nova Iorque com a mãe, após o divórcio dos pais. Ainda adolescente começou a estudar dança e arte dramática, participando de algumas produções e apresentando-se na Feira Mundial de 1939.
Betty iniciou sua carreira profissional como atriz substituta. Primeiro com a peça “Danton’s Death”, do Mercury Theater, de Orson Welles; depois com o musical da Broadway “Something for the Boys”, no qual era substituta de Ethel Merman. A partir daí, passou a integrar o elenco de vários musicais. Sua grande oportunidade surgiu em 1946, com o musical “Call Me Mister”. A montagem a levou a ser contratada pela MGM, que na época produzia muitos filmes musicais.

Elenco de Laverne & Shirley
Esteve em filmes como “A Bela Ditadora”, “A Filha de Netuno”, “Um Dia em Nova Iorque” e “Jejum de Amor”. Sua carreira sofreu um revés quando seu marido, o ator Larry Parks, foi convocado pelo Comitê de Ações Anti-Americanas. Declarando-se ter sido membro do partido comunista, Larry revelou outros nomes de artistas que também eram ou foram comunistas.
O fato prejudicou a carreira do casal, que passou a atuar em montagens regionais de musicais por vários anos. O impacto negativo foi menor para Betty, que buscou trabalhos na TV. Entre os anos de 1950 e 1960, a atriz esteve em vários teleteatros e em episódios de “O Fugitivo”, “The Lloyd Bridges Show” e “The Dinah Shore Chevy Show”.
Entre 1973 e 1975, Betty teve participações semiregulares em “Tudo em Família”, na qual interpretou Irene Lorenzo, a vizinha da família Bunker que discutia política e questões sociais com Archie. Entre 1976 e 1981, ela interpretou a senhoria de “Laverne & Shirley”, novamente um personagem semiregular.
(E-D) June Lockhart, Betty Garrett e Rae Allen em “Grey’s Anatomy” (Foto ABC/Arquivo)
Ao longo dos anos, Betty se dedicaria mais ao teatro, mas ainda pode ser vista em episódios de “O Barco do Amor”, “Mr. Merlin”, “Assassinato por Escrito”, “As Supergatas”, “Hearts of the West”, “Boston Public” e “Becker”. Seu trabalho mais recente nas séries de TV foi um episódio de “Grey’s Anatomy”.
A atriz voltaria ao cinema em 2007 com o filme “Trail of the Screening Forehead”; e em 2009 com “Dark and the Stormy Night”. Betty continuou trabalhando em musicais no teatro até os 89 anos de idade. Seu último trabalho foi em 2008, com a montagem de “Waiting in the Wings”.
Betty casou-se com Larry Parks em 1944, com quem teve dois filhos, Garret (compositor) e Andrew Parks (ator). Depois que Larry morreu, em 1975, a atriz não se casou novamente. Em 2003, Betty recebeu sua estrela na Calçada da Fama.
Donald S. Sanford (1918-2011)
O roteirista faleceu no dia 8 de fevereiro, aos 92 anos de idade, de causas naturais.
Nascido no dia 17 de março de 1918, Donald serviu na marinha antes de iniciar sua carreira de roteirista. Começou pelo rádio chegando à TV em 1951. Escreveu mais de 200 episódios de séries, entre elas “Martin Kane, Private Detective”, “Defensor Público”, “Perry Mason”, “A Caravana”, “Bonanza”, “Impacto”, “O Homem de Virgínia”, “Laramie”, “Quinta Dimensão”, “Inferno nos Céus”, “Os Monroes”, “Esquadrão Monstro”, “Gunsmoke”, “Dr. Kildare” e “F.B.I.”.
Sanford também foi roteirista do filme “A Batalha do Pacífico/Midway”, lançado nos cinemas em 1976 com um grande elenco, que se tornou um clássico.
O roteirista foi membro do Sindicato, ocupando um cargo no departamento que lidava com questões como pensão e auxílio saúde. Posteriormente, afastou-se da carreira e do sindicato, tornando-se membro da diretoria da Stansbury Inc., uma empresa mineradora.
Casado com Teddi Sanford por 35 anos, o roteirista foi padrasto de seus três filhos.
Peggy Rea (1921-2011)
A atriz faleceu no dia 5 de fevereiro, aos 89 anos de idade, vítima de problemas cardíacos.
Nascida em 31 de março de 1921, Peggy iniciou carreira como secretária, primeiro na rádio CBS e depois nos estúdios da MGM. Posteriormente, largou tudo para tentar uma carreira como atriz. Estreou no teatro, passando por musicais da Broadway antes de voltar à Hollywood em 1953, quando teve participações em vários episódios de séries de TV.

Elenco de “Grace Under Fire” com Peggy à frente (Foto ABC/Arquivo)
Entre elas, “I Love Lucy”, “O Paladino da Justiça”, “Ben Casey”, “A Lei de Burke”, “Dr. Kildare”, “Hazel”, “O Agente da UNCLE”, “Gidget”, “Um Caso de Família”, “James West”, “Missão: Impossível”, “O Rei dos Ladrões”, “Bonanza”, “O Imortal”, “Gunsmoke”, “Têmpera de Aço”, “Marcus Welby”, “O Jogo Perigoso do Amor”, “Hunter”, “Centro Médico”, “O Show de Doris Day”, “Mannix”, “Ellery Queen”, “Maude”, “Bronk”, “As Panteras”, “Tudo em Família”, “Quincy”, “Profissão: Perigo”, “As Supergatas”, “Meego”, entre outras.
Peggy integrou o elenco semiregular de cinco séries: “Os Waltons” (1978-1981), na qual interpretou Rose Burton, prima de Olivia Walton; “Os Gatões” (1979-1985), na qual interpretou Lulu Hogg, a esposa do chefe Hogg e irmã do Xerife Roscoe; “Step By Step” (1991-1992), na qual era Ivy Baker, a vovó da família Foster; “Grace Under Fire” (1993-1998), em que ela interpretou Jean, a sogra de Grace. Entre 1971 e 1979, Peggy também teve participações em vários episódios de “Tudo em Família”, na qual interpretou dois personagens diferentes: a prima Bertha e Martha Burkhorn.
No cinema, esteve em “As Sete Faces do Dr. Lao” e “Devagar, Não Corra”.
Phil Bondelli (1927-2011)
O diretor de TV faleceu no dia 31 de janeiro, aos 83 anos.
Nascido em 10 de dezembro de 1927, em Chicago, Phil Bondelli serviu na Guarda Costeira durante a 2ª Guerra Mundial antes de iniciar sua carreira como diretor em um canal local de Chicago.
Ele se tornaria conhecido ao dirigir o debate televisivo entre os candidatos Richard Nixon e John Kennedy em 1960.
No final da década, passou a dirigir episódios de séries, iniciando como assistente de diretor da série “Mod Squad”. Na década de 1970, dirigiu episódios de “Os Novatos”, ‘O Homem de Seis Milhões de Dólares”, “Chips”, “SWAT”, “As Panteras”, “A Mulher Biônica”, “A Ilha da Fantasia”, “Carro Comando”, “Código R”, “Switch”, “240-Robert”, “Vega$”, “Trovão Azul”, “Missão Secreta” e “Os Fora da Lei”, entre outros.
Foi casado com Jo-Anne Bondelli por 28 anos, com quem teve cinco filhos, um deles morto há alguns anos. O diretor aposentou-se em 1993, quando foi viver no Arizona.