Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Nova Temporada

Por Fernanda Furquim Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.
Continua após publicidade

EUA: série completa de ‘Peter Gunn’ será lançada em DVD

Um dos clássicos da década de 1950, famosa por sua abertura composta por Henry Mancini, a série Peter Gunn será lançada em DVD pela Timeless Media Group, empresa que se dedica a lançar no mercado de home video americano os seriados antigos da televisão. Peter Gunn foi criada por Blake Edwards, que se inspirou em uma […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 1 dez 2016, 16h14 - Publicado em 22 Maio 2012, 01h11

Um dos clássicos da década de 1950, famosa por sua abertura composta por Henry Mancini, a série Peter Gunn será lançada em DVD pela Timeless Media Group, empresa que se dedica a lançar no mercado de home video americano os seriados antigos da televisão.

Peter Gunn foi criada por Blake Edwards, que se inspirou em uma outra produção sua, Richard Diamond, Detetive Particular, série radiofônica produzida entre 1949 e 1953. Esta série ganharia uma versão televisiva em 1957, pela CBS.

Estrelada por Craig Stevens, Peter Gunn adaptou o perfil clássico do detetive particular perpetuado na literatura e no cinema. Utilizando a estética noir, vista nos filmes da década de 1940, a série apresentou um detetive particular sofisticado, de gosto apurado e cordial com as mulheres. Pode-se dizer que ele era o elo entre os detetives durões da década anterior e o sofisticado agente James Bond, que faria sucesso nos cinemas a partir dos anos de 1960.

Em uma época em que as séries de TV utilizavam em sua trilha composições criadas para outras produções, oferecidas em catálogos (sendo utilizadas por diversos programas ao mesmo tempo), Peter Gunn entraria para a história da TV americana por ser uma das primeiras a criar sua própria trilha e a primeira série a utilizar a música jazz como parte de seus episódios.

Peter é um detetive de renome que namora Edie Hart (Lola Albright), uma cantora que se apresenta no Mother’s, um clube de jazz onde ele costuma atender seus clientes. A dona do bar, conhecida como Mãe (Hope Emerson), é uma ex-cantora e pianista que fez carreira durante o período da Lei Seca.

No elenco também estavam Byron Kane, como Barney, o bartender, Bill Chadney, como Emmett, o pianista do clube, e Herschel Bernardi, como o Tenente Jacoby. Na segunda temporada, Hope foi substituída por Minerva Urecal.

Continua após a publicidade

Entre os atores convidados desta produção estão nomes como Whit Bissell, Phillip Pine, Billy Barty, Roy Thinnes, Walter Burke, Paul Carr, Ross Martin, Ruta Lee, William Fawcett, William Scharllet, Meg Wyllie, Robert F. Simon, Anthony Caruso, Ted Knight, Vito Scotti, Don Diamond, John McIntire, Diahann Carroll, Elisha Cook Jr., James Coburn, Jackie Coogan, Ed Platt, George Kennedy, Gavin MacLeod, Leonard Stone, Tommy Retting, Norman Fell, Joe Besser, Paul Brinegar e Britt Lomond, entre outros.

Craig Stevens como Peter Gunn

Peter Gunn estreou em 1958 pela NBC, que exibiu as duas primeiras temporadas. Em 1960, quando o canal cancelou a série, a ABC a resgatou, exibindo mais uma temporada, até 1961, totalizando 114 episódios produzidos (38 por temporada – na época não existia midseason), sendo que Edwards chegou a dirigir cerca de dez episódios, os quais tinham meia-hora de duração.

Em 1967, Edwards dirigiu uma versão cinematográfica da série, que recebeu o título de Gunn, novamente estrelada por Stevens. No entanto, os demais atores foram substituídos por outros, entre eles Ed Asner, que ficou com o personagem do Tenente Jacoby. Em 1989 um novo filme foi produzido, desta vez para a televisão, estrelado por Peter Strauss. No Brasil, a série foi vista pela última vez na seção de séries retrô do canal Multishow na década de 1990.

Em 2002, a A&E Home Video chegou a lançar dois volumes da série em DVD, contendo 32 episódios, muitos dos quais estavam editados. O box da Timeless Media Group trará todos os episódios produzidos, dividido em doze discos, além de um CD com a música tema. A data de lançamento ainda não foi divulgada, mas deverá ocorrer este ano.

Continua após a publicidade

Cena final de um dos episódios, com a música tema nos créditos finais:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=I8sgbx70wAw&w=620&h=330%5D

Cena da série com a representação da geração beatnik:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=g8W4wZVGnu4&w=620&h=330%5D

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.