EUA: ‘Cidade Nua’ terá novos episódios selecionados lançados em DVD
Uma das melhores séries da década de 1950, Cidade Nua ainda não conseguiu ganhar um lançamento em DVD decente. A Columbia Pictures, que detém os direitos de distribuição, cedeu à Image Entertainment os direitos de lançar apenas episódios selecionados. Com isso, a série teve 40 episódios lançados em dois volumes em 2005, os quais receberam […]

Uma das melhores séries da década de 1950, Cidade Nua ainda não conseguiu ganhar um lançamento em DVD decente. A Columbia Pictures, que detém os direitos de distribuição, cedeu à Image Entertainment os direitos de lançar apenas episódios selecionados. Com isso, a série teve 40 episódios lançados em dois volumes em 2005, os quais receberam o título de The Best of Naked City.
Agora a distribuidora anuncia um novo box com o título de Naked City – 20 Star-Filled Episodes. O ponto negativo é que dez destes vinte episódios já tinham sido disponibilizados em The Best of Naked City. Com isso, para quem já tinha adquirido os boxes anteriores, serão apenas dez episódios ‘novos’ (…melhor que nenhum, certo?).
O ponto positivo é que o 20 Star-Filled Episodes trará dois episódios da primeira temporada, quando a série ainda contava com histórias de meia-hora e estrelada por James Franciscus. Os episódios são Line of Duty e Lady Bug, Lady Bug. Esta temporada é raramente reprisada na TV, mesmo nos EUA.
Criada por Stirling Silliphant, a série é uma versão para a TV do filme Cidade Nua, produzido em 1948, que por sua vez inspirou-se no livro do fotógrafo Usher Felling, mais conhecido pelo nome artístico de Wegee, publicado em 1945.
Com uma narrativa documental e visual noir, a série policial estreou no dia 30 de setembro de 1958 trazendo episódios de meia-hora de duração. James Franciscus interpretava o detetive Jim Halloran, casado com Janet (Suzanne Storrs). Seu superior era o Tenente Dan (John McIntire) e seu colega era o oficial Frank Arcaro (Harry Bellaver). A cada semana, a história apresentava a vida de uma pessoa que, por opção ou por acidente, comete um crime.
Totalmente filmada em externas em Nova Iorque, a série foi cancelada pela ABC após a primeira temporada, com 39 episódios produzidos. O motivo foi a soma da baixa audiência com as dificuldades e custos de filmagens externas, a saída do ator John McIntire (na época um nome de peso) e os ataques de críticos de importantes veículos que a consideravam uma série que exaltava os desajustados ao invés de se concentrar nos policiais.
Mas Cidade Nua era o programa favorito do principal patrocinador. Na época, a venda de espaços publicitários era feita por blocos de horários. O principal patrocinador do horário era a empresa de tabaco Brown & Williamson, subsidiária da British American Tobacco, responsável pela marca Luke Strike. Unindo-se aos produtores, a empresa convenceu a ABC a resgatar a série que, a partir da segunda temporada, passou a ter 50 minutos de duração por episódio.
Em seu retorno, a série precisou passar por mudanças de elenco. McIntire já tinha saído, sendo substituído por Horance McMahon. Entre o cancelamento e o resgate da série, o ator James Franciscus arranjou outros trabalhos, o que levou a produção a trocá-lo por Paul Burke. Ele interpretou o detetive da polícia Adam Flint, que namorava uma aspirante a atriz, Libby (Nancy Malone).
Para agradar os críticos, a produção decidiu dar mais ênfase aos personagens fixos, incluindo situações cômicas, dramáticas e românticas, além de fazê-los interagir mais com os atores convidados. Mesmo assim, eles continuavam a ocupar uma posição de coadjuvantes das histórias em relação aos convidados. Veja mais informações sobre a produção da série aqui.
Ao todo, Cidade Nua teve quatro temporadas, com 138 episódios, e três prêmios Emmy (dois pela fotografia e um pela edição). É lamentável que a série ainda não tenha sido lançada completa em DVD.
No box 20 Star-Filled Episodes estão incluídos os episódios Sweet Prince of Delancy Street, Portrait of a Painter, The Night the Saints Lost Their Halos, The One Marked Hot Gives Cold, Down the Long Night, To Walk in Silence, Shoes for Vinnie Winford, Tombstone for a Derelict, Alive and Still a Second Lieutenant, A Hole in the City, Bullets Cost Too Much, Prime of Life, Robin Hood and Clarence Darrow They Went Out with the Bow and Arrow, Lady Bug Lady Bug, One of the Most Important Men in the Whole World, Line of Duty, Spectre of the Rose Street Gang, The Multiplicity of Herbert Konish, The Pedigree Sheet, The Tragic Success of Alfred Tiloff.
Conhecida por ter contado com a participação de atores convidados que faziam teatro em Nova Iorque, a série trouxe muitos nomes que se tornariam famosos com o passar dos anos. Desta forma, o box selecionou episódios que trazem as participações de Dustin Hoffman, Robert Redford, Gene Hackman, Robert Duvall, Dennis Hopper, William Shatner, Leslie Nielsen, Carroll O’Connor, Telly Savalas, Martin Sheen, Peter Fonda, Jean Stapleton, Ed Asner, Suzanne Pleshette, John Voight, James Caan, Doris Roberts, Diane Ladd, Jack Klugman, Al Lewis e Jack Warden, entre outros.
O lançamento do novo box está marcado para o dia 19 de fevereiro, nos EUA. Antes disso, no dia 8 de janeiro, a Image Entertainment relança o Best Of Naked City, desta vez unindo os dois volumes.
Cliquem nas fotos para ampliar.
______________
Atenção: entre os dias 8 e 20 de dezembro estarei em férias. O blog continuará a ser atualizado diariamente, mas de forma mais lenta.
No vídeo temos um trecho do episódio com Robert Redford em início de carreira, antes da fama no cinema. Na história, jovens de classe média sustentando o símbolo nazista se unem para matar mendigos e sem-teto.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=ClpT_yoJzQg&w=620&h=330%5D