Emmy 2012 – Séries Cômicas
Este ano, a categoria de séries cômicas é representada por duas produções novatas e quatro veteranas. Destas, duas já foram premiadas: 30 Rock ganhou o Emmy três vezes seguidas e Modern Family levou a estatueta duas vezes seguidas. Entre elas a mais antiga é Curb Your Enthusiasm, que foi indicada sete vezes sem nunca ser premiada. […]


‘Modern Family’
Este ano, a categoria de séries cômicas é representada por duas produções novatas e quatro veteranas. Destas, duas já foram premiadas: 30 Rock ganhou o Emmy três vezes seguidas e Modern Family levou a estatueta duas vezes seguidas. Entre elas a mais antiga é Curb Your Enthusiasm, que foi indicada sete vezes sem nunca ser premiada.
Os indicados na categoria de séries cômicas conseguiram oferecer equilíbrio entre as produções. Três representam a TV a cabo e três representam a TV aberta. O mesmo não se pode dizer do formato. Apenas uma sitcom tradicional (gravada em sequência com a presença de um público) conseguiu ser indicada (The Big Bang Theory). As demais são comédias filmadas sem a presença de uma audiência e fora de sequência.
Embora a terceira temporada não tenha sido tão boa quanto as duas primeiras, Modern Family ainda é a favorita da noite. Ela concorre pelos episódios Door to Door, Aunt Mommy, Leap Day, Baby on Board, Punkin’ Chunkin e Egg Drop. Seu maior trunfo é o de apoiar-se unicamente nas situações cômicas que surgem dos relacionamentos familiares, tema tradicional da televisão americana, com o qual a maioria consegue se identificar.
Para os críticos, a favorita é Girls, produção da HBO que recebeu grande apoio da crítica, conquistando também uma boa receptividade nas redes sociais. A série concorre com os episódios Piloto, Vagina Panic, Hannah’s Diary, Hard Being Easy, Leave Me Alone e She Did.
O grande trunfo da série é o fato dela oferecer uma história a partir de personagens e não de um ambiente ou situação específica. Com uma visão mais realista e corajosa de mostrar um mundo desglamourizado e sem preocupações de proteger as personagens ou torná-las simpáticas para o público, Girls é uma série que oferece um olhar cômico para a vida como ela é e não como gostaríamos que fosse.
Muitos acreditam que a série não conseguirá interromper o reinado de Modern Family por sua característica segmentada, que limita sua aceitação. Mas é justamente esta característica que pode dar à série seu prêmio Emmy. Criada e estrelada por Lena Dunham, que também cuida dos roteiros e dirigiu vários episódios, a série é representante de um segmento que vem lutando há anos para se estabelecer em Hollywood: a mulher roteirista.
Elas fazem parte da indústria mas, a cada ano que passa, o número de produções criadas por mulheres (drama ou comédia) é cada vez menor. Segundo o Sindicato dos Roteiristas, em 2011 apenas 28% dos roteiristas de TV em Hollywood eram mulheres. A maioria das séries é criada por homens (que também escrevem sobre mulheres) ou por mulheres que mantêm parcerias com homens.
Em 2007, Tina Fey rompeu um jejum de quinze anos. Desde 1992, quando Diane English ganhou o Emmy por Murphy Brown, uma mulher não ganhava o prêmio na categoria de Melhor Série Cômica. O reinado de Fey foi interrompido por Steven Levitan e Christopher Lloyd (não é o ator da trilogia De Volta para o Futuro), autores de Modern Family. Para o universo criativo feminino de Hollywood, Lena representa uma esperança.
Veep, série que traz Julia Louis-Dreyfus de volta à TV é uma possibilidade remota. Por ser ano eleitoral, produções situadas em um ambiente político poderiam ter a preferência da maioria dos membros votantes da Academia. Mas, neste caso, o telefilme Game Change, que disputa o prêmio na categoria Minisséries ou Telefilmes, tem mais chance de sair vencedor que Veep.
Criada pelo escocês Armando Iannucci, a série ainda não consegue oferecer a mesma genialidade vista em The Thick of It, produção britânica também criada por Iannucci, que serviu de inspiração para Veep. Com bons momentos, a série ainda se apóia na personagem de Julia. Ela precisa estabelecer melhor seus personagens e proposta antes de começar a conquistar prêmios.
Veep concorre pelos episódios Piloto, Catherine, Nicknames, Baseball, Full Disclosure e Tears.
Em sua penúltima temporada, 30 Rock conseguiu resgatar o brilho que a levou a ganhar prêmios em seus primeiros anos. A questão é: a Academia voltaria a premiar a série? Considerando que a próxima temporada é a sua última, existem aqueles que acreditam que 30 Rock ainda tenha seu canto do cisne. Mas devemos nos lembrar que a série ainda poderá marcar presença no Emmy em 2013.
30 Rock concorre com os episódios Idiots Are People Two!, Idiots Are People Three!, The Tuxedo Begins, St. Patrick’s Day, Meet the Woggels! e Murphy Brown Lied to Us.
Por outro lado, o canto do cisne poderia ser de Segura a Onda/Curb Your Enthusiasm. Concorrendo pela sétima vez, a série ainda não foi renovada para sua nona temporada. Segundo a HBO, a renovação depende de Larry David, que no momento está se dedicando a outros projetos. Um prêmio poderia servir de despedida ou até mesmo de incentivo para seu retorno.
A oitava temporada não é a melhor da série, mas teve bons episódios, alguns dos quais já se tornaram clássicos, como Palestinian Chicken e Larry vs. Michael J. Fox, pelos quais ela disputa o prêmio, juntamente com os episódios Vow of Silence, The Hero, Car Periscope e Mister Softee.
Por fim, temos The Big Bang Theory, série que recebe sua segunda indicação. Embora seja a mais popular, a sitcom já teve dias melhores. Depois que as histórias passaram a focar nos relacionamentos amorosos dos personagens, a sitcom perdeu parte de seu brilho, o qual ainda é sustentando por Jim Parsons, intérprete de Sheldon, que disputa o prêmio de melhor ator em comédia, e por Simon Helberg, intérprete de Howard.
A série concorre pelos episódios The Hawking Excitation, The Countdown Reflection, The Russian Rocket Reaction, The Beta Test Initiation, The Ornithophobia Diffusion e The Shiny Trinket Maneuver.
Nesta categoria, Modern Family é a aposta mais lógica, mas é Girls que merece levar o prêmio.
Entre os atores, o prêmio deve ficar com Louis C.K. (Louie) ou Jim Parsons (The Big Bang Theory), qualquer um dos dois pode sair vencedor; Amy Poehler (Parks and Recreation), embora Julia Louis-Dreyfus (Veep) seja a favorita; e torço por Mayim Bialik (The Big Bang Theory), embora Julie Bowen, (Modern Family) e Kathryn Joosten (Desperate Housewives) sejam as favoritas.
Na ala de coadjuvantes, parece que a Academia está fazendo um rodízio entre os atores de Modern Family. Primeiro o prêmio foi para Eric Stonestreet e depois para Ty Burrell (que ainda é o favorito da noite). Se assim for, o próximo a ganhar deve ser Ed O’Neill.