E-Book Apresenta os Detetives de Quinn Martin
O site Amazon está oferecendo diversos e-books com venda via downloads. Entre as publicações está “Quinn Martin’s Detectives“, de JW Law, que apresenta informações de bastidores de três séries de detetives da década de 1970: “Barnaby Jones”, “São Francisco Urgente” e “Cannon“. Além das curiosidades em torno dessas produções, o livro também apresenta a vida […]


Karl Malden e Michael Douglas em “São Francisco Urgente”
O site Amazon está oferecendo diversos e-books com venda via downloads. Entre as publicações está “Quinn Martin’s Detectives“, de JW Law, que apresenta informações de bastidores de três séries de detetives da década de 1970: “Barnaby Jones”, “São Francisco Urgente” e “Cannon“.
Além das curiosidades em torno dessas produções, o livro também apresenta a vida e a obra de Quinn Martin, um dos produtores considerado um ‘Midas’, entre as décadas de 1960 e 1970.
Através de sua produtora, a Quinn Martin Productions, ele foi responsável por séries como “Os Intocáveis”, O Fugitivo”, “Os Invasores”, “FBI”, “Dan August”, e outras.
Entre as três séries que são apresentadas no livro, “Cannon” foi a primeira. Produzida entre 1971 e 1976, a série era estrelada por William Conrad, que interpretava Frank Cannon, um detetive que, após perder a família em um acidente, deixa seu trabalho na polícia de Los Angeles para se tornar detetive particular.
Vale a pena ressaltar o fato de que ele era obeso, algo que era uma novidade na época, tendo em vista o padrão do visual perfeito que costuma ser explorado pela televisão. Por ser obeso, o ator perdeu o papel de Matt Dillon em “Gunsmoke”, personagem que ele interpretava no rádio. Sua aparência lhe custou outros trabalhos, mas a série o estabeleceu no meio artístico.
William Conrad em “Cannon”
“Cannon” gerou uma spinoff, “Barnaby Jones“, que foi introduzida no episódio “Requiém for a Son”, da segunda temporada. Estrelada por Buddy Ebsen, Mark Shera e Lee Meriwether (a partir da segunda temporada), “Barnaby Jones” foi produzida entre 1973 e 1980.
Jones era um detetive particular, homem já de idade, considerado ‘raposa velha’ na profissão. Apesar da idade, ele continua trabalhando, contando com a ajuda de JR, filho de seu primo, que atua como seu assistente nas investigações, e de sua nora Betty, viúva de seu filho, que trabalha como sua secretária.
Ao longo da produção destas duas séries, elas apresentaram alguns crossovers. Tanto “Cannon” quanto “Barnaby Jones” eram produções que controlavam o nível de violência apresentada em suas histórias, tornando-se séries leves para o público da época.
Já “São Francisco Urgente“, produzida entre 1972 e 1977, abordava temas mais pesados.
Estrelada por Karl Malden, a série lançou a carreira de Michael Douglas, que deixou a produção em sua quinta temporada para seguir carreira no cinema. Ele foi substituído por Richard Hatch, que ficaria mais conhecido no final da década de 1970 como o capitão Apollo em “Galactica”. Mas a audiência caiu e a série foi cancelada.
Na história, Malden e Douglas interpretavam Mike Stone e Steve Keller, detetives da polícia de São Francisco. A série explorou temas mais realistas, como crimes causados pelos traumas da guerra do Vietnã, a interferência da mídia, o uso e o tráfico de drogas, as questões políticas que interferem no trabalho policial, as brigas de gangues, etc.
O e-book está disponível por edição Kindle, tablet lançado pelo Amazon. Para comprar é necessário baixar o programa Kindle que, segundo o site, roda em Windows, Mac e BlackBerry. O download do “Quinn Martin’s Detective” custa cerca de cinco dólares.