Dubladores de Os Simpsons Entram em Disputa Salarial
A série animada mais longa da história da TV americana passa por uma difícil renegociação salarial, segundo informou o jornal Daily Beast. A 20th Century Fox estaria ameaçando cancelar a série caso os seis principais dubladores americanos de “Os Simpsons” não aceitem um corte significativo no salário. Atualmente em sua 23a. temporada, a série já […]

A série animada mais longa da história da TV americana passa por uma difícil renegociação salarial, segundo informou o jornal Daily Beast. A 20th Century Fox estaria ameaçando cancelar a série caso os seis principais dubladores americanos de “Os Simpsons” não aceitem um corte significativo no salário.
Atualmente em sua 23a. temporada, a série já enfrentou negociações difíceis no passado. A diferença é que, anteriormente, a ameaça da Fox se restringia em substituir os dubladores que não aceitassem sua proposta de salário. Pelo que se sabe, esta seria a primeira vez que o estúdio ameaça cancelar a série, não renovando sua produção.
Em nota oficial, o estúdio disse que: ‘com 23 temporadas, “Os Simpsons” é uma série criativamente vibrante e amada por milhões de pessoas no mundo todo. Acreditamos que esta brilhante produção pode e deve continuar. Mas nós não podemos manter a produção de novas temporadas sob os termos financeiros do contrato atual. Temos esperanças de que chegaremos a um acordo com o elenco de vozes de “Os Simpsons” para que possamos continuar entretendo o público com episódios originais por muitos anos ainda”.
Com as vozes de Dan Castellaneta, Julie Kavner, Nancy Cartwright, Yeardley Smith, Hank Azari e Harry Shearer, o salário dos atores gira em torno de 8 milhões de dólares por ano, cada um. Segundo a publicação, a Fox quer reduzir o valor para 4 milhões de dólares por ano. A última renegociação de contrato dos atores com o estúdio foi em 2008, quando foi assegurado um salário no valor de 400 mil dólares por episódio, para cada um.
Ao longo dos anos, os atores vêm exigindo participação no lucro da venda da série para reprises, mercado internacional e produtos agregados. Algo que o estúdio se recusa a negociar, preferindo restringir a compensação dos atores ao salário pago por episódio. A única compensação residual que será paga aos atores será aquela determinada pelo Sindicato, que é inferior ao valor normalmente negociado entre as partes. De acordo com a publicação, os únicos que recebem participação nos lucros da série são seus produtores.
A 23a. temporada da série estreou nos EUA registrando a média de 8 milhões de telespectadores ao vivo.