Downton Abbey Entra Para o Guinness World Records
“Downton Abbey”, que estreia sua segunda temporada no dia 18 de setembro no Reino Unido, é a primeira produção inglesa a figurar no livro Guinness World Records (edição 2012) desde a estreia da americana “Mad Men”, como a série de maior receptividade crítica, segundo informou a imprensa britânica. Produzida pela Carnival Film and Television, produtora inglesa […]


Julian Fellowes (no centro) e o elenco de “Downton Abbey” recebem o prêmio do Guinness Book
“Downton Abbey”, que estreia sua segunda temporada no dia 18 de setembro no Reino Unido, é a primeira produção inglesa a figurar no livro Guinness World Records (edição 2012) desde a estreia da americana “Mad Men”, como a série de maior receptividade crítica, segundo informou a imprensa britânica.
Produzida pela Carnival Film and Television, produtora inglesa adquirida pela NBC Universal, a série atingiu 92% de receptividade, segundo o site Metacritic, que agrega as críticas publicadas em diversos veículos. As críticas referem-se ao ano de 2010, quando a produção estreou.
É curioso que o Guinness Book se limite a utilizar o Metacritic como referência, já que o site americano registra apenas críticas publicadas em seu país. Para uma publicação que traz em seu título a palavra ‘mundial’ seria necessário que a organização ampliasse sua área de referência para outros países. Não creio que teríamos um resultado diferente, visto que “Downton Abbey” se tornou uma produção aclamada por diversos críticos da Europa, onde ela é exibida, mas daria uma visão mais ampla da aceitação da série.
Criada por Julian Fellowes, “Downton Abbey” acompanha os altos e baixos da família Crawley e sua relação com os empregados da casa em que vivem. Na Inglaterra, a série deu ao canal ITV1 e ITV1 HD uma audiência de 33.7% durante a primeira exibição dos sete episódios produzidos para a primeira temporada. Em sua audiência ao vivo, a série registrou cerca de 8.76 milhões de telespectadores, chegando a 12 milhões com as reprises.
Enquanto isso, no Brasil, a Universal está em dúvida se deve ou não lançar a série em DVD, visto que a produção ainda não foi exibida por um canal de TV. Com isso, não tem meios de calcular a receptividade que o público brasileiro teria para esta produção.