Donald Sutherland na Calçada da Fama
Primeiro foi o filho, Kiefer, agora é o pai que recebe sua estrela na Calçada da Fama. A ordem dos fatores não altera o resultado mas reflete a popularidade do filho em relação ao pai. Trabalhando na indústria cinematográfica e televisiva desde a década de 1960, Donald passou para segundo plano quando Kiefer estrelou “24 […]

Primeiro foi o filho, Kiefer, agora é o pai que recebe sua estrela na Calçada da Fama. A ordem dos fatores não altera o resultado mas reflete a popularidade do filho em relação ao pai. Trabalhando na indústria cinematográfica e televisiva desde a década de 1960, Donald passou para segundo plano quando Kiefer estrelou “24 Horas”. Mesmo com a mídia mais interessada no filho que no pai, Donald ainda é um nome de respeito em Hollywood.
Mas na hora de receber a homenagem da Câmera de Comércio de Hollywood, vale mais a popularidade. Isso porque os nomes são indicados pelo público, fãs, agentes e estúdios. Passando por uma análise de uma comissão, surge uma lista de celebridades que receberão a homenagem.
No entanto, para que uma pessoa possa receber sua estrela ela precisa pagar uma soma em dinheiro, cerca de 25 mil dólares, ao Hollywood Historic Trust, que utilizará esse valor para cobrir os custos de fabricação da estrela e organização da cerimônia de entrega.
Em geral, esse valor não é pago pelo artista, mas por fãs ou por produtoras e estúdios que utilizam o evento como forma de publicidade de algum trabalho recente ou lançamento de algum produto do qual a pessoa faça parte. Então, a popularidade conta.
Kiefer, com menor tempo de carreira, ganhou sua estrela há dois anos. Donald foi homenageado nesta quarta-feira, dia 26 de janeiro, aos 75 anos de idade. Sua estrela foi fixada ao lado da de Kiefer, que não estava presente em virtude de compromissos profissionais. Mas o restante da família de Donald estava lá, incluindo a irmã gêmea de Kiefer, Rachel (na foto da família, ela é a moça loira). Também se fez presente o ator Colin Farrell.
Tendo iniciado sua carreira na televisão na década de 1960, Donald, nascido no Canadá, teve participações em várias séries e teleteatros produzidos pelas tevês canadenses e inglesas, incluindo “O Santo”, “Os Vingadores”, “O Homem da Valise” e “Os Campeões”. O primeiro trabalho no cinema que repercutiu foi o filme “Os Doze Condenados”, de 1967.
Mas foi com “MASH”, em 1970, que Donald virou sucesso. Ele originou o personagem Falcão Pierce, que na TV seria vivido por Alan Alda.
A partir da década de 1970, Donald se dedicaria à sua carreira no cinema, visto em filmes como “Johnny Vai à Guerra”, “Klute, o Passado Condena”, “O Dia do Gafanhoto”, “A Águia Posou”, “O Clube dos Cafagestes”, “Gente Como a Gente”, “A Volta de Max Dugan”, “JFK, a Pergunta que não quer Calar”, “Orgulho e Preconceito” e outros.
Na década de 1990, retornou à TV. No entanto, não conseguiu ainda emplacar uma série. “Commander in Chief” e “Dirty Sexy Money” não foram sucessos de audiência. A primeira foi cancelada com apenas uma temporada produzida e a segunda com apenas duas. Recentemente, foi visto na minissérie “Os Pilares da Terra“. O ator também está no elenco de “Moby Dick“, que ainda não estreou.
Com cerca de 130 filmes no currículo e mais quatro a caminho, Donald recebeu sua homenagem na Calçada da Fama dizendo estar feliz por ser uma estrela e não uma lápide no cemitério.