Documentário mostra como as sitcoms retratam a vida americana
Para quem ainda não sabe, sitcom é a abreviação de situation comedy (comédias de situações), que tem suas raízes no teatro de variedades. Após anos fazendo sucesso no rádio, o formato foi adaptado para TV na década de 1950. I Love Lucy é considerada a produção que lapidou o formato para o novo veículo. No […]

Para quem ainda não sabe, sitcom é a abreviação de situation comedy (comédias de situações), que tem suas raízes no teatro de variedades. Após anos fazendo sucesso no rádio, o formato foi adaptado para TV na década de 1950. I Love Lucy é considerada a produção que lapidou o formato para o novo veículo.
No início da TV, as sitcoms competiam (e geralmente perdiam) com os programas humorísticos, composto por esquetes cômicas estreladas por comediantes famosos. Mas, com o passar dos anos, elas se estabeleceram, tornando-se um dos formatos mais procurados pelo público e pelos canais regionais e internacionais.
Trazendo um olhar cômico sobre o comportamento humano, as sitcoms podem representar um estudo cultural de uma época e país. Pensando nisso, o canal BBC2 produziu o documentário Family Guys: What Sitcoms Say About America, que será exibido na Inglaterra no dia 27 de outubro. Apresentado pelo historiador e jornalista Tim Stanley e contando com depoimentos de roteiristas que trabalharam com as sitcoms mais famosas de diferentes épocas, o programa traça um perfil da evolução cultural dos EUA a partir de temas como religião, raça, homossexualidade, aborto, política e economia.
Entre as sitcoms que serão analisadas no programa estão South Park, The Cosby Show, Family Guy, Will & Grace, Os Simpsons, Ellen, Modern Family e outras.