Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Nova Temporada

Por Fernanda Furquim Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.
Continua após publicidade

Documentário apresenta a origem das histórias em quadrinhos

No dia 15 de outubro o canal americano PBS exibirá nos EUA o documentário Superheroes: a Never-Ending Battle, produção dividida em três episódios, apresentados por Liev Schrieber (Ray Donovan), ator da franquia X-Men. Entrevistando diversas personalidades da cultura popular, o documentário apresentará a trajetória das HQs desde sua origem há 75 anos até os dias de […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 1 dez 2016, 16h42 - Publicado em 19 jul 2013, 17h21

Capa do livro que será lançado em outubro

No dia 15 de outubro o canal americano PBS exibirá nos EUA o documentário Superheroes: a Never-Ending Battle, produção dividida em três episódios, apresentados por Liev Schrieber (Ray Donovan), ator da franquia X-Men.

Entrevistando diversas personalidades da cultura popular, o documentário apresentará a trajetória das HQs desde sua origem há 75 anos até os dias de hoje, em que se transformou em uma poderosa indústria. Ao longo do caminho, sua influência na formação de uma nova geração de americanos motivou o governo a realizar investigações sobre as ideologias que existiam por trás das histórias vividas pelos diversos super-heróis.

No primeiro episódio, que recebeu o título de Truth, Justice, and the American Way, o documentário cobrirá os anos entre 1938 e 1958, período em que a Depressão econômica americana abre as portas para que uma nova geração de artistas e escritores façam uso de sua imaginação para criar personagens que fariam parte da infância de muitos leitores.

Continua após a publicidade

No episódio, o público também verá como a 2ª Guerra Mundial serviu para que os super-heróis se popularizassem com o patriotismo americano, finalizando com a decisão do governo de investigar o teor das histórias publicadas, bem como estabelecer uma regulamentação na década de 1950.

Para os fãs de séries, o episódio apresentará a primeira adaptação do personagem Superman para a TV, com As Aventuras do Superman, estrelada por George Reeves, que revolucionou a indústria dos quadrinhos dando-lhe um novo fôlego.

O segundo episódio traz o título de Great Power, Great Responsibility, e cobre o período entre 1959 e 1977. Com exibição programada para o dia 15 de outubro, o episódio mostra como as HQs foram influenciadas pela geração da energia atômica e do início da exploração espacial. Na área do design, a indústria influencia o trabalho de artistas como Andy Warhol e Roy Lichtenstein, enquanto os movimentos civis se fazem presentes nas HQs com o surgimento dos primeiros super-heróis negros, entre eles, Black Panther e Luke Cage. As questões sociais mudaram o mundo e também o universo dos quadrinhos, que passariam a tratar de situações e personagens mais complexos.

Continua após a publicidade

No dia 22 de outubro o canal exibe A Hero Can Be Anyone, último episódio da série de documentários, que cobre o período entre 1978 e os dias de hoje. Presente em diversas mídias, os super-heróis vivem em um mundo politizado e violento. Fazendo sucesso no cinema, nas séries de TV e nos video games, eles começam a explorar o mundo online.

Entre as celebridades que darão seus depoimentos estão Stan Lee, criador de diversos personagens que povoam os quadrinhos, Adam West, ator que deu vida ao Batman na TV, Lynda Carter, a eterna Mulher-Maravilha, Michael Chabon, Jules Feiffer, Jim Steranko, Neal Adams, Jerry Robinson, um dos criadores do Coringa, e Joe Simon, cocriador do Capitão América. Os dois últimos já falecidos.

O programa será lançado em DVD e Blu-Ray no mercado internacional no dia 15 de outubro, trazendo material Extra e legendas em inglês.

Continua após a publicidade

Atrelado ao documentário, será lançado no dia 1º de outubro o livro Superheroes!: Capes, Cowls, and the Creation of Comic Book Culture, de Laurence Maslon, que traz mais de 500 ilustrações, além de entrevistas e biografias de diversos personagens que fazem parte deste universo.  O livro será publicado pela Crown Archetype, divisão da Random House.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.