David Morrissey, ator de ‘The Walking Dead’, cria sua própria produtora
O britânico David Morrissey entrou para a lista de atores que expandiram sua área de atuação para a produção. Em parceria com o diretor Asif Kapadia e os produtores James Gay-Rees e Jolyon Symonds, Morrissey criou a On the Corner, produtora independente que já tem contrato com a BBC Worldwide para oferecer produtos para o cinema […]


(E-D) David Morrissey, Jolyon Symonds, Asif Kapadia e James Gay-Rees formam a equipe da produtora On the Corner (Foto: Divulgação)
O britânico David Morrissey entrou para a lista de atores que expandiram sua área de atuação para a produção. Em parceria com o diretor Asif Kapadia e os produtores James Gay-Rees e Jolyon Symonds, Morrissey criou a On the Corner, produtora independente que já tem contrato com a BBC Worldwide para oferecer produtos para o cinema e televisão. Morrissey e Symonds ficarão responsáveis por encontrar e desenvolver projetos ficcionais para a TV, que incluem séries, minisséries e telefilmes.
Nos EUA, Morrissey é mais conhecido por interpretar o Governador na série The Walking Dead, mas o ator já era um nome respeitado na TV britânica, onde atua desde a década de 1980. Entre seus trabalhos mais recentes estão a primeira temporada de The Hollow Crown, a série The Field of Blood e as minisséries True Love, The 7.39 e The Driver, na qual ele também atuou como produtor executivo.
Desde o início da televisão, quando os grandes estúdios boicotavam o veículo, as produtoras independentes se tornaram grandes aliados na produção de séries e programas em geral. Muitas delas eram de propriedade de atores que, livres do contrato de sete anos com seus respectivos estúdios, passaram a atuar como profissionais free lancer. Para garantir trabalho, eles investiam nas produções de seus próprios filmes e em programas da TV, incluindo comerciais.
Entre as mais conhecidas na década de 1950 estão a Bing Crosby Productions e a Desilu Productions (de Lucille Ball e Desi Arnaz) que, além de produzir seus próprios programas, alugavam suas dependências e equipamentos para outras produtoras que não tinham um local próprio.
Atualmente, com a produção globalizada, as produtoras independentes proliferaram tornando-se parte essencial na linha de produção televisiva. Associando-se a grandes estúdios ou oferecendo produtos diretamente para canais de TV, elas conseguem se estabelecer tornando seu nome uma referência à qualidade de programas que serão oferecidos. Na Inglaterra, onde não existe uma indústria televisiva nos mesmos moldes dos EUA, boa parte dos programas exibidos pela BBC, ITV, Channel 4, Sky e outros canais menores são produzidos por empresas de pequeno e médio porte.