Dana Wynter (1931-2011)
Conhecida pelo clássico filme “Vampiros de Almas”, de 1956, a atriz Dana Wynter, vista como convidada em diversos episódios de séries entre os anos de 1960 e 1980, faleceu no dia 5 de maio, aos 79 anos de idade, vítima de insuficiência cardíaca congênita, segundo informou o jornal Ojai Valley News. A atriz estava internada […]
Conhecida pelo clássico filme “Vampiros de Almas”, de 1956, a atriz Dana Wynter, vista como convidada em diversos episódios de séries entre os anos de 1960 e 1980, faleceu no dia 5 de maio, aos 79 anos de idade, vítima de insuficiência cardíaca congênita, segundo informou o jornal Ojai Valley News. A atriz estava internada há alguns dias em um hospital local, sendo que, segundo declarações de seu filho, os médicos não acreditavam que ela conseguiria sobreviver. Cremada, suas cinzas foram espalhadas em território irlandês.
Dana nasceu Dagmar Winter no dia 8 de junho de 1931, em Berlim, Alemanha, filha de um cirurgião inglês, casado com uma húngara. Dana cresceu na Inglaterra e mais tarde mudou-se com o pai e a madrasta para a África do Sul. Ela voltou para a Inglaterra para estudar medicina; mas, depois de algum tempo, trocou os estudos por arte dramática.
Dana iniciou carreira no cinema e no teatro inglês, com o nome de Dagmar Wynter, onde foi vista por um caça talentos americano, que a levou para os EUA. Seu primeiro filme nesse país foi “O Pirata Sangrento”, de 1952.
Ela chegou na TV em 1953, atuando em teleteatros. Na década de 1960, começou a fazer participações em episódios de séries, como “O Homem de Virgínia”, “A Lei de Burke”, “A Caravana”, “Alfred Hitchcock Apresenta”, “Inferno nos Céus”, “Meus Três Filhos”, “Ben Casey”, “James West”, “Gunsmoke”, “Os Invasores”, “Agente 86″, “Os Audaciosos”, “O Rei dos Ladrões”, “O Jogo Perigoso do Amor”, “Marcus Welby”, “The F.B.I.”, “Havaí 5-0″, “Têmpera de Aço”, “O Casal McMillan”, “Owen Marshall”, “Cannon”, “Centro Médico”, “A Ilha da Fantasia”, “Arquivo Confidencial”, “Dupla Genial”, “Casal 20″, “O Barco do Amor” e “Magnum”, entre outras.
Entre 1966 e 1967, Dana integrou o elenco da série de espionagem “The Man Who Never Was”, com Robert Lansing, sobre um agente americano que assumia a identidade de um milionário alemão, idêntico a ele, morto pela KGB. Dana interpretava a esposa do milionário que se apaixona pelo impostor.
No final da década de 1970, Dana foi para a Irlanda, onde teve participações na série “Bracken”, entre 1978 e 1982, ao lado de Gabriel Byrne (In Treatment).
Em 1982, ela interpretou a Rainha Elizabeth II no telefilme sobre o casamento de Charles e Diana. Seu último trabalho na TV é “The Return of Ironside”, de 1993, telefilme ‘reunion’ da série “Têmpera de Aço”, no qual ela interpretou a esposa de Raymond Burr.
Além do já mencionado “Vampiros de Almas”, Dana também esteve no elenco de filmes como “O Dia D”, com Robert Taylor, “Afundem o Bismark”, “Três Encontros com o Destino”, “Aeroporto 1970″, ” e “A Lista de Adrian Messenger”, com Tony Curtis, Kirk Douglas, Frank Sinatra, George C. Scott e Robert Mitchum, entre outros.
Em 1956, Dana se casou com Gregson Edward Bautzer, famoso advogado de celebridades em Hollywood, com quem teve um filho, Mark Bautzer, nascido em 1960. O casal se divorciou em 1981.
Nesse período, Dana afastou-se da carreira de atriz e fez faculdade de jornalismo, passando a trabalhar para o jornal The Guardian, da Inglaterra. Depois atuou como freelancer para publicações como National Review, Country Living, Image, The Irish Times, entre outras.
Nos últimos anos, Dana vivia em Ojai, nos EUA, e mantinha uma casa na Irlanda.
Trailer de “Vampiros de Almas”:
Dana no episódio “O 13º Marido”, de “Agente 86″: