Dan Stevens deixa o elenco de ‘Downton Abbey’
Atenção, o texto contém spoilers!!! Após muitos rumores e especulações, o futuro de Dan Stevens e de seu personagem Matthew foi definido pelo episódio natalino de Downton Abbey, exibido na Inglaterra no dia 25 de dezembro. A solução encontrada por Julian Fellowes para a saída do ator foi, embora novelesca, a mais lógica e previsível. […]

Atenção, o texto contém spoilers!!!
Após muitos rumores e especulações, o futuro de Dan Stevens e de seu personagem Matthew foi definido pelo episódio natalino de Downton Abbey, exibido na Inglaterra no dia 25 de dezembro. A solução encontrada por Julian Fellowes para a saída do ator foi, embora novelesca, a mais lógica e previsível. O criador e roteirista da série utilizou a mesma solução dada para justificar a saída da atriz que interpretava a personagem Lady Sybil. Com isso, a produção perde o protagonista da história de amor que movia a trama principal da série.
Segundo Stevens, em entrevista publicada hoje pelo The Telegraph, a decisão de deixar o elenco foi tomada em fevereiro deste ano, antes do início da produção da terceira temporada, que inclui o episódio natalino.
Ao longo deste período, a maior preocupação dos produtores parece ter sido a de evitar que o desfecho do episódio de natal fosse divulgado pela imprensa antes de ir ao ar. Rumores sobre a possível saída do ator começaram a circular na imprensa, sem nunca ter sido confirmado pelo canal ou produtores. O máximo que eles fizeram foi divulgar como rumor a informação de que o ator estaria disposto a filmar um episódio da quarta temporada. Fellowes chegou a conceder entrevistas na qual dizia que, no caso do ator não retornar, ele não seria substituído por outro, o que levava o público a desconfiar do destino que poderia ser dado ao personagem.
Com o título de A Journey to the Highlands, o episódio foi ao ar com 1h30 de duração. A trama tem início em setembro de 1921, período em que a família Crawley viaja para a Escócia para visitar a família de Lady Rose (personagem introduzida nos episódios da temporada). Bates, Anna, Moseley e O’Brien acompanham a família na viagem. Tom e os demais empregados da casa permanecem em Downton. Ao longo da história, Mary, grávida do filho de Matthew, dá à luz um menino, que se torna o herdeiro da propriedade. Mas a felicidade do casal é interrompida quando Matthew sofre um acidente de carro.
A audiência registrada pelo episódio de natal foi uma das mais baixas da história da série. Segundo o Telegraph, o episódio conquistou cerca de 7.3 milhões ao vivo. No ano passado, o episódio de natal registrou 8.1 milhões ao vivo, chegando a 12.11 milhões com o DVR.
Pela audiência ao vivo, Downton Abbey, que é do canal ITV, empatou com Call the Midwife, série da BBC exibida no mesmo horário. Resta aguardar os números do DVR para saber se Downton Abbey conseguiu manter sua média de 10 a 11 milhões de telespectadores e vencer a concorrência.
Adendo (19h11): em nota oficial divulgada à imprensa, o canal ITV informa que Stevens decidiu não renovar seu contrato após três temporadas. Michelle Dockery, que interpreta Lady Mary, está confirmada para a quarta temporada, que inicia sua produção em fevereiro. A temporada mostrará Mary tentando reorganizar sua vida sem o marido.
Adendo 2 (04/01/2013): Somando a audiência em DVR, o episódio natalino de Downton Abbey, do ITV1, conquistou a média de 10.28 milhões, ficando em segundo lugar na audiência do dia 25 de dezembro na Inglaterra. Em primeiro ficou a novela EastEnders, da BBC1, que registrou a média de 11.31 milhões, e em terceiro ficou o episódio de natal de Call the Midwife, também da BBC1, que conquistou a média de 10.18 milhões. O episódio de natal de Doctor Who (BBC1) ficou em sexto lugar, com 9.87 milhões de telespectadores.