Dale Robertson (1923-2013)
Conhecido dos fãs de séries por ter atuado em diversos faroestes, entre eles Wells Fargo/Tales of Wells Fargo e Cavalo de Ferro/Iron Horse, o ator Dale Robertson faleceu no dia 27 de fevereiro, aos 89 anos de idade, vítima de câncer no pulmão e complicações causadas por uma pneumonia. Ao longo de sua carreira, Robertson […]

Conhecido dos fãs de séries por ter atuado em diversos faroestes, entre eles Wells Fargo/Tales of Wells Fargo e Cavalo de Ferro/Iron Horse, o ator Dale Robertson faleceu no dia 27 de fevereiro, aos 89 anos de idade, vítima de câncer no pulmão e complicações causadas por uma pneumonia.
Ao longo de sua carreira, Robertson foi visto em participação especial em diversas séries produzidas entre os anos de 1950 e 1990. Entre elas, Histórias do Velho Oeste/Death Valley Days, na qual foi um dos apresentadores, A Ilha da Fantasia, O Barco do Amor, Caixa Alta/Matt Houston, Dallas, Dinastia, Assassinato por Escrito e Harts of the West.
Fã de John Wayne, Robertson nunca se considerou um ator. Dizia ser uma personalidade dotada de um estilo distinto. Em entrevistas, ele dizia que um ator é capaz de se adequar ao papel que interpreta, enquanto uma personalidade precisa mudar o personagem para que possa ‘caber’ nele. Para Robertson, a personalidade precisa dizer o texto à sua maneira.
Dayle Lymoine Robertson nasceu no dia 14 de julho de 1923 em Harrah, Oklahoma. Ao longo da adolescência, ele se destacou nos esportes, especialmente o boxe, o qual tentou seguir profissionalmente. Formado pela Academia Militar de Oklahoma, Robertson serviu durante a 2ª Guerra Mundial na África e na Europa, tendo sido condecorado com as medalhas de bronze e de prata.
A carreira de ator de Robertson teve início por acaso. Passando por Los Angeles, ele e seus amigos resolveram tirar uma foto para enviar às suas respectivas famílias. O fotógrafo gostou da foto de Robertson e decidiu colocá-la em exposição na vitrine da loja. Um caçador de talentos de Hollywood viu e entrou em contato.
Robertson começou a atuar em filmes no final da década de 1940, fazendo figurações ou atuando como dublê. Tendo aprendido a montar cavalos aos dez anos (chegando a trabalhar como treinador de pôneis na adolescência), a maioria dos filmes que fez neste período eram faroestes.
No final da década de 1950, ele migrou para a TV, onde estrelou Wells Fargo/Tales of Wells Fargo, produzida entre 1957 e 1962. Ele interpretou Jim Hardie, um rancheiro e agente da companhia Wells Fargo, que era chamado para resolver problemas.
Robertson voltou a estrelar uma série de faroeste entre 1966 e 1968 com Cavalo de Ferro/Iron Horse, na qual interpreta um jogador de pôquer que durante um jogo ganha uma ferrovia abandonada. Querendo torná-la um negócio lucrativo, ele decide finalizar a expansão da ferrovia, enfrentando os ataques indígenas, assaltantes e banqueiros desonestos.
Entre 1987 e 1988, Robertson estrelou sua última série, J. J. Starbuck, na qual ele interpreta um bilionário texano que viaja pelo país em seu Lincoln conversível 1961, solucionando crimes gratuitamente.
Robertson afastou-se da carreira artística na década de 1990, passando a se dedicar ao rancho que comprou em Yukon, Oklahoma, onde criava cavalos.
O ator se casou quatro vezes: Frederica Jacqueline Wilson (1951-1956), com quem teve uma filha, Rochelle Robertson; Mary Murphy (1956-1957); Lula Mae Maxey (1959-1977), com quem teve uma filha, Rebel Lee; e Susan Dee Robbins, com quem estava casado desde 1980.
Cliquem nas duas primeiras fotos para ampliar.
No vídeo, Robertson canta ao lado de Johnny Cash.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=kj2LBzzbnEw&w=620&h=330%5D