Cliff Robertson (1923-2011)
O ator que fez seu nome no cinema, mas teve participações em diversas séries de TV no início de sua carreira, faleceu aos 88 anos de idade, neste sábado, dia 10 de setembro, vítima de causas naturais. Clifford Parker Robertson nasceu no dia 9 de setembro de 1923 em Los Angeles. Aos dois anos de […]


Cliff Robertson em 1958
O ator que fez seu nome no cinema, mas teve participações em diversas séries de TV no início de sua carreira, faleceu aos 88 anos de idade, neste sábado, dia 10 de setembro, vítima de causas naturais.
Clifford Parker Robertson nasceu no dia 9 de setembro de 1923 em Los Angeles. Aos dois anos de idade, foi adotado por um casal, que mais tarde se divorciou. Cliff ficou com a mãe adotiva até que ela morreu. Ainda menor de idade, ele passou aos cuidados da avó materna.
Formado em jornalismo, Cliff exerceu essa profissão por pouco tempo. Serviu na Marinha Mercante depois de ter sido dispensado pelo serviço militar por ter problemas de vista. De volta aos EUA, começou a fazer teatro em Nova Iorque. Neste período, apareceu em diversos teleteatros ao vivo.
Entre 1953 e 1954, Cliff estrelou a série infanto-juvenil de ficção científica “Rod Brown of the Rocket Rangers”. Pouco depois, começou a fazer participações especiais em diversas séries. Entre elas, “Além da Imaginação”, “A Caravana”, “Os Intocáveis”, “Bus Stop”, “Ben Casey”, “Os Internos”, “Quinta Dimensão” e “O Maior Espetáculo da Terra”.

Cliff em Além da Imaginação
Entre 1966 e 1968, o ator teve participações na série “Batman”, na qual interpretou o vilão Vergonha, que no original se chamava Shame, referência ao filme “Shane”.
Entre 1983 e 1984, Cliff esteve em “Falcon Crest”, novela noturna; e entre 2003 e 2004, integrou o elenco de sua única série, “The Lyon’s Den”.
Vários dos teleteatros que estrelou foram adaptados para o cinema, mas o ator era sempre substituído por nomes mais conhecidos do público. Entre eles, “Vício Maldito/Days of Wine and Roses”, que no cinema foi estrelado por Jack Lemmon; e “Desafio à Corrupção/Hustler”, no qual foi substituído por Paul Newman.
Em 1961, estrelou “Os Dois Mundos de Charlie/The Two Worlds of Charlie Gordon”, com roteiro de Daniel Keyes, adaptado de seu conto “Flowers for Algernon”, apresentado dentro do teleteatro “U.S. Steel Hour”. O ator gostou tanto do personagem e da história que adquiriu os direitos para adaptá-la para o cinema. Assim, com roteiro de Stirling Siliphant (Cidade Nua) foi produzido em 1968 o filme “Charly”, que Cliff estrelou. Por este trabalho, ele ganhou o Oscar de melhor ator. Na história, ele interpreta um homem com problemas mentais que, após passar por um experimento, se torna um gênio.

Cliff Robertson e Adam West em cena de Batman
Entre 1957 e 1960, Cliff foi casado com a atriz Cynthia Stone, ex-esposa de Jack Lemmon, com quem teve uma filha, Stephanie Robertson.
Em 1966, o ator se tornou o terceiro marido de Dina Merrill, herdeira de uma fortuna, que fez carreira como atriz.
Ao lado de Cliff, ela fez participações em “Batman”, interpretando Calamity Jane, esposa do Vergonha. O casal teve uma filha, Heather, que faleceu vítima de câncer. Cliff e Dina se divorciaram em 1986.
Em 1977, Cliff expôs um escândalo que abalou a indústria cinematográfica na época. O presidente da Columbia Pictures, David Begelman falsificou a assinatura de Cliff em um cheque no valor de 10 mil dólares. O ator chamou o FBI e a polícia, denunciando o caso. Begelman foi preso e em 1995 cometeu suicídio. Segundo o ator, por ter causado publicidade negativa para a indústria, Cliff teve dificuldades de conseguir novos trabalhos por algum tempo, o que o levou a buscar emprego em comerciais de TV.

Cliff Robertson em 2010
Cliff voltou a receber ofertas de trabalhos regulares a partir de 1982, quando fez filmes como “Star 80″ e “Projeto Brainstorm”, último filme de Natalie Wood.
Cliff também esteve no elenco de filmes como “Férias de Amor”, “Maldosamente Ingênua/Gidget”, “Um Domingo em Nova Iorque”, “Meus Seis Amores”, “Assim Nascem os Heróis”, “Três Dias do Condor”, “Midway”, “Ford – O Homem e a Máquina”, “Malone, Um Agente Implacável” e os três filmes de “O Homem Aranha”, no qual interpretou Ben Parker, tio do herói.
Um de seus hobbies era a aviação. Em função disso, Cliff investiu boa parte de seu dinheiro na compra e restauração de aviões da 1a. e da 2a. Guerra Mundial. Em 1964, ele participou de uma corrida de balões, que terminou com ele sendo resgatado quando seu balão caiu no oceano Pacífico.
No vídeo abaixo, Cliff Robertson em Batman:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=9pG58z0Tq18&w=620&h=345%5D