CBS quer remake de ‘O Paladino da Justiça’
A CBS está desenvolvendo um projeto de série que poderá dar ao faroste O Paladino da Justiça/Have Gun Will Travel uma nova versão. Este é mais um clássico da TV a engrossar a lista de possíveis remakes do canal CBS, na qual já constam A Feiticeira, A Família Sol-Lá-Si-Dó e O Homem do Rifle. Ainda restrito ao roteiro, o projeto está […]

A CBS está desenvolvendo um projeto de série que poderá dar ao faroste O Paladino da Justiça/Have Gun Will Travel uma nova versão. Este é mais um clássico da TV a engrossar a lista de possíveis remakes do canal CBS, na qual já constam A Feiticeira, A Família Sol-Lá-Si-Dó e O Homem do Rifle. Ainda restrito ao roteiro, o projeto está a cargo de David Mamet (The Unit).
Criada por Sam Rolfe e Herb Meadow, a série original foi produzida entre 1957 e 1963, com um total de seis temporadas e 225 episódios. A história acompanhava as aventuras de um justiceiro conhecido como Paladino.
Homem culto, dotado de moral e ética, o Paladino era um soldado formado pela West Point. Após a guerra civil, desiludido com o exército, ele largou o serviço militar e partiu para o Oeste onde passou a atuar como arma de aluguel. Geralmente colocando-se à disposição dos injustiçados, ele faz o possível para evitar o uso de armas na hora de cumprir seu contrato. Para ele, é mais importante resolver o problema de forma pacífica.
Morando no hotel Carlton de São Francisco, ele conta com a ajuda de Kim Cham, um oriental a quem o Paladino chamava de Hey Boy. Sua função era entregar o jornal da manhã e apresentá-lo a possíveis clientes. Além de vestir roupas escuras e carregar uma arma, o Paladino também traz um cartão de visita no qual se lê a frase have gun, will travel (algo como ‘tenho arma, posso viajar’).
Estrelada por Richard Boone, O Paladino da Justiça também contava com a presença de Kam Tong, como Hey Boy. Na quarta temporada, o ator foi temporariamente substituído por Lisa Lu, que interpretou Kim Li, chamada pelo Paladino de Hey Girl. Destes, apenas Lisa ainda está viva. Boone morreu em 1981, aos 63 anos de idade, vítima de câncer; e Tong faleceu em 1969.
A equipe de roteiristas da série contou com alguns nomes que ficariam conhecidos ao longo dos anos. Entre eles, Gene Roddenberry, que criaria Jornada nas Estrelas; Bruce Geller, que criou Missão: Impossível; e Harry Julian Fink, roteirista do filme Perseguidor Implacável/Dirty Harry.

Kam Tong e Richard Boone
Produzida pela CBS Television em parceria com a Filmaster Productions, a série foi cancelada a pedido de Boone, que já estava cansado de interpretar o personagem.
Em paralelo à produção televisiva, O Paladino da Justiça também teve uma versão para o rádio, produzida entre 1957 e 1960 com um total de 106 episódios. Adaptada por Roy Winsor, a série radiofônica foi estrelada por John Dehner (Paladino), Ben Wright (Hey Boy) e Virgínia Gregg, que interpretava a Srta. Wong, namorada de Hey Boy.
Em 2006 chegou a ser anunciado um projeto que levaria a série para o cinema, via Paramount Pictures, mas esta versão não chegou a ser produzida.
O Paladino da Justiça foi um dos grandes sucessos da CBS. Entre 1958 e 1961, ela era a terceira maior audiência da época, perdendo apenas para Gunsmoke e A Caravana, que também eram faroestes. Ao longo de sua produção, a série registrou a média de 29.4% do público alvo.
Cliquem nas duas primeiras fotos para ampliar.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=QWB85CKA6h8&w=620&h=330%5D