Cate Blanchett prepara minissérie na Austrália
Um projeto de minissérie desenvolvido pela atriz australiana Cate Blanchett foi aprovado pelo Screen Austrália para receber financiamento estatal. Com o título de Stateless, o projeto acompanha a trajetória de Cornelia Rau, uma mulher alemã que se mudou com a família para a Austrália em 1967, quando ainda era bebê. A família viveu no país até 1980, […]


Cate Blanchett (Foto: Lisa Maree Williams/Getty)
Um projeto de minissérie desenvolvido pela atriz australiana Cate Blanchett foi aprovado pelo Screen Austrália para receber financiamento estatal.

Cornelia Rau (Foto: Fairfax Media)
Com o título de Stateless, o projeto acompanha a trajetória de Cornelia Rau, uma mulher alemã que se mudou com a família para a Austrália em 1967, quando ainda era bebê. A família viveu no país até 1980, quando retornaram para a Alemanha. Em 1983, eles voltaram a viver na Austrália, onde permaneceram. Em 1998, Cornelia se uniu ao Kenja Communication, um grupo esotérico que tem como missão o fortalecimento do indivíduo.
Ela deixou a organização no mesmo ano, quando se internou em um hospital com suspeita de ser bipolar. Mais tarde, Cornelia teria sido diagnosticada com esquizofrenia. Seu comportamento instável a levou a buscar auxílio médico até 2004, quando desapareceu.
Encontrada pela polícia, ela se identificou como sendo Anna Brotmeyer, uma turista alemã. Incapaz de apresentar uma documentação que comprovasse sua história, Cornelia foi detida pelo Departamento de Imigração. Passando por diferentes instituições penais, onde foi mantida por meses sem sua medicação, ela não conseguia se lembrar de quem era.
Seu comportamento instável a levou a ser internada em um hospital, onde foi submetida a um tratamento psiquiátrico. Enquanto isso, sua família tentava todos os meios para localizá-la. O caso de Cornelia inspirou um debate sobre as leis de imigração do país.
O roteiro é de Elise McCredie com direção de Blanchett. Até o momento, não há informações sobre se a atriz atuará na minissérie.
A produção é da Matchbox Productions e Dirty Films. O projeto ainda não tem um canal envolvido.