Bellisario Processa CBS Pelos Lucros de NCIS: LA
Don Bellisario é um produtor que começou a fazer sucesso na década de 1980, com séries como “Águia de Fogo”, “Magnum” e “Contratempos/ Quantum Leap”, série de ficção científica que se tornou cult. Na década de 1990, ele ofereceu ao público a série “JAG”, produção que gerou a spinoff “NCIS”, a qual, por sua vez, […]

Don Bellisario é um produtor que começou a fazer sucesso na década de 1980, com séries como “Águia de Fogo”, “Magnum” e “Contratempos/ Quantum Leap”, série de ficção científica que se tornou cult. Na década de 1990, ele ofereceu ao público a série “JAG”, produção que gerou a spinoff “NCIS”, a qual, por sua vez, gerou seu próprio ‘filhote’: “NCIS: LA”.
Bellisario se afastou da produção de “NCIS” em 2007, quando Mark Harmon ameaçou deixar o elenco da série. Assim sendo, ele não chegou a participar do desenvolvimento do projeto de “NCIS: LA”, que estreou nos EUA em 2009, trazendo o nome de Shane Brennan como seu criador.
Por ser uma criação com base em sua obra, a CBS teria que lhe pagar sua parte nos rendimentos. Mas, segundo Bellisario, a CBS não considera “NCIS: LA” uma spinoff, embora tenha sido divulgada como tal. Assim sendo, depois de tentar resolver o problema diretamente com os representantes do estúdio, o produtor decidiu abrir um processo contra a CBS na Suprema Corte de Los Angeles.
Don Bellisario (Foto: Giulio Marcocchi/Getty)
Segundo Bellisario, ele tem o direito contratual de participar do processo criativo e dos lucros de qualquer spinoff, remake, versões internacionais ou cinematográficas, continuações, telefilmes ou minisséries com base em suas produções.
Apesar de ainda estar em sua segunda temporada, “NCIS: LA” já teve os primeiros episódios vendidos pelo estúdio a canais regionais (syndication) para exibição em reprise. Segundo o site Deadline, o estúdio estaria recebendo o valor de 2.3 milhões de dólares por episódio em syndication e cerca de 1.5 milhões por episódio na venda internacional.
O produtor pede o pagamento da percentagem que lhe caberia mais uma compensação pela falta de pagamento. A imprensa americana acredita que este valor chegue a 150 milhões de dólares.
Em resposta às acusações, a CBS TV Studios afirmou que Don Bellisario não tem qualquer direito sobre a produção ou os lucros de “NCIS: LA”.