BBC4 exibe a série italiana ‘Il Commissario Montalbano’
Esta noite o canal BBC4 começa a exibir a série Il Commissario Montalbano, produção italiana do canal RAI que recebeu o título de Inspector Montalbano. Trata-se de uma adaptação da obra de Andrea Camilleri, publicada entre 1994 e 2011. A série estreou na Itália em 1999, com a produção de dois telefilmes. Nos anos seguintes, […]


(E-D) Angelo Russo, Luca Zingaretti, Peppino Mazzotta e Cesare Botti
Esta noite o canal BBC4 começa a exibir a série Il Commissario Montalbano, produção italiana do canal RAI que recebeu o título de Inspector Montalbano. Trata-se de uma adaptação da obra de Andrea Camilleri, publicada entre 1994 e 2011.
A série estreou na Itália em 1999, com a produção de dois telefilmes. Nos anos seguintes, retornou com novos telefilmes, somando até o momento 22. Atualmente em sua oitava temporada, exibida em seu país em 2011 e com o total de quatro telefilmes, a série já foi renovada para sua nona temporada, a qual tem previsão de estreia para este ano na Itália, com a produção de quatro telefilmes. O canal BBC4 exibirá os dez primeiros telefilmes, produzidos para as quatro primeiras temporadas da série, apresentando-os como primeira temporada.
A história acompanha a vida e a rotina de trabalho de Salvo Montalbano (Luca Zingaretti), inspetor do departamento de polícia de Vigàta, cidade ficcional. Rabugento, impaciente, amante da boa cozinha, Montalbano é um homem viciado no trabalho, o que compromete sua vida pessoal. Ele mantém uma relação há oito anos com Livia (Katharina Böhm), uma jovem que vive em outra cidade e que ainda tem esperanças de que um dia Montalbano perderá o medo de assumir um compromisso e finalmente se casará com ela. Embora já tenha feito o pedido várias vezes, ele sempre dá um jeito de mudar de ideia e convencê-la a esperar mais um pouco. Enquanto isso, nada o impede de manter aventuras ocasionais.
No trabalho, ele tem três assistentes que se mantêm ao seu lado, não importando a forma como são tratados. O primeiro é Fazio (Peppino Mazzotta), o sujeito para toda obra; o segundo é Mimi Augello (Cesare Bocci), outro detetive do departamento que costuma trocar ideias com Montalbano, o que muitas vezes leva à solução do caso; e Caterella (Angelo Russo), um policial desastrado e ingênuo que tem dificuldades de entender o que Montalbano deseja.
A série não ultrapassa o nível das produções passatempo. O principal da trama não é o crime e suas consequências, mas o quebra-cabeça que precisa ser montado para desvendá-lo.
Com personagens caricatos e repetições de fórmulas, a série introduz um caso por episódio. Montalbano é o único que tem sua história um pouco mais desenvolvida, os demais personagens apenas orbitam em torno dele. A narrativa é expositiva, trazendo a toda hora explicações detalhadas do que está acontecendo e de quem é quem.
O que Il Commissario Montalbano tem de mais interessante é o cenário. Filmada nos arredores da província de Ragusa, região da Sicília, a série apresenta casas ao estilo barroco italiano, construídas no período de 1700, que se contrastam com as vilas antigas de pescadores e de pessoas de baixa renda, em meio a vielas, que oferecem uma arquitetura mais simples e despojada, com muitas casas construídas em grutas.
Entre os locais utilizados para as filmagens estão Módica (declarada patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO), Castelo Donnafugata, o porto de Donnalucata, a zona rural de Ragusa, bem como sua marinha, Comiso, Santa Croce Camerina, Punta Secca e outros locais do sudeste da Sicília.
A série já está disponível no mercado internacional.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=dEyEc8tAth8&w=620&h=330%5D