Atriz de Jeannie é um Gênio Prepara Autobiografia
Ontem publiquei uma postagem sobre Rob Lowe, que prepara suas memórias. Agora é a vez dos fãs de séries clássicas começarem a contar os dias para o lançamento do livro autobiográfico de Barbara Eden, mais conhecida como Jeannie. Hoje a editora Crown Archetype, do grupo Random House’s Crown Publishing, anunciou que irá lançar “Jeannie Out […]

Ontem publiquei uma postagem sobre Rob Lowe, que prepara suas memórias. Agora é a vez dos fãs de séries clássicas começarem a contar os dias para o lançamento do livro autobiográfico de Barbara Eden, mais conhecida como Jeannie.
Hoje a editora Crown Archetype, do grupo Random House’s Crown Publishing, anunciou que irá lançar “Jeannie Out of the Bottle” por volta de julho de 2011.
O livro apresentará detalhes da vida e da carreira de atriz e cantora Barbara Eden, que inclui um aborto involuntário, uma relação com um marido abusivo e a morte prematura de seu único filho, Matthew. O texto será escrito em parceria com Wendy Leigh.
Seu verdadeiro nome é Barbara Jean Morehead e sua carreira artística teve início como cantora aos 16 anos de idade. Ela se apresentava em clubes com o nome de Barbara Huffman, que ela adotou de seu padrasto. Depois de ganhar um concurso de beleza em 1951, mudou-se para Los Angeles para tentar a sorte. Como atriz, estreou na TV em 1956 com participações em séries como “I Love Lucy”, “Patrulha Rodoviária”, “Gunsmoke”, “Perry Mason” e “Papai Sabe Tudo”.
Entre 1957 e 1959, integrou o elenco da versão televisiva de “Como Agarrar um Milionário”, na qual interpretou o papel que foi de Marilyn Monroe no cinema. Após o cancelamento da série, Barbara voltou ao circuito de participações especiais, além de trabalhar em filmes para o cinema. Esteve ao lado de Elvis Presley em “Estrela de Fogo”; fez uma viagem de “Cinco Semanas em um Balão”, além de conhecer as profundezas através de uma “Viagem ao fundo do Mar”, filme que deu origem à série de TV.
Sua grande chance veio em 1965 com a produção da série “Jeannie é um Gênio“, que para ela, era só mais um trabalho em seu currículo. A atriz soube da seleção de elenco lendo o jornal Variety. A matéria informava que várias candidatas tinham participado de concursos de beleza, representando países que sugeriam a busca por um tipo exótico. Loira e de olhos claros, Barbara não se considerou para o papel. Mas seu agente acabou recebendo o roteiro do episódio piloto e o resto é história.
A série foi cancelada em 1970, quando Jeannie se casa com seu amo, o Major Tony Nelson (Larry Hagman). Os fãs não aceitaram a mudança. A atriz voltaria ao papel de Jeannie em dois telefilmes: “Jeannie, 15 Anos Depois/I Dream of Jeannie: 15 Years Later”, de 1985; e “I Still Dream of Jeannie”, de 1991.
Em 1973, ela tentou voltar com uma nova série que levou seu nome, “The Barbara Eden Show”, na qual interpretou uma roteirista de uma novela que precisa lidar com as manias do principal astro, bem como manter a harmonia em casa, com o marido e o filho. A produção ficou restrita ao piloto, que não chegou a ser exibido. Outra tentativa no ano seguinte, “The Toy Game”, teve o mesmo destino.
Uma nova chance surgiu com “Harper Valley”, produzida entre 1981 e 1982. Na história, ela interpreta uma viúva, com uma filha adolescente, que é desprezada e maltratada pelas pessoas da cidade por elas não aprovarem seu modo de se vestir e de se comportar. Sua última tentativa de voltar em uma nova série de TV foi em 1980 com “A Brand New Life”, na qual ela interpretava uma garçonete que se casa com um milionário.
Entre 1990 e 1991, Barbara se reuniu com seu amigo Larry Hagman, na novela noturna “Dallas”, na qual interpretou Lee Ann Nelson (notaram o sobrenome?) uma bilionária que mede forças com J.R. na última temporada. A participação mais recente da atriz em uma série foi em um episódio de “Army Wives”, de 2007.
Sempre sorridente e com uma postura positiva diante da vida, Barbara sofreu várias provações pessoais. Seus pais se divorciaram quando ela tinha três anos de idade. Nessa época ela foi viver com a mãe em São Francisco.
Em 1957, ela conheceu o ator Michael Ansara, durante um encontro arranjado pelo estúdio e seu agente para que o casal pudesse promover suas carreiras em eventos. Os dois se casaram em 1958, mas não foi uma união estável. Em entrevista ao New York Times, Barbara revelou que Michael era verbalmente abusivo e viciado em cocaína.
A atriz sofreu um aborto involuntário em 1961, dando à luz a seu único filho, Matthew, em 1965, durante a produção da primeira temporada de “Jeannie é um Gênio”. Em 2001, o rapaz foi encontrado morto em um estacionamento, vítima de overdose. Uma terceira gravidez, em 1971, resultou em um bebê natimorto. Barbara e Michael Ansara se divorciaram em 1974. Em 1977 ela casou-se com um dos executivos do jornal Chicago Sun-Times, Charles Donald Fegert, de quem se divorciou em 1983. Em 1991 ela casou-se com o agente imobiliário Jon Eicholtz, com quem ainda vive.
Ao longo dos anos 70 e 80, Barbara dedicou-se também à sua carreira de cantora, apresentando-se em night clubes e chegando a gravar alguns álbuns. Atualmente, a atriz que fará 76 anos no dia 23 de agosto, mantém trabalhos no teatro, onde atuou em montagens de “Um Estranho Casal”, versão feminina da peça de Neil Simon, e “Love Letters”.
Abaixo, a atriz comenta como conseguiu o papel de Jeannie em entrevista ao Archive of American Television. Outros trechos da entrevista poderão ser encontrados aqui.
(por: Fernanda Furquim)