Atriz Anuncia Cancelamento de Life Unexpected
No dia 4 de novembro, a atriz Shiri Appleby, intérprete de Cate, anunciou em seu perfil do Facebook o cancelamento da série “Life Unexpected”. A notícia ainda não foi confirmada pelo CW. A previsão inicial era de que o canal se pronunciasse até maio de 2011. No entanto, no Twitter oficial da série existe uma […]

No dia 4 de novembro, a atriz Shiri Appleby, intérprete de Cate, anunciou em seu perfil do Facebook o cancelamento da série “Life Unexpected”.
A notícia ainda não foi confirmada pelo CW. A previsão inicial era de que o canal se pronunciasse até maio de 2011. No entanto, no Twitter oficial da série existe uma postagem que aponta a semana de 17 de outubro como determinante para o futuro de “Life Unexpected”. O que leva a crer que a decisão já tenha sido tomada.
“Life Unexpected” estreou nos EUA em janeiro de 2010, conquistando cerca de 2.83 milhões de telespectadores. A primeira temporada registrou a média de 2 milhões em 13 episódios produzidos. Renovada para a segunda temporada, a série sofreu queda na audiência, chegando a 1.65 milhões. O canal já exibiu sete dos 13 episódios originalmente encomendados, que mantém uma média de 1.5 milhões de telespectadores.
Em outubro, o CW encomendou mais dois roteiros, o que daria à segunda temporada um total de 15 episódios. Mas no dia 2 de novembro, o canal anunciou que não encomendaria a produção de novos episódios da série. Em geral, esse tipo de decisão é prenúncio de cancelamento, mas visto que a primeira temporada teve apenas 13 episódios, os fãs estavam esperançosos que “Life Unexpected” continuasse a ser produzida com um número limitado por temporada.
Em entrevistas, a produtora Liz Tigelaar anunciou que trataria o final da segunda temporada como se fosse o fim da série. Desta forma, os roteiristas deverão desenvolver a trama para forçar uma conclusão para as situações propostas.
Originalmente batizada de “Light Years”, a produção mudou o título para “Parental Discretion Advised”, antes de chegar à “Life Unexpected”. A série é uma produção da Mojo Films em parceria com a CBS Television Studios e a Warner Brothers Television, filmada em Vancouver, Canadá. Sua proposta foge ao padrão de produções estabelecido pelo canal CW, que nos últimos anos vem optando por séries com narrativas de novela voltadas para o público adolescente.
No Brasil, “Life Unexpected” chegou pelo canal a cabo Liv. Confiram mais informações sobre a série aqui.
O CW é um canal de TV aberto que dispõe de um número limitado de afiliadas, atingindo cerca de 48% do território americano. Por isso, suas séries de sucesso registram um patamar abaixo do nível de audiência almejado por grandes canais como CBS, ABC, NBC ou Fox.
Enquanto que a média de uma boa audiência para os ‘quatro grandes’ é de 10 milhões de telespectadores, para o CW 5 milhões é o suficiente. No entanto, a maioria de suas produções não chega a esse nível. Por isso, o canal costuma se contentar com cerca de 2 milhões de telespectadores.
Outro fator importante para o canal é o burburinho que suas produções geram na Internet, bem como a audiência do DVR (pessoas que deixam gravando para assistir depois) ou downloads oficiais. Séries como “Gossip Girl” e “90210”, têm sido salvas por esse motivo. Mas “Life Unexpected” não conseguiu gerar audiência ou ‘falatório’, o que pode ter determinado seu cancelamento.