Atores de The Big Bang Theory Ganham Aumento de Salário
O fim de uma negociação que durou cerca de quatro meses resultou em um aumento de salário para o trio de atores que fazem de “The Big Bang Theory” um sucesso de audiência. Segundo a imprensa americana, a partir da quarta temporada, Jim Parsons, Johnny Galecki e Kaley Cuoco receberão 200 mil dólares por episódio, […]

O fim de uma negociação que durou cerca de quatro meses resultou em um aumento de salário para o trio de atores que fazem de “The Big Bang Theory” um sucesso de audiência.
Segundo a imprensa americana, a partir da quarta temporada, Jim Parsons, Johnny Galecki e Kaley Cuoco receberão 200 mil dólares por episódio, cada um, com um aumento de 50 mil dólares por temporada, nos próximos três anos, caso a série continue a ser renovada. Desta forma, os salários dos atores serão de 250 mil dólares para a quinta temporada, de 300 mil para a sexta e de 350 mil dólares para a sétima, por episódio. Além disso, cada um dos três atores receberá 0,25% do lucro gerado pela série e seus produtos derivados. Desse valor, será pago a cada ator um milhão de dólares em adiantamento, mais um milhão se e quando a sétima temporada for produzida.
Nada mal para um grupo de atores relativamente desconhecidos que até a terceira temporada recebiam em torno de 60 mil dólares por episódio. Sendo que, na lista dos maiores salários de atores das séries de TV, publicada pela TV Guide, Jim Parsons aparecia com um valor de 40 mil dólares por episódio. O motivo da diferença salarial pode ter sido em função do currículo. Parsons era o ator com menor experiência na TV e o menos conhecido.
Johnny Galecki já tinha em seu currículo a série “Roseanne”, sitcom de sucesso da qual integrou o elenco entre 1992 e 1997. Já Kaley Cuoco tinha dois seriados: “8 Simple Rules” e “Charmed/Jovens Bruxas”, além das séries animadas “Brandy and Mr. Whiskers”, “Monster Allergy” e “6Teen”.
É claro que o salário atual dos atores de “The Big Bang Theory” ainda está bem longe de valores como o de Charlie Sheen, que recentemente negociou o valor de 1.25 milhões de dólares por episódio da série “Two and a Half Men”.
No entanto, para chegar à quantia estabelecida, os atores de “The Big Bang Theory” passaram por um penoso processo de renegociação de contratos. Tudo começou por volta do mês de junho, quando os contratos dos três atores principais encerraram. Representados pela mesma agência, os atores se uniram para negociarem o mesmo valor para cada um, à la atores de “Friends”.
O valor inicial oferecido pela Warner, produtora de “The Big Bang Theory”, foi de 100 mil dólares por episódio. Os atores recusaram, pedindo 250 mil dólares por episódio. As negociações tiveram início, mas, no meio do caminho, Jim Parsons decidiu separar-se dos demais, com o objetivo de conseguir um valor mais alto que o dos colegas. Tendo sido indicado a prêmios e conseguindo ganhar o Emmy desse ano, Parsons parecia ter boas chances de receber um aumento melhor que Johnny e Kaley.
No entanto, a Warner Brothers não cedeu, oferecendo a Parsons o mesmo valor que aos demais: 200 mil dólares por episódio. Segundo a imprensa americana, o ator também recebeu um ultimato: é pegar ou largar. O ator preferiu não se arriscar e aceitar a proposta.
Apesar da situação, segundo foi divulgado, as negociações foram amigáveis e em nenhum momento os atores colocaram em dúvida qualquer intenção de interromper suas funções com a produção ou boicotar as filmagens da quarta temporada. Como foi o caso dos atores de “Friends”, nos anos 90, que condicionaram o retorno ao trabalho com a terceira temporada da série ao salário desejado.
Jornalistas que acompanharam o desenrolar das negociações dos atores de “The Big Bang Theory” acreditam que Parsons cometeu um erro ao separar-se dos colegas, visto que o trio teria maiores chances de conseguir o salário que pediram se permanecessem unidos. Afinal, seria muito difícil substituir os três atores principais de uma série de sucesso. Outros acreditam que, se o ator tivesse recusado a oferta da Warner, o estúdio voltaria atrás em seu ultimato, negociando o valor que ele desejava, visto que Parsons, intérprete de Sheldon, destacou-se de tal forma que se transformou na principal atração da série.
Agora será a vez dos atores Simon Helberg e Kunal Nayyar darem início à renegociação de seus contratos.
Apesar de ainda estar em produção, “The Big Bang Theory” já foi vendida para reprises em canais regionais, por um valor estimado em cerca de 2 milhões de dólares por episódio, segundo a imprensa americana vem divulgando.
A quarta temporada da série estreia nos EUA no dia 23 de setembro. Em função de um acidente, no qual quebrou uma perna, a atriz Kaley Cuoco ficará de fora de, pelo menos, um episódio da temporada.
Adendo: no dia 22 de novembro de 2010, foi divulgado pela imprensa americana que Simon Helberg também renovou seu contrato. O ator teve um aumento de salário, passando de 40 mil dólares por episódio para um valor entre 100 e 125 mil dólares. Já Kunal Nayyar acertou no dia 18 de dezembro de 2010 o valor de seu novo contrato. O ator, que recebia cerca de 25 mil dólares por episódio, passará a receber 75 mil dólares.
Abaixo, um vídeo postado no Twitter por Bill Prady, produtor executivo da série, que apresenta a equipe técnica desejando à Kaley um pronto restabelecimento. Confiram: