As séries mais rentáveis de 2011
A revista Forbes divulgou na última semana a lista dos programas mais rentáveis da TV americana em 2011. A publicação utilizou como referência uma pesquisa realizada pela empresa Kantar Media, a qual traça o perfil do anunciante. A lista refere-se aos programas exibidos no horário nobre americano, com base na venda de espaços publicitários de […]

A revista Forbes divulgou na última semana a lista dos programas mais rentáveis da TV americana em 2011. A publicação utilizou como referência uma pesquisa realizada pela empresa Kantar Media, a qual traça o perfil do anunciante.
A lista refere-se aos programas exibidos no horário nobre americano, com base na venda de espaços publicitários de 30 segundos.
A maioria dos programas que figuram na lista sofreram queda nos lucros e na audiência em comparação ao ano anterior. Ainda assim, conseguiram se manter entre os mais rentáveis do ano. É importante avisar que a pesquisa não leva em consideração os valores gastos pela produção e licenciamento do produto.
Além disso, os valores referem-se à venda dos anúncios no Upfront das séries e programas. Isto significa que as empresas compraram espaços publicitários em programas que ainda não conheciam, com base na expectativa de sua audiência, calculada pelo canal com base no potencial demográfico (faixa etária, poder aquisitivo, etc), psicológico (grupos de pessoas com os quais os programas poderão se identificar) e geográfico (área de maior interesse naquele tipo de programa), bem como no horário que ele seria exibido. Por isso figura na lista uma série de baixa audiência e já cancelada.
Entre os anunciantes que mais investiram em comerciais de TV em 2011 estão: Procter & Gamble Co, AT&T Inc, General Motors Corp, Verizon Communications, Chrysler Group Llc., General Mills Inc., Comcast Corp., Ford Motor Co., Toyota Motor Corp. e Time Warner Inc.
Lista dos programas mais rentáveis de 2011 (receita de anúncios por cada meia-hora):
1. American Idol (Fox): 6.64 milhões de dólares
2. The X Factor (Fox): 5.55 milhões de dólares
3. Two and a Half Men (CBS): 3.24 milhões de dólares
4. Glee (Fox): 2.83 milhões de dólares
5. Grey’s Anatomy (ABC): 2.75 milhões de dólares
6. Dancing with the Stars (ABC): 2.72 milhões de dólares
7. Desperate Housewives (ABC): 2.61 milhões de dólares
8. The Big Bang Theory (CBS): 2.57 milhões de dólares
9. Mad Love (CBS): 2.49 milhões de dólares (exibida entre How I Met Your Mother e Two an a Half Men, a expectativa de audiência era alta, mas a série não correspondeu e foi cancelada)
10. Modern Family (ABC): 2.13 milhões de dólares
Cliquem na foto para ampliar.