As Novidades do Canal Globosat HD
Este ano o canal passou a investir mais na exibição de séries estrangeiras. Em sua grade de programação, já constam a americana “Spartacus“, a canadense “Republic of Doyle” e a francesa “Braquo“. Agora, a Globosat HD anuncia a estreia de mais cinco produções, a maioria vinda da Inglaterra. A primeira é “Land Girls“, drama histórico […]

Este ano o canal passou a investir mais na exibição de séries estrangeiras. Em sua grade de programação, já constam a americana “Spartacus“, a canadense “Republic of Doyle” e a francesa “Braquo“. Agora, a Globosat HD anuncia a estreia de mais cinco produções, a maioria vinda da Inglaterra.
A primeira é “Land Girls“, drama histórico da BBC situado no período da 2ª Guerra Mundial. Apesar de premiada, a produção foi muito criticada por veteranos da guerra que apontaram várias falhas na reconstituição da época. Criada por Roland Moore, a história acompanha quatro mulheres que se unem ao Women´s Land Army – WLA, organização militar que recrutava mulheres para trabalharem com a agricultura durante o período em que os homens estavam nos campos de batalha.
A série foi originalmente encomendada para marcar os 70 anos do início do conflito. Exibida em 2009, a primeira temporada teve um total de cinco episódios. Em março desse ano, a BBC anunciou a encomenda da segunda temporada, com mais cinco episódios, com previsão de estreia para 2011.
“Land Girls” é estrelada por Nathaniel Parker, Christine Bottomley, Sophie Ward, Summer Strallen, Mark Benton, Danny Webb, Jo Woodcock e Becci Gemmell.

Dougray Scott e Reece Noi em “Father & Son” (Foto ITV/Divulgação)
A segunda produção comprada pela Globosat HD é “Father & Son“, minissérie do canal ITV com quatro episódios, criada por Frank Deasy. Na história, em uma sociedade onde a criminalidade faz parte do cotidiano das pessoas, Michael O’Connor, ex-presidiário, retorna à Manchester para tentar tirar seu filho da prisão. Exibida em 2009 na Irlanda e em 2010 na Inglaterra, a minissérie registrou cerca de 5 milhões de telespectadores em sua estreia na TV inglesa.
Estrelada por Dougray Scott, Sophie Okonedo, Stephen Rea, Ian Hart, Reece Noi, Wunmi Mosaku, John Kavanagh e Flora Montgomery. A minissérie é uma produção da inglesa Left Bank Pictures em parceria com as irlandesas Ingenius Broadcasting e Octacon Films, com direção de Brian Kirk.

Elenco de “Hope Springs” (Foto BBC/Divulgação)
A terceira produção é “Hope Springs”, série que teve uma temporada com oito episódios. A história apresenta quatro mulheres, ex-condenadas, que tentam seguir uma vida normal. Para tanto, planejam viver no Caribe à custa dos três milhões de libras que roubaram do marido mafioso de uma delas. Mas ao invés da praia, o grupo acaba em uma comunidade rural da Escócia, sem dinheiro, sem passaporte e sem esperanças. Agora as quatro mulheres precisam encontrar uma forma de se adaptar à vida no campo.
Estrelada por Alex Kingston, de “Doctor Who”, Sian Reeves, Christine Bottomley, Vinette Robinson, Annette Crosbie, Ronni Ancona, Paul Higgins e Alec Newman.

Elenco de “Underbelly” (Foto Nine Network/Divulgação)
A quarta estreia é “Underbelly“, série australiana que já tem uma versão americana sendo desenvolvida para o canal Starz. A história tem como base o livro “Leadbelly: Inside Australia’s Underworld”, de John Silvester e Andrew Rule, que por sua vez retrata história verídica ocorrida na Austrália entre as décadas de 70 e 90, em torno de uma família de mafiosos.
A série estreou em 2008, em seu país, sendo que ainda está em produção. Cada temporada desenvolve um tema, recebendo subtítulos diferentes: “Underbelly: The Melbourne Gangland Murders“, com base em fatos ocorridos entre 1995 e 2004; “Underbelly: A Tale of Two Cities“, prelúdio da primeira, com fatos ocorridos entre 1976 e 1987; e “Underbelly: The Golden Mile“, retratando o período entre 1988 e 1999. Adaptada por Tony Tilse, cada temporada tem 13 episódios produzidos.
A última estreia do canal Globosat HD é “Desperate Romantics“, que já foi exibida no Brasil pelo canal “Film & Arts” com o título de “Desesperadamente Românticos”, em setembro. Com seis episódios produzidos, a série traz no elenco os atores Aidan Tuner, de “Being Human”, Rafe Spall, Samuel Barrett e Sam Crane.
A produção da BBC é inspirada no livro de Franny Moyle, “Desperate Romantics: The Private Lives of the Pre-Raphaelites”, publicado em 2009. Adaptada por Peter Bowker, de “Os Contos de Canterbury”, a história retrata os sonhos de jovens artistas que lutam para ter sua arte reconhecida pela sociedade inglesa de 1848. A série introduz personagens históricos que, considerados os precursores da avant-garde, fundaram a irmandade Pré-Rafaelita, composta por poetas, pintores e críticos que se posicionaram contra a arte clássica.
As estreias ocorrem entre os dias 23 de dezembro e 7 de janeiro. Assim que uma data for definida para cada produção, incluirei no Calendário de Estreias. O canal também promete trazer ao Brasil a minissérie “Spartacus: Gods of the Arena“, mas ainda não agendou uma data de exibição.