As Novidades de Torchwood (com Adendo)
Levou muito tempo para os fãs conseguirem uma confirmação de que a série inglesa “Torchwood” teria a quarta temporada. Primeiro, ela seria produzida como um remake americano em parceria com a Fox. Depois, o canal afastou-se do projeto, colocando em risco sua viabilidade. Mas, para a alegria dos fãs, o canal a cabo Starz o […]

Levou muito tempo para os fãs conseguirem uma confirmação de que a série inglesa “Torchwood” teria a quarta temporada. Primeiro, ela seria produzida como um remake americano em parceria com a Fox. Depois, o canal afastou-se do projeto, colocando em risco sua viabilidade. Mas, para a alegria dos fãs, o canal a cabo Starz o resgatou. Somente então a produção foi de fato oficializada.
Agora, surgem notícias na imprensa americana sobre a nova equipe de roteiristas e de personagens que serão introduzidos na trama. Sob a supervisão de Russell T. Davis, criador da série e principal roteirista das três primeiras temporadas, os novos episódios também contarão com as contribuições dos roteiristas John Shiban, de “Breaking Bad”, “Supernatural” e “Arquivo X”; Doris Egan, de “House”, “True Calling” e “Dark Angel”; Jane Espenson, de “Battlestar Galactica”, “Buffy” e a ainda inédita “Game of Thrones”; e John Fay, de “Torchwood”.
A nova equipe de roteiristas já está reunida para elaborar uma forma de trazer o Capitão Jack Harckness (John Barrowman) e Gwen (Eve Myles) para viver aventuras a nível internacional. E, visto que a grande audiência da terceira temporada foi a principal responsável pela continuação da série, os novos episódios seguirão o mesmo formato, apresentando uma história serializada.
Quem acompanha a série deve lembrar-se que as duas primeiras temporadas foram compostas por episódios fechados, com uma aventura por semana; já a terceira teve uma única história narrada ao longo de cinco episódios, elevando a qualidade de texto e desenvolvimento de personagens de “Torchwood”.
Mas além de novos roteiristas para a equipe, a série também terá novos personagens. Segundo a revista EW, até agora a trama tem três personagens novos. O primeiro, que fará parte do elenco fixo, é Rex Matheson, um agente da CIA, que está na faixa dos vinte e poucos anos. Sem medo de correr riscos, Rex faz o tipo convencido e impetuoso. Os outros dois personagens fazem parte do elenco de apoio: Esther Katusi, outra agente da CIA, que trabalha no setor de análises e está secretamente apaixonada por Rex; e Oswald Jones, o vilão psicótico da trama, que foi condenado por assassinato e pedofilia.
A produção recebeu a encomenda de 10 episódios, que darão continuidade aos fatos ocorridos na última temporada. Portanto não se trata de um remake ou de uma nova versão, como foi anunciado originalmente.
A quarta temporada terá produção da BBC em parceria com o canal Starz; as filmagens terão início em janeiro, com estreia prevista para junho ou julho de 2011.
Adendo (07/08/2010): Hoje o canal Starz divulgou novas informações sobre a quarta temporada da série, a começar pelo título. Agora, a produção será chamada de “Torchwood: The New World”.
Na história, Torchwood foi desativada, tornando-se algo do passado, uma espécie de ‘lenda proibida’. Os agentes da CIA, Rex e Ester, que são incumbidos de caçar alienígenas, buscam a ajuda do Capitão Jack e de Gwen, que ainda está casada com Rhys, com quem tem um filho. Ao longo dos episódios, veremos as duas duplas tentarem conciliar interesses e estilos de trabalhos.
Durante a coletiva de imprensa do canal Starz no TCA, Julie Gardner, produtora executiva da série, afirmou que a história trará uma abordagem de reinício, para que a nova audiência possa acompanhar os episódios. Gardner também revelou que o canal Starz liberou a produção para explorar questões consideradas tabus, como cenas íntimas e de nudez.