As Atrizes (Convidadas) de Jornada nas Estrelas
O sucesso da série clássica tornou seus atores convidados mundialmente conhecidos, tanto que muitos utilizam como referência seus personagens no episódio ‘x’ ou ‘y’. Um ‘ingrediente’ conhecido e popularizado em “Jornada nas Estrelas” foi seu elenco de atrizes convidadas. Produzida em um período no qual as mulheres pregavam nas ruas a igualdade social, elas eram […]

O sucesso da série clássica tornou seus atores convidados mundialmente conhecidos, tanto que muitos utilizam como referência seus personagens no episódio ‘x’ ou ‘y’. Um ‘ingrediente’ conhecido e popularizado em “Jornada nas Estrelas” foi seu elenco de atrizes convidadas. Produzida em um período no qual as mulheres pregavam nas ruas a igualdade social, elas eram vistas na série seguindo profissões importantes, muito embora muitas ainda fossem tratadas como objetos de desejo, especialmente do Capitão James T. Kirk (William Shatner).
Apenas três mulheres figuraram em papéis de destaque: a Tenente Uhura (Nichelle Nichols) que representava a figura clássica da telefonista; Ordenança Janice Rand (Grace Lee Whitney), a da secretária, e Christine Chapel (Majel Barrett) a enfermeira. Mas muitas outras mulheres circularam pela série, a partir do seu elenco de convidadas, exercendo funções variadas.
Vamos ver por onde andam algumas delas:
Celeste Yarnell – A atriz interpretou uma das poucas personagens com a qual o Capitão Kirk não se envolveu. Ela apareceu no episódio “O Fruto Proibido/The Apple”, como a Ordenança Martha Landon, a namorada de Chekov (Walter Koenig).
Celeste iniciou carreira como modelo, estreando na TV em um episódio da sitcom “As Aventuras de Ozzie e Harriet”, de 1962. Pouco depois começou a fazer figuração e pequenos papéis em filmes como “O Professor Aloprado”, “Amor Daquele Jeito/A New Kind of Love” e “Don Juan Era Aprendiz/Under the Yum Yum Tree”.
Em 1964 foi eleita Miss Rheingold, marca de cerveja; esta função a afastou da carreira de atriz por um ano, mas lhe deu uma grande exposição na mídia, incluindo comerciais de TV.
Seu primeiro trabalho após o ‘mandato’ foi o filme “Viva um Pouquinho, Ame um Pouquinho/Live a Little, Love a Little”, ao lado de Elvis Presley. Outros trabalhos vieram, entre eles “The Velvet Vampire”, filme de Roger Corman, o rei das produções Classe B da época; “”Bob, Carol, Ted e Alice”, “Assassino a Preço Fixo/The Mechanic”, entre outros.

Celeste e Don Matheson em Terra de Gigantes
Na TV, Celeste teve participações em “Terra de Gigantes”, “Bonanza”, “Guerra, Sombra e Água Fresca”, “O Rei dos Ladrões”, “James West”, “O Agente da UNCLE”, “O Jogo Perigoso do Amor”, “Columbo”, “Mannix”, “The F.B.I.” e “A Feiticeira”, entre outros.
A atriz afastou-se da carreira por volta de 1974, depois que se divorciou de seu marido, que também era seu agente na época. O casal teve uma filha, Camilla, que passou a ser a prioridade de Celeste, agora mãe solteira. Nesse período, ela trabalhou como agente imobiliária.
Celeste retornaria à carreira de atriz entre as décadas de 1980 e 1990, com participações em telefilmes, filmes e séries, como “A Guerra dos Sexos”, “Sisters” e “Melrose Place”. Seu trabalho mais recente é o filme “The Two Sisters“, de 2007, no qual interpretou a enfermeira Louise Brennan.
Formada em Nutrição, Celeste lançou o livro “Cat Care, Naturally – Celeste Yarnall’s Complete Guide to Holistic Health Care for Cats”, em 1993. Em 1998, recebeu seu PhD nessa área. Em parceria com o veterinário Barry Sears, a atriz lançou sua própria marca de vitaminas e suplementos homeopáticos para cães e gatos: Celestial.
Atualmente com 66 anos, Celeste mantém uma criação de gatos de raça, sua empresa de produtos naturais para animais de estimação, uma clínica de tratamento holístico e suas publicações voltadas a essa área. Mais informações sobre seus trabalhos atuais aqui.
Celeste pode ser encontrada em seu site oficial ou em sua página no Facebook.
Kathryn Hays – Ela ficou conhecida com o nome de Jóia/Gem no episódio “A Concordância/Jóia Rara/The Empath”. Na história, ela era representante de uma raça simbiótica, capaz de curar as pessoas apenas com um toque. Por ser muda, a personagem se comunicava através de gestos e expressões faciais. Seu trabalho nesse episódio lhe rendeu uma indicação ao Emmy.
Gene Roddenberry conheceu a atriz quando ela fez participação em um episódio de “Cidade Nua”, escrito por ele. A partir daí, sempre que podia, ele a escalava para algum trabalho no qual ele estivesse envolvido. O personagem da Jóia foi escrito especialmente para ela.
Kathryn iniciou sua carreira ainda adolescente trabalhando como assistente de uma professora e diretora de teatro. Realizando diversas tarefas de bastidores, Kathryn acumulou experiências relacionadas ao trabalho de palco. Mais tarde, ganhou uma bolsa de estudos do departamento de artes da Northwestern University.

Kathryn e Robert Brown em “E as Noivas Chegaram”. O ator também fez participação especial em “Jornada nas Estrelas”.
Formada, trabalhou como modelo e garota propaganda. Em 1962, começou a aparecer em episódios de séries, iniciando sua carreira como atriz profissional.
Esteve em “Cidade Nua”, “Hawaiian Eye”, “Surfiside 6″, “Dr. Kildare”, “Rota 66″, “Culpado ou Inocente?”, “Bonanza”, “Os Defensores”, “Alfred Hitchcock Apresenta”, “O Homem de Virgínia”, “O Agente da UNCLE”, “O Marcado”, “Chaparral”, “Mannix”, “E as Noivas Chegaram”, “Carro da Morte”, “Marcus Welby” e “Galeria do Terror”, entre outras. Suas participações mais recentes são “Lei & Ordem” e “Law & Order: SVU”.
Divorciada e com uma filha, Kathryn conheceu o ator Glenn Ford em 1965. Os dois se casaram em 1966, mas acabaram se divorciando em 1969. Dizem que Glenn queria que Kathryn deixasse a carreira para ser apenas sua esposa. Os dois ainda trabalhariam juntos em um episódio de “Glenn Ford é a Lei”, de 1972.
Atualmente com 77 anos, Kathryn mantém sua carreira; ela integra o elenco da novela “As the World Turns” desde 1972.
__________
Em uma próxima oportunidade trarei informações sobre o paradeiro de outros convidados. Por hora, segue aqui uma lista com algumas das atrizes que foram vistas em “Jornada nas Estrelas” e que já faleceram:
Charlene Polite – A mineira Vanna do episódio “Os Guardiães das Nuvens/The Cloud Minners” faleceu no dia 21 de junho de 1999, aos 55 anos;
Angelique Pettyjohn – Interpretou a personagem Shahna no episódio “Triskelion/Os Senhores de Triskelion/The Gamesters of Triskelion”. A atriz faleceu no dia 14 de fevereiro de 1992, aos 48 anos, vítima de câncer;
Alyce e Rhae Andrece – As gêmeas que interpretaram a série Alice do episódio “Mudd/Eu Mudd/I, Mudd”. Alyce faleceu em 14 de maio de 2005, aos 68 anos; Rhae morreu em 2 de março de 2009, aos 72 anos.
Joan Marshall – A intérprete da promotora no episódio “Corte Marcial/Court-Martial”, morreu em 28 de junho de 1992, aos 61 anos. Na época ela morava na Jamaica.
Julie Parrish – Ela foi vista na primeira parte do episódio “As Selvagens/A Coleção/The Menagerie”. Julie interpretou a ordenança que cuida do Capitão Pike. A atriz faleceu no dia 1º de outubro de 2003, aos 62 anos, vítima de câncer. Seu último trabalho foi “Barrados no Baile”, na qual interpretou Joan Diamond, esposa de Nat.
Kathie Browne – A alienígena Deela, do episódio “O Piscar de um Olho/Wink of an Eye”, que tenta transformar o Capitão Kirk em seu marido, faleceu no dia 8 de abril de 2003, aos 72 anos. Ela era casada com o ator Darren McGavin, o Kolchak, que morreu em 2006 aos 83 anos.
Phyllis Douglas – Vista em dois episódos: “A Galáxia/O Primeiro Comando/Galileo Seven” e “A Caminho do Eden/The Way to Eden”. A atriz morreu no dia 12 de maio de 2010, aos 73 anos. Por curiosidade, ela foi uma das atrizes que interpretou a filha de Scarlett O’Hara no filme “…E O Vento Levou”. Phyllis foi Bonnie Blue Butler com a idade de dois anos.
Susan Oliver – A intérprete de Vina no episódio “A Jaula/The Cage”, morreu no dia 10 de maio de 1990, aos 58 anos, vítima de câncer.