AMC Anuncia Mudanças em The Walking Dead
O AMC emitiu uma nota oficial esta manhã confirmando a notícia que começou a circular na imprensa americana na noite de terça-feira. Frank Darabont deixou o cargo de produtor responsável (showrunner) da série “The Walking Dead”. A partir da segunda temporada, a produção ficará sob a responsabilidade de Glen Mazzara (The Shield), que tinha sido […]

O AMC emitiu uma nota oficial esta manhã confirmando a notícia que começou a circular na imprensa americana na noite de terça-feira. Frank Darabont deixou o cargo de produtor responsável (showrunner) da série “The Walking Dead”. A partir da segunda temporada, a produção ficará sob a responsabilidade de Glen Mazzara (The Shield), que tinha sido inicialmente contratado para fazer parte da equipe de Darabont. Robert Kirkman, autor da HQ que deu origem à série, continuará a fazer parte da equipe de produção.
Em nota, o canal informa estar satisfeito com o trabalho que Darabont realizou. No entanto, sem apresentar uma justificativa para a troca de showrunners, o AMC informa que a situação de Darabont junto à série ainda não foi definida.
Desde que a notícia foi divulgada originalmente pelo site Deadline, a imprensa vem especulando os motivos que teriam levado Darabont a se afastar da produção de “The Walking Dead”. Tendo participado da Comic Con deste ano, ele não deu a entender ao público presente, ou em entrevistas, que estaria prestes a deixar o comando da série.
É consenso da imprensa de que, sendo um diretor de cinema, Darabont não teria conseguido se adaptar ao ritmo de trabalho da TV. Para se ter uma ideia, um diretor de cinema tem como função ‘traduzir’ em imagens um roteiro, definindo sua linha artística. Toda e qualquer tarefa relacionada com a produção do filme fica a cargo de outra pessoa. Já o produtor de uma série de TV é responsável pelas duas coisas: definir artisticamente o caminho que a série irá tomar, bem como as questões administrativas e burocráticas que giram em torno dela.
O shworunner define a trama que será explorada a cada temporada, supervisionando seu desenvolvimento junto aos roteiristas, muitas vezes reescrevendo os textos, além de acompanhar os detalhes do processo de produção de cada episódio. Paralelamente, é responsável por selecionar profissionais que compartilham da mesma visão para que possam trabalhar com ele; supervisionar negociações relacionadas ao produto; selecionar atores; garantir que a produção fique dentro o orçamento previsto; servir de ponte entre a produção e canais/distribuidoras, entre outras tarefas diárias.
É claro que os showrunners contam com uma equipe de produtores associados que cuidam de vários departamentos, mas nada é feito sem que tenha sua aprovação.
Levando-se em consideração que a primeira temporada da série teve apenas seis episódios e a segunda terá 13, Darabont teria o dobro do trabalho que teve até agora. Outra questão que deve ser levada em consideração é o fato de que em recente entrevista para o Hollywood Reporter, Darabont revelou que o canal AMC tinha planos para realizar cortes gerais de orçamentos. Na época, o produtor disse temer ser forçado a reduzir gastos, o que poderia prejudicar o desenvolvimento criativo da série.
Apesar da mudança de comando, a série “The Walking Dead” mantém inalterada sua data de estreia da segunda temporada, prevista para o dia 16 de outubro, nos EUA. Já o canal Fox International anunciou que os novos episódios estarão disponíveis para estreia em diversos países a partir do dia 17 de outubro. Ainda não há informações sobre a data de estreia no Brasil.